terça-feira, 22 de dezembro de 2009

OSCAR WATCH - Um olhar sobre as atuações indicadas ao globo de ouro

Não houve muitas surpresas na lista das atuações. Salvo um ou outro nome, todos já estavam meio que estabelecidos na disputa. Conforme esperado, a categoria de melhor ator em drama se anuncia como a mais disputada da noite. George Clooney e Morgan Freeman dividiram o prêmio de melhor ator do National Board of review. Ambos, junto com o concorrente Colin Firth (A single man) e o preterido Jeremy Renner(Guerra ao terror) vem dividindo os prêmios da critica. Será justamente o globo de Ouro, a primeira premiação de grande porte a entregar seus prêmios.A partir daí, poderá se ter uma idéia mais clara de quem está de fato no páreo e quem não deve concluir a corrida. Para os globos, Freeman sai na frente. Clooney foi premiado recentemente e recaí sobre Freeman, a oportunidade de honrar o filme de Clint Eastwood, que não deve vencer como diretor, e já que Matt Damon reúne poucas chances entre os coadjuvantes. É justamente Colin Firth, ator pouco afeito a premiações, e que arrebanhou o leão de ouro em Veneza, o grande adversário de Freeman. Uma vez que HFPA é mais suscetível a desempenhos extraordinários de atores tidos como medianos do que o Oscar. Vide o caso do ano passado em que Mickey Rourke (O lutador) ganhou no globo de ouro, mas não levou o Oscar.
Na categoria de comédia/musical há dois favoritos da HFPA concorrendo. Robert Downey Jr. por Sherlock Holmes e Daniel Day Lewis por Nine. Em tese, o último seria o favorito, mas essa categoria tem sido a mais ousada nos últimos anos, portanto o desconhecido Michael Stuhlbarg por Um homem sério e Joseph Gordon Levitt por 500 dias com ela tem chances reais de triunfo. Matt Damon (que concorre nessa categoria por O desinformante), com duas indicações por desempenhos bons, mas não tão expressivos quanto os de seus competidores não deve representar nenhuma ameaça.
E Damon que concorre por Invictus na categoria de melhor coadjuvante deve se juntar a Stanley Tucci (um olhar do paraíso), Christopher Plummer (The last Station) e Woody Harrelson (The messenger) para aplaudir Christoph Waltz (Bastardos inglórios). Esse é o resultado mais previsível da noite e qualquer coisa diferente será uma zebra homérica. Aliás, é a configuração dessa categoria, a única, que deve ser mantida para o Oscar.
O homem que deu vida ao sádico Coronel Landa em Bastardos inglórios é a única certeza nos prêmios de atuação

Atrizes
A disputa entre as atrizes parece mais fácil. Só parece. Com Sandra Bullock e Meryl Streep duplamente indicadas, percebe-se que o ano foi das mulheres, e intérpretes, fortes. E elas, em teoria, largam na frente. Bullock foi indicada como melhor atriz em comédia, por A proposta, e por um incomum papel dramático, em O lado cego. Como a HFPA adora celebrar as estrelas, não é demais arriscar em uma vitória sua. Até porque é difícil contar com um retorno seu tão peremptório assim. Se isso ocorrer, deve ser na categoria dramática, por que na de comédia, é difícil pensar em outro nome que não Meryl. É bem verdade que os Globos não devem tanto a ela quanto o Oscar, mas é difícil entregar o prêmio a outra quando uma atriz, da estatura de Meryl, apresenta não só um, mas dois trabalhos, no mínimo, no nível dos demais. Julia Roberts por Duplicidade e Marion Cottilard por Nine, tem seus méritos reconhecidos e amplificados nas indicações. Sandra Bullock no entanto, tem a sensação da temporada em seu encalço. Méritos por méritos, o prêmio de atriz dramática pode ficar com Carey Mulligan por Educação, e Deus sabe como a HFPA também adora uma novidade, principalmente se a consagração pode ter inicio ali, no palco do Globo de ouro. Resta saber que faceta da HFPA irá prevalecer. Entre as coadjuvantes, Mo´Nique por Preciosa parece nome certo. Mas não se espantem se a fofinha Anna Kendrick sair com o globo na mão por seu desempenho no gabaritado Amor sem escalas.

