sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Oscar Watch 2014 - O verdadeiro lobo de Hollywood


É difícil pensar em um cineasta mais adequado para contar a história de um homem amoral, fraudulento e cheio de vícios do que o ítalo-americano Martin Scorsese, 71 anos. O lobo de Wall Street, no entanto, não foi uma escolha pessoal de Marty. Leonardo DiCaprio, produtor do longa, pensou imediatamente no diretor com quem firmou parceria no começo dos anos 2000 para dirigir essa história de ganância, loucura e perdição com Wall Street como contexto e os anos 90 como pano de fundo.
Leonardo DiCaprio somou dois mais dois. Não há cineasta hoje capaz de oxigenar tramas obtusas com personagens tão complexos e contestáveis como Scorsese. E sem emitir julgamentos morais perniciosos à condução da narrativa. Além da cultura cinematográfica ostensiva, Scorsese domina a técnica de se fazer cinema como poucos. O traquejo visual, o impacto da trilha sonora e a narrativa bem urdida são características que o habilitam como mestre da arte cinematográfica.
Com sete indicações ao Oscar como diretor e mais uma a caminho, a vitória solitária pela direção de Os infiltrados não sintetiza a importância de Scorsese para o cinema, americano em particular, tampouco sua qualidade.
Scorsese é daquelas figuras que projetam sombra em qualquer corrida pelo Oscar. Talvez apenas Spielberg consiga efeito semelhante no cinema de hoje. Mesmo quando não é indicado, e desde 2002 isso é cada vez mais raro, Scorsese torna a corrida pelo Oscar muito mais excitante e emocionante.
Encabeçando novamente a lista de apostas na temporada, Marty torna a atual corrida, com nomes como Steve McQueen, Alfonso Cuarón, David O. Russell e Alexander Payne, muito mais provocadora e gabaritada.
É o peso da história do cinema a serviço de uma Hollywood que adora auto venerar-se, mas que por muito tempo esqueceu-se do mais pródigo se seus filhos.

Scorsese orienta DiCaprio no set de O lobo de Wall Street, quinta colaboração entre eles e a quarta que pode levá-los ao Oscar


Na sequência, a aguardada vitória de Scorsese no Oscar

Nenhum comentário:

Postar um comentário