terça-feira, 22 de dezembro de 2009

OSCAR WATCH - Break 2

Passada a semana das indicações do Globo de ouro, do sindicato dos atores e de mais algumas divulgações de listas por parte da critica especializada, está na hora de fazer um balanço de como ficou a disputa pelo ouro, ou melhor, pelo Oscar.

Entre os filmes:

Em alta:
Amor sem escalas – As análises preliminares permitem qualificar o filme como o favorito da temporada. Aliás, o jornal Los Angeles Times foi categórico ao dizer que a nova fita de Jason Reitman é o filme a ser batido nessa temporada de premiações. Um elenco festejado, um roteiro poderoso e um diretor queridinho parecem ser a combinação ideal e que, frequentemente, resulta em Oscar.

Quando isso ocorreu: Em 2004 com Menina de Ouro; em 2005 com Crash; em 1996 com O paciente inglês e em 1991 com O silêncio dos inocentes.
Quando isso era esperado e não ocorreu: Em 2008 com O curioso caso de Benjamin Button; em 2007 com Sangue Negro; em 2005 com O segredo de Brokeback mountain e em 2001 com Assassinato em Gosford Park.

Guerra ao terror - A fita é daqueles filmes independentes que quase não conseguem chegar aos cinemas e que, mesmo sem ter grandes e vistosas qualidades, ganham a critica, mais por alguma lógica cotista do que por mérito. Esse ano, a fita de Kathryn Bigelow,que estava prevista para o ano passado e que não conseguiu um distribuidor – no mercado internacional foi lançada direto em DVD, acumula o maior número de vitórias em lista de críticos até agora. No entanto, sua força ainda não foi testada em nenhuma premiação major.

Quando isso ocorreu: Em 2008 com Quem quer ser um milionário
Quando isso era esperado e não ocorreu: Em 2003 com Encontros e desencontros; em 2006 com Pequena miss sunshine; em 2007 com Juno e em 1996 com Segredos e mentiras.

Preciosa – A mesma bateria que alimenta Guerra ao terror emana energia para Preciosa. O filme segue timtim por timtim o rastro de outro sucesso independente que chegou vitaminado ao Oscar e saiu-se muito bem; Pequena miss sunshine.Assim como no filme da Kombi amerela, Preciosa acompanha personagens disfuncionais e teve sua carreira iniciada em Sundance. De lá para cá, só colhe bons frutos.
Quando isso ocorreu: Em 2008 com Quem quer ser um milionário
Quando isso era esperado e não ocorreu: Em 2003 com Encontros e desencontros; em 2006 com Pequena miss sunshine; em 2007 com Juno e em 1996 com Segredos e mentiras.

Em baixa:
Nine
O musical era tido, antes da temporada de premiações começar, como o filme da temporada. Agora, em plenos trabalhos, Nine parece perder forças e admiradores. O filme distanciou-se do boca a boca e apesar de boas contemplações nas listas do globo de ouro e do critic´s choice paira aquele cheiro de fruta passada.

Invictus
O filme de Clint Eastwood foi tido desde sempre como um dos favoritos desse ano. Razões para o favoritismo não faltam. A começar pelo próprio diretor. Também ajuda o fato de ser sobre Nelson Mandela, um dos heróis do século XX, ser adaptado de uma prestigiosa obra e ter nomes como Morgan Freeman e Matt Damon no elenco. Mas tudo isso, por incrível que pareça, também pode ser prejudicial. Afinal de contas, o clássico (e o cinema de Eastwood é clássico) às vezes é sobrepujado pelo moderno (Bastardos inglórios e Amor sem escalas).

Um homem sério
Os irmãos Coen são americanos por alguma imprecisão geográfica ou por causa de uma cegonha bêbada. Prova disso, é que foram reconhecidos no Oscar mais europeu dos últimos anos. Depois da consagração com Onde os fracos não tem vez, eles fizeram o excelente Queime depois de ler e não chegaram ao Oscar. O elogiado Um homem sério corre os mesmos riscos.

Depende do valor das commoditties em fevereiro:
Bastardos inglórios
Quentin Tarantino já disse em quase toda a premiação que já participou que o Oscar não é importante para ele, nem sinônimo de reconhecimento de excelência. Esse desdém não é lido exatamente da forma que objetiva Tarantino. Bastardos inglórios, sem dúvidas o melhor filme do diretor, é um dos filmes mais festejados da temporada. Resta saber se a academia está disposta a perdoar Tarantino por andar falando bobagens.

Avatar
O filme de James Cameron é um acontecimento. E todos os acontecimentos chegam com pompa ao Oscar. Mas não necessariamente na disputa pelos principais prêmios. Se o primeiro Star wars foi indicado aos Oscars de filme e roteiro, Matrix ficou nas categorias técnicas.Contudo, em um Oscar com 10 indicados, fica difícil não computar Avatar.

Educação
Um filme de pedigree europeu e que se assenta fundamentalmente no poder de persuasão de seu elenco. Tal qual Dúvida no ano passado. Seu poder de fogo vai depender diretamente de sua campanha no SAG e nos prêmios preliminares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário