sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

OSCAR WATCH -A incoerência do Screen Actors Guild

Foram anunciados ontem os indicados ao 16º sexto Screen actors guild, a cerimônia de premiação do sindicato dos atores. A lista é tida com um dos mais confiáveis termômetros para o Oscar no campo das atuações, já que a maioria dos membros da academia é composta por atores. O anúncio dos indicados como um todo não causou grandes surpresas, mas uma analise mais pormenorizada denota, além da inconsistência de algumas indicações, incoerência por parte do sindicato.
Um exemplo cabal disso é o filme Amor sem escalas que rapidamente assumiu a dianteira na corrida pelo Oscar e que, apesar de ter emplacado três indicações individuais por atuação no SAG (George Clooney como ator e Anne Kendrick e Vera Farmiga como atrizes coadjuvantes), não recebeu menção por elenco (o principal prêmio do sindicato). Desconsiderando o fato do filme ser um dos favoritos da temporada e lendo apenas as indicações de ontem, indaga-se: como pode um filme obter três indicações individuais (nenhum outro concorrente conquistou isso) e não ser indicado como melhor elenco? Além do mais, há de se questionar o valor de algumas indicações. Embora a incidência desses questionamentos se dê mais na área de TV, ocorre também no cinema.
O valor sentimental, de um trabalho não reconhecido a contento pela indústria, como no caso do filme Guerra ao terror, ou de um ator, como no caso de Diane Krueger em Bastardos inglórios, parece prevalecer em detrimento a qualidade propriamente dita das performances indicadas. A própria Diane deve ter se surpreendido com sua indicação, uma vez que sua presença na fita de Tarantino é protocolar. Sua indicação demonstra apenas a boa recepção a Bastardos inglórios e serve também para distanciar um pouco mais a lista do SAG desse ano, da do Oscar. Aguardem surpresas.

Confira a lista dos indicados:
Melhor elenco:
Educação
Guerra ao terror
Bastardos inglórios
Preciosa
Nine

Melhor ator:
Jeff Bridges (Crazy Heart)
George Clooney (Amor sem escalas)
Morgan Freeman (Invictus)
Colin Firth (A single man)
Jeremy Renner ( Guerra ao terror)

Melhor atriz:
Meryl Streep (Julie & Julia)
Carey Mulligan (Educação)
Sandra Bullock (O lado cego)
Helen Mirren (The last station)
Gabourey Sidibe (Preciosa)

Melhor ator coadjuvante:
Stanley Tucci (Um olhar do paraíso)
Matt Damon (Invictus)
Christoph Waltz (Bastardos inglórios)
Christopher Plummer (The last station)
Woody Harrelson (The messenger)

Melhor atriz coadjuvante:
Diane Krueger (Bastardos inglórios)
Mo´Nique (Preciosa)
Penelope Cruz (Nine)
Anna Kendrick (Amor sem escalas)
Vera Farmiga (Amor sem escalas)


Pitaco: Na minha avaliação, a única lista que pode chegar ao Oscar inalterada é a de ator coadjuvante. Mais análises em breve!

2 comentários:

  1. Você citou em seu texto aquela que foi mesmo a maior incoerência do SAG! Indicar 3 atores de "Up in the Air" e não indicar o elenco na categoria principal. Enquanto isso, "An Education" e "The Hurt Locker" estão lá!

    ResponderExcluir
  2. Kamila: Pois é, sinto que esse ano será daqueles com muitas divergências nas premiações. Vamos continuar seguindo de perto.
    Bjs

    ResponderExcluir