sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

OSCAR WATCH - Um primeiro olhar sobre a lista do Globo de Ouro

Essa semana, a HFPA (Hollywood Foreign Press Association), organização responsável pela distribuição dos prêmios globo de ouro, divulgou os competidores da edição de 2010. A lista acabou por abraçar certa previsibilidade e por honrar certas tradições da associação de prestigiar grandes nomes da música (nas categorias de canção original e trilha sonora) e novos programas de TV (só esse ano Glee, Modern family, Cougar Town, The good wife e Hung, para citar alguns).
De uma maneira geral a lista de tv foi mais satisfatória do que a de cinema. A inclusão de Avatar, entre os melhores filmes dramáticos, e de Julie & Julia, entre as comédias, reforçam o apego da associação a industria. Filmes menores, e alvos de criticas mais elogiosas, como Invictus, na categoria dramática, e Um homem sério, na de comédia, ficaram de fora da disputa principal. Importante ressaltar que há bons filmes de apelo comercial e que isso deve ser reconhecido, algo que a HFPA faz com muito mais freqüência do que a academia, mas esse não era o caso desses dois filmes.
George Clooney em cena de Amor sem escalas: Favorito por força do hábito

Competem com Avatar pelo prêmio de melhor filme em drama, Bastardos inglórios, um filme que à época de seu lançamento parecia distante das premiações, Guerra ao terror, um filme que não conseguiu distribuidor, Amor sem escalas, o novo filme do hypado Jason Reitman e Preciosa, o darling independente do ano. O prêmio deve ir mesmo para o filme dirigido por Reitman e estrelado por George Clooney, por se ajustar mais aos parâmetros da premiação e pela consistência das indicações. Mesmo que o filme não ganhe outros prêmios deve levar o principal. Há um precedente recente na história da premiação, Babel em 2007, de suas 7 indicações só ganhou uma, justamente a de melhor filme dramático. Desejo e reparação, no ano seguinte, teve performance semelhante, de suas 8 indicações converteu em vitória apenas duas, trilha sonora e filme dramático.
A indicação para Avatar tem mais caráter de lobby e promoção para o filme (que ainda não havia estreado na ocasião) e que ainda é presença incerta entre as indicações nobres do Oscar (de valor estratégico para viabilizar a visão de James Cameron) do que pelo valor do filme propriamente dito. Justamente por isso, a exclusão de filmes como Invictus, Um homem sério e até mesmo Distrito 9 da disputa principal não devem ser tidas como fatais.
James Cameron dirigindo Sam Warthington: Ele é a grande incógnita da noite

A lista dos diretores está equilibradíssima e reflete a contundência desse ano de 2009. Tarantino ganha destaque por sua obra prima, Bastardos inglórios, mas não deve triunfar. Jason Reitman pode ser a estrela da noite, mas existe a premência de valorizar o feminino e a contribuição cada vez mais flagrante das mulheres em diversas alçadas no cinema. Premiar uma diretora, Kathryn Bigelow, por um filme cujas reminiscências são mais afeitas a diretores homens, Guerra ao terror, seria a cereja do bolo e de quebra colocaria a HFPA na vanguarda, já que a academia, mesmo que premie Bigelow em março, nunca concedeu um Oscar de direção a uma mulher. Outro filme de forte apelo feminino aparece bem; Simplesmente complicado de Nancy Meyers tem indicações de melhor filme comédia/musical, melhor atriz para Meryl Streep (expoente feminino no cinema, que concorre por dois trabalhos diferentes) e roteiro. Sendo que por este último roubou a vaga de candidatos mais portentosos como Preciosa, Invictus e Um homem sério.
As indicações de Clint Eastwood e do ex-marido de Bigelow, James Cameron, são protocolares. Embora possa haver a inclinação de premiar Cameron pelo seu esforço e méritos, afinal eles são muitos, com Avatar. Na categoria de comédia musical, as chances se dividem entre Nine (o favorito) e Simplesmente complicado. O elogiado 500 dias com ela corre por fora. Importante observar que musicais tradicionalmente tem preferência nessa categoria. Até mesmo o insosso Dreamgirls prevaleceu aqui. Mas os elogiados filmes já citados e a sensação da temporada Se beber não case podem ser alternativas para ventilar os rumos da premiação.

A diretora Kathryn Bigelow e Meryl Streep em cena de Simplesmente complicado: Ano das mulheres?

Aguardem comentários sobre as atuações

2 comentários:

  1. Estou torcendo por Bastardos Inglórios que pra mim é sem dúvidas o melhor filme do ano. Abraço Reinaldo :D

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto, para mim, Bastardos inglórios tb é o melhor filme. Abração para ti tb.

    ResponderExcluir