terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Os 10 melhores filmes lançados no Brasil em 2009

Para colocar um ponto final na nossa retrospectiva 2009 aqui em Claquete, a lista mais desejada por todos, e a mais importante também. O top 10 do ano. Os 10 melhores filmes lançados em 2009 nos cinemas, ou diretamente em DVD, como foi o caso de alguns filmes muito falados por aí. Sem mais delongas, vamos ao top 10:


10- Amantes, de James Gray (EUA 2009)
James Gray dá um tempo nos filmes policiais para falar sobre as agruras de se viver em busca do amor. Em Amantes, o mais tenro dos sentimentos pode ser libertador ou paralisante. Um fenômeno tão imprevisível quanto querer adivinhar o tempo. As vezes acerta-se, as vezes não.


9- Arrasta-me para o inferno, de Sam Raimi (EUA 2009)
Sim, um terror finalmente aparece na lista dos 10 melhores filmes do ano. E com todos os méritos, diga-se. Raimi realiza um filme, cuja única razão de ser é proporcionar entretenimento de primeira qualidade e, lembremos, essa é uma das razões de ser do cinema. Aliando terror e comédia, em uma combinação tão perigosa quanto bem sucedida, Raimi faz um filme que diverte e cola na cadeira.


8- Foi apenas um sonho, de Sam Mendes (EUA 2008)
A obsessão de Sam Mendes com a classe média americana rende bons frutos ao cinema. Seus dois melhores filmes ocupam-se de clarear as sombras sobre as vidas suburbanas. Foi apenas um sonho retoma o ambiente, e as celeumas, de Beleza americana. Mas com menos sarcasmo e mais drama. A visão pessimista de Mendes se exacerba na figura do personagem vivido por Michael Shannon. Um demolidor de hipocrisias, tido como doente mental.


7- Duplicidade, de Tony Gilroy (EUA 2009)
Filmes de espionagem rendem bons dramas ou movimentadas fitas de ação. Tony Gilroy conseguiu converter esse desgastado subgênero cinematográfico em um filme que mescla romance, suspense e comédia. Com diálogos inteligentes, situações mirabolantes e um roteiro tão bom quanto os atores que dão vida a ele, Duplicidade é um achado. Um filme delicioso de se assistir e que desafia convenções de gênero.


6- O leitor, de Stephen Daldry (EUA/ING 2008)
Poucas vezes o cinema trabalhou o sentimento de culpa de forma tão elaborada no contexto universal (a culpa alemã em detrimento do holocausto) e no foro íntimo (um homem que se martiriza por amar uma pessoa que depois ele descobre de moral desviada). Um filme poderoso e extremamente mimético das circunstâncias da vida.


5- Abraços partidos, de Pedro Almodóvar (ESP 2009)
Declarações de amor são emblemáticas por ofício. Assim o é Abraços partidos. Uma declaração de amor eloquente de Almodóvar ao cinema e a sua musa, Penelope Cruz. Ao gosto do cineasta e de seus fãs. Drama, comédia, auto referências e exercícios metalinguísticos variados. Um legítimo Almodóvar. E como legítimo Almodóvar, está entre os melhores do ano.


4- Dúvida, de John Patrick Shanley (EUA 2008)
Um filme que é uma peça de teatro. O que não é demérito nenhum. Afinal, o texto, e as interpretações, fluem as mil maravilhas. O poderoso texto de Shanley convida a platéia a relativizar o outro e as próprias certezas. Em um exercício de persuasão, fé e intuição tão requintado quanto improvável.


3- O curioso caso de Benjamin Button, de David Fincher (EUA 2008)
O filme de David Fincher é a mais perfeita tradução da angústia humana. A passagem do tempo, e todas as suas idiossincrasias, são como areia ao vento. Impossível dominar. David Fincher e sua fábula do homem que nasce velho e rejuvenesce ajudaram a ver a beleza do impossível. E torná-la possível à nossos olhos.


2- Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino (EUA/FRA 2009)
Tarantino remonta a história da segunda guerra mundial com ironia, inteligência, sagacidade, violência e um desfecho mais satisfatório do que o que de fato se deu. Isso tudo em um caldeirão metalinguístico que desconhece fronteiras e limites. Em última estância, Bastardos inglórios é uma homenagem ao cinema de um apaixonado por essa arte que procura alternativas de expressar esse amor.


1- Gran Torino, de Clint Eastwood (EUA 2008)
Clint Eastwood revisita, tal qual fizera com o western em Os imperdoáveis, o subgênero que ele ajudou a fundar, o do exército de um homem só. Mas Gran Torino não é só a palavra final desse autor americano sobre seu legado no cinema, é também uma poderosa inflexão sobre como as coisas mudaram na América e como preconceitos, de todos os tipos e intensidade, são tolos. Um filme que antes de mais nada, rompe com uma visão de mundo que cede a violência como razão.




E os 10 filmes que quase chegaram lá (por ordem alfabética):

Avatar
À deriva
A troca
Distrito 9
Frost/Nixon
Guerra ao terror
Intrigas de estado
O lutador
Se beber não case
Up -altas aventuras


E para não dizer que não falei de flores, a trinca dos infernos:
Por amor (Personal Effects)
Bruno (Bruno)
Atividade paranormal (Paranormal activity).

15 comentários:

  1. Eu só não vi dois filmes da sua lista. Dá para ver que suas escolhas são bem pessoais mesmo. Eu só não consigo concordar mesmo com sua escolha de "Gran Torino" como melhor filme do ano! Não gosto desse longa.

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro que tivemos há algum tempo atrás uma discussão sobre Gran Torino. Na ocasião da sua critica sobre O visitante. Bem, para mim Gran Torino foi o melhor filme do ano. Acho a fita um primor de realização em vários aspectos. Como ainda não postei a critica do filme aqui, (ainda não tinha o blog quando vi o filme e fiz a critica), vou postá-la em breve. Mas fiquei curioso para saber pq vc não gostou desse longa.
    Bjs Ka

    ResponderExcluir
  3. Eita coisa boa! Bastardos Inglórios entra fácil nas listas dos meus amigos blogueiros e como até agora, na minha humilde opinião, é o melhor filme do ano, fico muito feliz por isso. BI é brilhante.
    Abraço Reinaldo e um feliz 2010!

    ResponderExcluir
  4. Oi meu jovem!

    E ai, como foi seu natal? O meu foi super gostosinho ao lado de minha pequena família. Aproveitei estes dias para descansar e curtir meu filhote. Ñão sei se vc é papai, mas acredite filhos é uma das melhores coisas que podem acontecer nas nossas vidas e eu sou uma mãe super coruja.

    Ai, mas vamos falar de cinema, senão começa a divagar e filosofar sobre tal tema...rsrs

    1) Seu texto, falando sobre o filme de Pippa Lee "a busca pela mulher interior" tá excelente. Vc fala de uma grande verdade Reinaldo. Tenho visto em meu cotidiano, muitas amigas passando pelos mesmos questionamentos de tal personagem. Todas elas ja passaram dos 30. Realmente quando chegamos a essa fase de nossas vidas, começamos a pensar sobre o que vivemos, curtimos, deixamos para trás. Enfim, sobre a vida já vivida e a vida que ainda temos pela frente. Acredite a casa do 30 é um divisor de águas em nossas vidas. Não somos velhos, porém, não somos tão novos como antes.
    Seu texto está muito coerente com a realidade.
    Ah e vc citou um dos pouquissimos filmes de Woody Allen que gosto "a rosa púrpura do Cairo" é lindo e maravilhoso. E me identifico um pouco com a personagem. E quanto aos filmes que vc citou, vi todos e eles falam da mulher da mesma forma.

    ResponderExcluir
  5. 2) Gostei de sua retrospectiva 2009. Boa.
    - Bacana saber que estão refilmando "Fúria de Titãs" um clássico que passou infinitas vezes na sessão da tarde.
    - Ponto para Brad Pitt, mais um bom ano para este ótimo ator e "belíssimo ser humano", pelo menos por fora é perfeitinho.
    - Kate W ótima atriz e uma pessoa bem simples. Recentemente assisti a uma biografia de sua vida e gostei de ver como ela é uma mulher simples, comum e gosta de suas digamos curvas a mais, sem querer sem um esqueleto. Ponto para ela.
    - Ah, o povo tem que deixar de se querer saber se ta namorando ou não. Deixem os dois jovens Robert P e Kristen S de "Crespúsculo" curtirem a vida. Eles são jovens e tem mais é que aproveitar mesmo.
    - Bem feito para Megan Fox (tomara que baixe o ego) e quanto a Julia R, sinceramente nunca a achei boa atriz nem tão bonita assim. Eñtão, não vejo o porque de tanto tititi em volta dela.
    - Ah meu querido Meryl Streep é Meryl Streep, sem comentários. Perfeita.
    - Tom Cruise ta caidinho mesmo.

    3) Os 10 maiores tititis...rsrs. Ri um pouquinho de alguns.
    10- Então Judie Law é pai e não quis assumir. Bem, não posso crítica-lo e nem defendê-lo, sei bem o que isso e cada um tem seus motivos para não querer assumir um filho. Se tem uma coisa que aprendi Reinaldo é que amor não se cobra ou se ama ou não se ama. Já a tal modelo que não deve expor a criança desta maneira. Ai ela ta errada em fazer toda essa propaganda. Em relação a isso eu sou contra.
    5 - já tinha lido sobre isso da Megan Fox.
    4 - Caraca! Meu Deus! é essa conclusão mesmo. Afinal, quem gosta de baixaria expõe sua vida e nada melhor do que uma música para vc expor o pior do outro né. Quanta baixaria!!
    1 - Nossa não deixam o cara curtir a vida em paz.

    ResponderExcluir
  6. 4) To louquinha para ver "avatar", mas ainda não consegui. Vamos ver se consigo no início de 2010.

    5) O diretor Soderbergh gosta de trabalhar. Fazer o que?

    6) Ai Reinaldo, tenho de confessar queria que o Johnny D viesse fazer uma visitinha aqui em minha humilde casa. Ai seria a glória......rs

    7) Christopher Waltz é mau e merece ganhar alguns pr~^emios em 2010.

    8) Penelope Cruz é sexy ao cubo.

    9) Daniel H deu um péssimo exemplo em 2009. Gostava do menino, mas ele te de cuidar para não cair no mau caminho e terminar como River Phoenix e Haeth L.

    10) Gosto da cantora Rihanna.

    11) O post com os posters ficou legal. Dentre os que vc citou, eu gostei muito do: "JCVD" ficou ótimo e do "Nine" não tem pra ninguém, afinal ele reune mulheres lindas e muito glamour.

    ResponderExcluir
  7. 12) Realmente 2009 foi um ano muito bom em mát´[eria de filmes. Ponto para Sean Penn (gosto dele como ator e diretor), Warner (que pelo que li se deu muito bem, faturou alto) e para o cinema nacional que neste ano apresentou uma boa safra.
    Reinaldo, não sou muito boa no inglês, mas vou topar o desafio e vou me arriscar um pouquinho...rsrs. Vamos lá, eu identifiquei:
    - quem quer ser um milionário?; Nine; Transformers; Harry Potter, Avatar, X-men e Preciosa.

    13) 22ª melhor filme da década: "os infiltrados". Vou ser muito franca para vc como sempre sou. O filme é bom, tem uma boa trama, vc descreveu muito bem a trama e suas curiosidades,no entanto, não o considero um dos melhores da década. Para mim ele é bom.

    14) Vi "encontro de casais" e o achei bobinho. So para distrair mesmo. E concordo com vc é a cara do Vince Vaughn mesmo.

    ResponderExcluir
  8. E para fechar o ano e parar de falar ou melhor escrever muito lá vai a parte final:

    15) Melhores cenas:
    10 - up = perfeita (está eu vi)

    6 - É verdade Reinaldo, o sonho de consumo de todo homem é ver e principalmente estar (ao lado, no meio, na frente, átras) ou onde gostar e preferir com 2 mulheres. Se são lindas como as 2 atrizes do filme citado então, ai meu jovem ele vai ao extremo, ou seja, vai a loucura. Vc me entende né.....rsrsrs

    4 - a cena dos caras e do bebê é demais.

    16)Sua lista com os melhores do ano está muito boa.

    Bem, falei demais né. Mas, não esquenta vou continuar em 2010.

    Desejo a vc meu querido um maravilhosoooooooooooo 2010.
    Estaremos juntos trocando muitas e muitas idéias sobre este assunto maravilhoso que é nosso amor pela sétima arte.

    Um beijinho carinhoso. E a recíproca é a mesma.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Cintia. Graças a Deus passei um bom natal sim. Fico feliz que vc tb tenha curtido o seu, junto de sua família, o que é, no final das contas, a coisa mais importante do mundo.
    Ah, e eu não sou pai não. Mas tenho um sobrinho e uma sobrinha maravilhosos, os quais adoro de paixão. Sei que não é a mesma coisa, mas é um estágio, né? rsrs

    Bem, muito obrigado pela atenção e pelos comentários. Pois é, 2009 foi um ano intenso no cinema e eu tentei captar isso aqui para os meus leitores. Fico feliz que tenha gostado.

    * Sobre Os infiltrados, eu gosto muito desse filme. Mas compreendo as razões dele não ser uma unanimidade.

    * Sobre o desafio do rap, vc saiu-se muito bem. Acertou todos. Tem mais alguns como Amor sem escalas e Se beber não case.

    *Mais uma vez, muitissímo obrigado pelos comentários e pelo carinho. Vc é super. Beijos e beijões!

    ResponderExcluir
  10. Oba, mais um poquinho de Cintia aqui. rsrs

    Que bom que vc gostou dos top 10 de cenas e dos filmes. E sobre fetiches, bem, vamos deixar para 2010... rsrs

    Feliz 2010 para vc tb!

    ResponderExcluir
  11. Gran Torino Reinaldo??? Vou ser sincero, ainda não assisti, por isso não posso julgar nada, mas fiquei um tanto desapontado!!!

    Quem sabe assim eu alugue e assista!!

    De resto está ótimo como sempre. Surpreso por Arrasta-me para o Inferno! Nunca esperava!!

    Abraços e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  12. Thiago: Bastardos inglórios é um filmaço e já posso adiantar que ele assegurou uma vaginha nos 25 melhores filmes da década.

    Eri: Assim como Gran Torino Eri. É um filme sensível e eloquente nos comentários que pretende fazer, sobre temas tão díspares quanto 3a idade, preconceito e violência.
    Quanto a Arrasta-me para o inferno, acho justíssima sua inclusão na lista. É um filmaço. E não deve ser minimizado por ser um filme de terror, ou terrir.
    Ainda sobre Gran Torino, vai ter mais sobre o filme em janeiro em Claquete, e sobre Clint Eastwood tb.
    Grande abraço e um excelente 2010 para vc ERI. Conto com vc aqui em Claquete hein!!!

    ResponderExcluir
  13. Grande lista, Reinaldo. Fica difícil até falar sobre todos aqui, mas já confesso que os meus preferidos são Gran Torino, O Leitor, O curioso caso de Benjamin Button e Bastardos Inglórios. Confesso que Abraços Partidos e Dúvida são excelentes em seus dramas ainda que não exerceram um poder sobre mim como foi o caso destes 4 e te agradeço muito por abrir meus "olhos" o lado bom de "Os amantes".

    Devo revisar em breve o Bastardos inglórios, Leitor e o Curioso caso de Benjamin Button no Madame Lumière. Eu os acho extremamente bons e são fundamentais na minha trajetória cinéfila mais recente.

    Beijo grande da Madame!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado madame e vou estar na primeira fila para sua critica lá no madame lumière.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Concordo muito com Gran Torio. Achei que faltou 500 dias com ela.

    ResponderExcluir