terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Especial O lobo de Wall Street - O Inferno das boas e más intenções, a ira provocada por O lobo de Wall Street


O lobo de Wall Street figura na lista de melhores filmes do ano de muitos críticos renomados e proeminentes na indústria do cinema, mas, ao que parece, também vem desagradando muita gente. Primeiro foi o Peta (Associação para tratamento ético dos animais) que protestou pela cena em que um chimpanzé é ridicularizado no filme. O animal pertenceria a uma família com grave histórico de abuso de animais.
Depois veio a grita de pessoas afetadas pelas fraudes de Jordan Belfort, o corretor fraudulento interpretado por Leonardo DiCaprio. Em carta aberta publicada na revista Los Angeles Weekly, Christina McDowell criticou Scorsese e DiCaprio por glamorizar a psicopatia em O lobo de Wall Street. Na avaliação da filha do ex-sócio de Belfort e diretamente prejudicado por seus esquemas, Scorsese e DiCaprio louvam uma vida de excessos e obsessões. DiCaprio, em entrevista aos semanários Hollywood Reporter e Variety, fez questão de demover essa percepção. “Eu espero que as pessoas entendam que não estamos rindo junto com Belfort e seus pares, estamos rindo deles. Não toleramos aquele tipo de comportamento. Estamos acusando-o”. DiCaprio disse-se ainda fascinado pela sinceridade de Belfort. “É raro quando alguém não tem medo de dizer o quanto obscuro foi... Eu fiquei obcecado por interpretar um personagem que me fez compreender a mentalidade de sedução e ganância de Wall Street”. Belfort, na esteira do sucesso e buzz do filme, está envolvido em dois realities shows e segue dando palestras motivacionais pelas quais cobra fortunas. Ele cumpriu quatro anos de prisão por fraudes financeiras.   
Ao Hollywood Reporter, o ator disse que o filme tem significado especial para ele. “É um projeto difícil de vender, mas o qual me engajei desde o início”. Foi Leonardo DiCaprio quem convenceu Martin Scorsese a dirigir o filme e a adiar projetos aos quais o diretor já estava vinculado, como a cinebiografia de Frank Sinatra, por exemplo.

“O Diabo vem com um sorriso”
Inesperados protestos acompanharam a exibição de O lobo de Wall Street para membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em Los Angeles. Uma atriz, votante no Oscar, chegou a postar em uma rede social descalabros sobre o filme. “A mesma coisa durante três horas. Sexo, corrupção, sexo e palavrões”. Um roteirista disse, em alto e bom som, quando Scorsese e DiCaprio chegavam para responder questões da audiência local que eles deveriam se envergonhar.Mas o filme precede esse tipo de reação?
Para Scorsese, tal como seus filmes de gângsteres, ele aborda as deturpações do sonho americano, do lifestyle da América. “Algumas estruturas sociais facilitam o ingresso no crime, seja ele violento ou do colarinho branco, e outras não”, observa Scorsese. “O Diabo vem com um sorriso”.
As polêmicas em torno do filme valeram uma boa estreia nas bilheterias na concorrida época do Natal, em que filmes mais escapistas costumam dominar.

Scorsese e DiCaprio em momento de bastidor de O lobo de Wall Street: artistas inesperadamente contra a parede e na incumbência de justificar uma obra vocacionalmente artística 

O mundo de Wall Street vem gerando boa safra de filmes nos últimos anos. Desde Margin Call – o dia antes do fim (2011) até A negociação (2012), mas agora pelas mãos de um diretor de grife como Scorsese vive seu ápice criativo. É natural que haja mais polarização.  Nas palavras da jornalista e crítica de cinema Ana Maria Bahiana “é Scorsese em seu habitat natural: sociedades fechadas de pessoas absolutamente sem bússola moral, em queda livre e gargalhando até o fundo do poço". 

4 comentários:

  1. Que saudade de ler o blog Reinaldo!
    Amo Scorsese e acho que se não é o único diretor, é um dos poucos, que consegue passar para a tela essa coisa caótica da decadência e das "deturpações do sonho americano, do lifestyle da América".

    Ótimo 2014!

    ResponderExcluir
  2. Só vendo o filme para entender melhor a polêmica, mas acho que vai pelo que Scorsese comparou aos filmes de gângsteres. Afinal, neles, o foco também é o bandido.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Realmente, se tornou imperativo assistir o filme, que vem causando todo esse burburinho... Mas o curioso é que essa crise 2008 tem criado muito mais reflexão cinematográfica que todas as anteriores - ainda que, ao que me parece, este filme foco em um episódio anterior, ainda faz parte da leva. Bem, Scorsese raramente decepciona, então estou super a fim de ver o filme.

    ResponderExcluir
  4. Patricia Ströher: E que saudade de tê-la por aqui. Pois é, "O lobo de Wall Street" é ESPETACULAR. Scorsese em sua absoluta melhor forma. Vc vai curtir!
    Bjs

    Amanda: Scorsese está certíssimo. Vai por mim. Isso é polêmica de quem quer se promover às custas do filme. É polêmica de polemistas ignorantes.
    Bjs

    Aline: Faz muito parte dessa leva. Foi em 2008 que DiCaprio tomou conhecimento da história de Belfort e, desde então, ficou obssessivo por contá-la no cinema.
    Bjs

    ResponderExcluir