domingo, 6 de dezembro de 2009

ESPECIAL ATIVIDADE PARANORMAL - Insight

O primeiro filho do Twitter

Atividade Paranormal é um fenômeno midiático. Houve outros. Titanic foi um estouro midiático nos anos 90, equiparável A bruxa de Blair na mesma década. Nos anos 2000 tivemos alguns filmes que dominaram a mídia em suas muitas formas (TV, revistas, livros, jornais, rádios, internet). A paixão de cristo, Crepúsculo, O código DaVinci e Serpentes a bordo foram alguns que foram verdadeiras febres midiáticas nessa década. Contudo Atividade paranormal destingue-se dessa turma por ser o primeiro fruto do Twitter (microblog da internet que cresce a passos largos no mundo virtual). Atividade paranormal foi lançado discretamente em algumas salas de cinema nos Estados Unidos e o boca a boca que se deu no Twitter fez a fama do filme. Conferindo-lhe um status cult e popular antes mesmo de ter sido visto por muitos daqueles que corroboravam esse status. Pode-se argumentar que o boca a boca haveria de qualquer jeito. Sim, é verdade. Mas é difícil imaginar que seria tão eficiente e expansivo se não fosse o twitter.
Se analisarmos friamente, o Twitter (e os twiteiros) é o grande responsável pelo lançamento do filme. Uma vez que a Paramount, que comprou o filme pronto por uma ninharia, não fez campanha de marketing para o seu lançamento. Depois do bafafá em torno do filme no twitter, o estúdio, além de aumentar a distribuição da fita em circuito, passou a disponibilizar um canal na internet para que os internautas fizessem o que estavam fazendo no twitter: pedir Atividade paranormal no cinema da cidade deles.
Estratégia copiada em todo o mundo, inclusive no Brasil. A playarte, distribuidora do filme no Brasil, que obviamente iria distribuir o filme em território nacional, adaptou a idéia. E lançou o site em que os internautas poderiam pedir a pré-estréia de Atividade paranormal em suas cidades.
Os efeitos do Twitter para o desempenho dos filmes nas bilheterias ainda estão sendo mensurados por estúdios, executivos e analistas da indústria. Depois da censura às estrelas que "twittavam" demais, os estúdios parecem descobrir que, se usado inteligentemente, o twitter pode ser uma das mais poderosas, baratas e efetivas ferramentas de marketing.

Saiba mais sobre o fenômeno clicando aqui!

4 comentários:

  1. Ainda não me despertou a vontade de ver este filme! rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, passe longe pq ele é bem ruinzinho! Amanhã eu posto a minha critica do filme aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não tive coragem de assistir este filme. Já te falei que não curto muito terror, né? Respeito, mas a maioria é tosco demais.

    Gosto de filmes de Hitchcook. Aquela saga do Jogos Mortais também é boa, mas nada muito aterrorizante. Prefiro filmes com mentes doentias e mais verídicas, nada de fantasminhas.

    Beijos da Madame!

    ResponderExcluir
  4. Bem Hitchcook é hours concurs, vamos combinar ...(rsrs). Gosto muito do primeiro Jogos mortais (filme barato, criativo, tenso e inteligente, embora um pouco forçado), os outros são pura forçação. Além de, na minha opinião, já terem caído no ridículo.
    E quanto a Atividade paranormal, bem, estou publicando a minha critica hj. Dá uma olhadinha lá para sentir o drama ... rsrs
    Bjs madame!

    ResponderExcluir