Meryl Streep com um Globo de ouro na mão: Grandes chances dela abocanhar outro em 17 de janeiro

10 comentários:

  1. Também penso que Streep e Bullock partem na frente, até porque as indicações duplas as ajudam. Entre os atores de comédia, não tenho a mínima ideia de quem levará o prêmio.

    ResponderExcluir
  2. Meus palpites para as categorias do Globo de Ouro:

    Ator Drama: Jeff Bridges
    Atriz Drama: Carey Mulligan
    Ator Comédia Musical: Daniel Day-Lewis
    Atriz Comédia Musical: Meryl Streep
    Ator Coadjuvante: Christoph Waltz
    Atriz Coadjuvante: Mo'Nique

    ResponderExcluir
  3. Oi Reinaldo!

    Meu jovem professor e jornalista:

    1) Especial "abraços partidos" tá muito bom e mesmo que o filme não seja um dos melhores de Almodovar, por tudo que li recebeu elógios e merece ser visto por todos aqueles que admiram e gostam deste notável diretor.

    2) E vc super antenado com todas as premiações que ocorrerão em 2010. No 15º critics choice awards, pelo visto "Bastardos inglórios, Nine e Avatar" estão super cotados.

    3) Ah o especial sobre Joseph G L tá muito gostosinho de se ler. Uma delícia. E ele é uma doçura, talentoso e aquela carinha de menininho é tudo de bom. Sucesso para ele nos próximos anos.

    4) Reinaldo, o Joaquin Phoenix vai se despedir do cinema? O que houve com ele? Fiquei curiosa. Há pouco tempo um amigo blogueiro havia comentado algo sobre isso.
    "Contos proibidos do M S" é um ótimo filme. Pena que não recebeu a atenção que merecia. Todos os atores estão muito bem, principalmente Geofrey Rush, o cara incorporou o ms muito bem, dano um tom erótico, louco e sádico que o personagem pede. Ponto pra ele. Álias, um excepcional ator.

    ResponderExcluir
  4. 5) Em relação a seus comentários sobre 16º screeen actors guild, podemos observar que nem sempre há coerêncianas indicações referentes ao melhores do ano. Cada um tem sua opinião e visão.

    6) Em fevereiro teremos a 60ª edição do festival de Berlim. Um dos mais conceituados no meio. Vc saberia me dizer se algum canal na TV por assinatura, transmite este evento?

    7) Em relação ao cartaz do filme "a origem" de Christopher Nolan, talvez haja algum apelo sim em colocar uma imagem parecida com o filme do Batman. Marketing é marketing, tem que saber fazer. E o mistério sobre a trama chama mais a atenção ainda.
    Robin Hood é a mais nova produção de Ridley Scott. Bem, vi o trailler e realmente parece uma continuação do gladiador. Ta muito parecido mesmo.

    8) Johnny Depp e Tim Burton formam uma dupla afinada. E prefiro ele, charmoso e mais maduro ao jovem Robert Pattinson que sinceramente é super sem sal.

    9) Interessante seu texto sobre os "10 maiores eventos de 2009". Gostei de: up, atividade paranormal, oscar de cara nova, a posse de Obama (boa sacada, pois sua vida no futuro vai virar filme), avatar e Tarantino.

    ResponderExcluir
  5. 10) O 23ª "fale com ela" é excecpcional. Sua frase de chamada e seu texto estão perfeitos e coerentes com toda a temática do filme. E vc falou sobre um aspecto novo em um filme de Almodovar, neste aqui ele da destaque a figura masculina com seus medos e angústias. Um universo diferente e que ele falou de forma soberba e linda. Eu adoro este filme e toda vez que o vejo me emociono e choro muito. Ponto para vc pela escolha.

