quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ESPECIAL ATIVIDADE PARANORMAL - Critica

Quando menos (deveria) ser mais

Vamos quebrar o silêncio. Atividade paranormal (Paranormal activity, EUA 2009) não é o filme mais assustador do ano. Para ser franco, para considerá-lo assustador é preciso ter muita boa vontade. O filme de Oren Peli é nitidamente inspirado em O bebê de Rosemay de Roman Polanski. Essa aproximação faz bem ao filme. A opção narrativa, cuja razão é puramente orçamentária, de mostrar pouca coisa e confiar no poder da sugestão é valiosa e muito mais eficaz do que os litros de sangue da série Jogos mortais. Contudo, falta a Peli a capacidade de admoestar sua platéia. Tanto em O bebê de Rosemary quanto em Atividade Paranormal, um demônio persegue uma mulher. Só que no filme de Polanski tudo é mais claustrofóbico, urgente, passional. Embora busque o tom naturalista, o jeito câmera na mão e o ar de reality show que paira sobre Atividade paranormal tiram o pouco brilho da história. O que deveria ser uma ferramenta valiosa e diferenciada de narração soa cansativo e repetitivo em tempos de Cloverfield – o monstro, “superprodução barata” idealizada pelo mago J.J Abrans.
No filme acompanhamos Micah (Micah Sloat) e Katie (Katie Featherston) lidarem com estranhos acontecimentos em sua casa. Dois outros atores aparecem por alguns minutos, mas são Micah e Katie quem aparecem nos 90 minutos do filme. E tudo se passa dentro da casa deles. Apesar do filme se passar em uma única locação, Peli nunca consegue alcançar a claustrofobia pretendida. Talvez não tenha lhe faltado imaginação e sim dinheiro.
De qualquer maneira Atividade Paranormal não é um desperdício completo. A verticalização dos sentimentos dos personagens se dá de maneira muito interessante. Enquanto Micah usa o sarcasmo para manter a sanidade, Katie tenta de todas as formas entender aquele fenômeno e superá-lo. Antes de ambos atingirem a mesma sintonia (algoque ocorre próximo do final da fita), porém, há uma inversão. Enquanto Micah perturbado com os acontecimentos tenta entender e dar um fim naquele problema, Katie tenta ignorá-lo com todas as suas forças. Atentar à forma como os personagens lidam com os fenômenos que acontecem em sua casa pode ser uma alternativa para se apreciar Atividade paranormal. Certamente é a única que pode proporcionar alguma satisfação.

11 comentários:

  1. é isso mesmo...não se deixem enganar pelo murmurinho não pessoal...esse filme é de mediano pra baixo...eu só não excomungo ele de vez pelo fato de ser uma obra independente e caseira(pelo menos no inicio!), e por isso deve ser mencionado sempre que possivel, mas pra mim bruxa de blair ainda se saiu melhor!!!

    abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Preciso mesmo conferir, engraçado que todos os blogueiros estão gostando, a primeira crítica que leio diferente é a sua.

    Quando vi o trailer, achei que poderia tender ao fracasso...

    verei e te falo!

    abraço e aparece!

    ResponderExcluir
  3. Ao contrário do que disse o Cristiano, sua crítica está semelhante a todas que li: desmistificando o filme e o considerando tragável. Concordo com voce, achei Atividade Paranormal um pouco decepcionante, mas entendi o motivo do seu sucesso, pelo menos em partes!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de Terror!
    Vejo, quando muito, com alguém junto comigo :D

    Mas vim aqui porque vi que ainda não aparece um avatar/foto em seus comentários no WP.
    Registre um no Gravatar :)

    E feliz por ter gostado também do meu outro blog. Preciso atualizá-lo correndo. Já que ganhei um visitante :D

    Beijão,

    ResponderExcluir
  5. Esse filme tem muita sorte, isso sim. Devido a esse blá blá todo em cima do filme, todo mundo está indo ao cinema conferi-lo. Conclusão: pouquissimas pessoas saem satisfeitas dos cinemas e cada vez o filme arrecada mais. Passo longe.

    Abraço :D

    ResponderExcluir
  6. Hoje é sexta, então sorria!!
    E tenha um fds abençoado
    bjsss

    ja estou te seguindo

    ResponderExcluir
  7. Sapão: Pois é cara, realmente o furor em torno de Atividade paranormal é mais devido a "Twitter mania" como eu postei no insight de domingo passado do que pela qualidade do filme, que é para lá de discutível...
    ABS

    Cris:O trailer já não havia me trazido confiança! Já que A bruxa de Blair para mim é um filme bastante cansativo e superestimado devido ao sucesso comercial obtido, tal qual estamos vendo acontecer de novo... A roda gigante do cinema é uma coisa engraçada!
    E o fds tá aí! MSN galera!!!!!

    Marcelo: Cara, imenso prazer te receber aqui em Claquete. Espero que goste e volte sempre. Pois é, Atividade paranormal desagrada quem gosta do bom cinema de terror...
    ABS

    Lella: Vou providenciar! Gostaria de passar uma moção em Brasilia para estender o dia para 30 horas, 24 não tá sendo suficiente... rsrs
    Bjs

    Thiago: Postergue o quanto puder ver esse filme. Vai por mim! Abs!

    Dri: Valeu Dri. Estou sorrindo só de saber que ganhei mais uma seguidora aqui.Me deixaste super feliz. Bjs e ótimo fds pra ti tb.

    ResponderExcluir
  8. Ótima crítica desmistificadora. Você soube mostrar que o filme não é tudo isso e ainda formas de poder apreciá-lo. Parabéns! Adorei a frase que fala do "poder de sugestão".


    Embora não tenha assistido Atividade Paranormal ainda(e confesso, que estou sem vontade de fazê-lo), acho que se criou um sensacionalismo em volta dele por ser um filme de terror barato e bem recebido pelo seu "despretensioso realismo que parece um reality show de horror que não muda muito de cena assim como uma casa de Big Brother". Lamento que não vou rir nele como ri em Arrasta-me para o inferno, outro filme que disseram que era super de terror e é muito tosco em matéria de terror.

    Estou começando a pensar que terror é um gênero carente atualmente na nossa sétima Arte.

    Beijos da Madame!

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei Arrasta-me para o inferno. Assusta, diverte, e é ótimo cinema. (E é barato perto de outras produções hollywoodianas). Sam Raimi realizou uma ode ao subgênero que ajudou a criar nos anos 80 com A morte do dêmonio. é um terror com senso de humor. coisa fina...
    Bjs madame

    ResponderExcluir
  10. Cara acabei de ver o filme (isso você sabe, kkk), e nem detonei ele no meu blog pois tinha gente que ia me matar kkkk
    O filme até me trouxe bons sustos, primeiro pq os sustos são muito banais e trash, afinal são socos e portas batendo, só de alguém levar susto com isso, já é considerado um feito do diretor.
    Segundo, eu levo susto muito fácil, não importa como e com o quê ! UHAUHSUAHSUHA
    Mais eu esperava muito do filme, até pq pelos comentários que ouvi sobre ele, e no final é apenas um filminho caseiro com duas pessoas em cena !

    ResponderExcluir
  11. É isso mesmo Alan.É um filme que se beneficiou (e no caso de algumas pessoas, se prejudicou) de seu hype. É um filme que de forma alguma merece o destaque que recebeu, mas tb não é um horror. rsrs
    ABS e valeu por vir ler minha crítica.

    ResponderExcluir