terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Especial O lobo de Wall Street - O melhor ator americano em que você não está prestando atenção

O mundo tomou um choque quando Jonah Hill, até então conhecido como “o gordinho de Superbad”, foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante em 2012 por seu desempenho em O homem que mudou o jogo. Para este feito, Hill teve de driblar, apenas com a força de seu desempenho, o preconceito tanto do público como dos insiders da indústria que não viam naquele moleque com jeito para a comédia, potencial para abrilhantar um drama com pegada mais racional como o filme estrelado por Brad Pitt.
Mas Jonah Hill é um baita ator e sua participação em O homem que mudou o jogo acionou o radar de alguns dos cineastas mais tarimbados do cinema americano atual. Foi na cerimônia do Oscar de 2012, em que concorria pela direção de A invenção de Hugo Cabret, que Martin Scorsese convidou o ator para fazer O lobo de Wall Street, seu próximo projeto com Leonardo DiCaprio. Sem se dar conta, Hill se veria no eixo central de uma disputa informal por seu passe entre Scorsese e Quentin Tarantino, que já o havia convidado para Django livre (2012). Acontece que a participação de Hill neste segundo filme teve que ser reduzida em virtude dos constantes atrasos no cronograma de filmagens.
“Eu gostaria de agradecer principalmente a Jonah, que é um gênio da interpretação”, disse Leonardo DiCaprio na sala de imprensa do Bevely Hilton Hotel pouco depois de ter ganho o Globo de Ouro de melhor ator em comédia e musical por O lobo de Wall Street.
Hill ainda ganha pontos por saber rir de si mesmo como poucos atores em franca ascensão sabem. É o fim espanta a sisudez com humor negro e cinismo que ganham relevo se comparados a sua insana, histriônica e totalmente devoradora atuação em O lobo de Wall Street. Hill consegue a proeza de eclipsar DiCaprio em seu auge em alguns momentos. E ele não é bonito e nem tem um personagem tão cativante como o do colega de cena.
Entre os próximos projetos do ator estão algumas animações, um drama e a continuação de Anjos da lei. Seu talento, no entanto, principalmente depois deste filme, jamais submergirá novamente. Há um novo lobo na meca do cinema e, ao que tudo indica, ele está faminto.

Jonah Hill, voraz em cena de O lobo de Wall Street: com apetite de ator graúdo...

Update: Jonah Hill chocou o mundo novamente na última quinta-feira ao ser indicado novamente ao Oscar, dessa vez por sua atuação em O lobo de Wall Street. Houve quem se indignasse na internet. Um tuíte cravou: "Jonah Hill tem mais indicações ao Oscar do que Gary Oldman. Viva com isso". Tuiteiros precisam prestar mais atenção em Hill.

2 comentários:

  1. Jonah Hill realmente é um dos nomes que mais crescem em Hollywood. Gosto mto do desempenho dele em Moneyball e nos filmes que vc citou. Ainda não vi O Lobo de Wall Street, e confesso ter ficado surpreso com a indicação dele. Grande abs.

    Obs: Coloquei seu blog entre os favoritos do meu. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. ThiCarvalho: Jonah Hill apenas precisa de bons papeis. Ele os devora.
    abs

    ResponderExcluir