sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Cenas de cinema: Gente - parte 1

Nasce o herói de uma geração
2009 mostrou que é mesmo na Austrália que estão escondidos os astros mais carismáticos do cinema atual. Recentemente Russel Crowe e Hugh Jackman saíram da ilha da Oceania para dominar o mundo. Jackman, por sinal, brilhou intensamente em 2009 nos Oscars e como Wolverine. Contudo, o ano revelou um novo, belo e carismático “australian Nice and quiet kinda guy”. Sam Worthington apareceu primeiro roubando a cena de Christian Bale em O exterminador do futuro 4: a salvação e agora no épico scifi de James Cameron Avatar.Cameron, aliás, já reclama para si o titulo de descobridor de Worthington, que como todos já podem notar, vai longe. Em 2010, ele encabeça o elenco da esperada aventura Fúria de titãs que a Warner Brothers lança no verão americano.

Sam Worthington em momento descontração e como Perseus, o protagonista de Fúria de Titãs, que estréia em 2010

Para quem tinha dúvidas do meu outro eu
E Brad Pitt continua a desafiar os rótulos que costumam lhe atribuir por aí. Depois de um 2008 abençoado, em que apareceu no bem sacado Queime depois de ler e no acadêmico O curioso caso de Benjamin Button, o ator mostrou em 2009 que é antes de ser um cara bonito, um ator de extremo talento e um produtor cuidadoso. Reuniu-se com Quentin Tarantino para fazer um dos melhores filmes do ano, de quebra compôs um dos personagens mais engraçados e icônicos da temporada, o tenente Aldo Raine; não obstante como produtor lançou os delicados filmes A vida intima de Pippa Lee e Te amarei para sempre.

Pitt como Aldo Raine: Ahá, não contavam com minha astúcia!

E quando não é o ano dela?
Todo mundo concordou no inicio de 2009 que esse era o ano de Kate Winslet. A atriz que ganhou absolutamente todos os prêmios da temporada, inclusive dois globos de ouro em categoria de cinema (feito inédito), esteve linda por onde quer que tenha passado. Sempre muito simpática, a atriz mostrou em O leitor e Foi apenas um sonho que seu talento não conhece limites. Justamente por isso, há de se indagar: quando ela não está por cima da carne seca?

Um 2009 inesquecível: Kate Winslet e seu par de globos de ouro. Ainda viria o Oscar...

Reconhecimento já!
Mickey Rourke entrou em 2009 no estado de mais absoluta fascinação. Exaltado por colegas e críticos por seu desempenho, e volta por cima, em O lutador, o ator fez questão de se impor. Dificultou para a produção de Homem de ferro que o queria como o vilão chicote negro para o segundo filme. O acordo saiu. Rourke integra o elenco de um dos principais lançamentos de 2010, mas o Oscar ficou pelo caminho.

Jogando para os dois times
Que Ron Howard é um bom diretor, produtor tenaz e figura querida em Hollywood todo mundo sabe. Mas 2009 deixou bem claro o esforço dele para agradar a gregos e troianos. Frost/Nixon, que teve 5 indicações ao Oscar, é um filme pequeno, de teor rebuscado e que se direciona a uma platéia intelectualizada demais, não à toa saiu sem Oscar. Anjos & Demônios, continuação do sucesso O código DaVinci, é deleite para as massas. Roward foi bem sucedido em ambas as frentes. Super-homem é isso aí.

Eles passaram o ano juntos, mas não juntos.Entendeu?
As estrelas de Crepúsculo, Robert Pattinson e Kristen Stewart foram, durante todo o curso de 2009, vitimas das fofocas mais atrozes. Todos queriam saber se os pombinhos estavam ou não estavam, afinal, tendo um romance. Cabeça de político petista muda menos do que o estado das coisas entre Pattinson e Kristen. Pelo menos para quem os acompanha via celebrity press gossip. Na dúvida, fiquemos com o popular: onde há fumaça...


As mulheres que desapareceram...
Julia Roberts, Megan Fox e Diablo Cody, essas duas últimas por um mesmo filme, eram presenças esperadas para esse 2009. Julia ganhou seus tradicionais U$ 20 milhões para rodar Duplicidade e, embora o filme seja muito bom e Julia tenha recebido um indicação ao Globo de ouro, o filme não rendeu nem isso no mercado americano. Prova de que a atriz já não atrai público como outrora. No caso de Cody e Fox, a coisa foi ainda pior. Garota infernal foi decepção de público e critica, que deve ter doído muito para a vencedora do Oscar de roteiro por Juno e para a “sou mais linda do que você” Megan Fox.

Em sentido horário, Megan Fox, Julia e Diablo Cody: Meninas (nem tão) super poderosas...

...e a mulher que continua aparecendo
Para contrariar aquela máxima de que mulheres com mais de 30 não conseguem um bom trabalho em Hollywood, Meryl Streep não quebra só recorde após recorde no Oscar não. A atriz de 60 anos enfileira sucessos de bilheteira. Esse ano somou mais um. Julie & Julia foi uma das sensações do verão e ela estrela ainda o promissor Simplesmente complicado que estréia nos EUA nesse natal.


Meryl Streep em três grandes momentos de 2009: Como uma freira conservadora em Dúvida, como uma chef de cozinha em Julie & Julia e ao lado de Alec Baldwin no cartaz de Simplesmente complicado


Projeto de 2009: recuperar o status de astro em 2010
Tom Cruise veio ao Brasil para divulgar Operação Valquíria e para mostrar aquele outrora indefectível carisma. 2009 foi ano de muito trabalho. Além de tentar escolar sua filhinha Suri, recentemente eleita a criança mais fashion do mundo (pois é, tem dessas coisas), na doutrina da cientologia –contra a vontade de Mamãe Katie, Cruise gravou duas comédias. Uma ao lado de Cameron Diaz e outra de Ben Stiller. Em 2010 ele quer fazer o americano rir.

Cruise e sua filha em momento ternura: Sorri para ajudar a carreira do papai...

2 comentários:

  1. Sam Worthington está muito bem em Avatar! Assisti o filme essa semana, e ele é realmente um ótimo ator! Garanto como 2010 vai ser o ano dele!

    Kate Winslet merece sim todos os aplausos, pois ela é incrível! Brilhante atriz! Assim como Meryl Streep!

    E uma pena que Julia Roberts e Tom Cruise não estejam mais fazendo tanto sucesso! Considero-os realmente talentosos (o que seria de Doze Homens e mais um Segredo sem Julia Roberts??)!

    Reinaldo, vou colocar o Claquete na minha lista de blogs amigos, OK? Eu to sempre lendo o que tu escreve!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Eri. Vou lá te prestigiar no teu blog tb. Fico feliz que esteja gostando aqui do Claquete. Fico muito feliz mesmo.
    Tb adoro Julia Roberts e Tom Cruise. E concordo que Julia é essencial para doze homens e outro segredo. Afinal, ela faz parte da melhor piada do filme. Abs meu brother!

    ResponderExcluir