    11) Meu jovem quando vi no fantástico a notícia sobre a morte dela corri para o pc para pesquisar. Fiquei chocada, pois ela era muito nova. Morreu no auge da beleza e da fama. Uma pena e um alerta. Todos devemos ter cuidado com determinados medicamentos. Não sou partidária de medicação, claro em casos de necessidade, fora isso, sou contra a auto medicação. Uma ato ruim que pode gerar dependencia e nos levar a morte. Que ela descanse em paz.
    E o Ashton K quis demonstrar seus sentimentos, talvez de uma forma mais rápida e direta.

    12) Quanto aos melhores personagens Hans Landa é o melhor sem sombra de dúvidas.

    13) Nova York eu te amo, não vi, mas li boas criticas sobre ele. Inclusive, no dia 1º de janeiro, "Paris, eu te amo" vai passar no cinemax. Pretendo ver.

    14) Interessante os indicados ao globo de ouro. Gostei de saber que Colin Firth está concorrendo. Adoro este ator e vou torecer por ele. Outro que que conseguiu se reerguer depois de quase acabar com sua carreira foi Robert DJ, um bom ator, que por pouco não chega ao fim. Gosto dele e fico feliz de ver que deu a volta por cima. Já Meryl Streep e Sandra Bullock vamos aguardar para ver qual delas se saira melhor.

    ResponderExcluir
  6. Só achei hoje seu blog Reinaldo...não sei como não vi antes! Tah muito bom, viu?

    Vai aí meus palpites:
    Ator Drama: Colin Firth
    Atriz Drama: Sandra Bullock
    Ator Comédia/Musical: Daniel Day-Lewis
    Atriz Comédia/Musical: Meryl Streep
    Ator Coadjuvante: Christoph Waltz
    Atriz Coadjuvante: Anna Kendrick

    ResponderExcluir
  7. Vinícius: Globo de ouro é uma coisa e Oscar é outra. Acho que para os globos elas são favoritas absolutas. Mas certeza mesmo só o Christoph Waltz. ABS

    Kamila: Seus palpites me parecem certeiros. Vamos conferir. Bjs

    Muito obrigado Eri. Vc me deixou super feliz com seu elogio e reconhecimento. Tb acho que o Colin Firth é um nome a ser considerado. Aliás, na minha avaliação a categoria mais equilibrada, veja bem não a mais imprevisivel, mas a mais equilibrada é justamente a de ator drmático. É preciso ousadia para cravar em Anna Kendrick, mas eu tenho a mesma sensaçãoque vc. Grande abraço e volte sempre meu brother.

    ResponderExcluir
  8. Cintia aamore mio, mais uma vez muitíssimo obrigado pela sua atenção e carinho.

    1- muito obrigado. Não deixe de votar no seu filme preferido para janeiro na enquete aqui do blog. Os dois vencedores vão receber um especial aqui em Claquete.

    2 -Adoro a temporada de premiações. Fico super ansioso. E adoro divagar a respeito.

    3- Super obrigado. Fico feliz que tenha gostado.

    4 -Pois é, resumidamente é o seguinte: O joaquim disse que iria desistir da carreira de ator para virar rapper. O cunhado dele, que é o ator casey Affleck está filmando tudo isso para realizar um documentário. Muitos acreditam que é um golpe de marketing, outros pensam que ele enlouqueceu. Phoenix diz que perdeu o texão pela coisa e que entende que para ele, a música é uma forma de expressão muito mais poderosa.
    Depois eu vou linkar, aqui mesmo, o perfil que ele recebeu aqui em Claquete, eu explico melhor sobre isso lá.

    5- O que quis dizer com incoêrÊncia ali foi que o filme Amor sem escalas recebeu 3 indicações por atuações individuais ( nenhum outro filme recebeu) e não foi indicado a melhor elenco. No minimo, um critério discutível, afinal é o elenco que reúne mais indicações.

    6 -Não, o festival de Berlim não é trasnmitido por nenhum canal. Mas o cinemax, geralmente um mês depois do encerramento do festival exibe um especial de mais ou menos 40 minutos sobre o festival. Pode deixar que eu aviso vc na época.

    7 -Pois é, como diz aquela música do Mick Jagger: "old habits die hard" rsrs

    8- Tb sou mais Johnny Depp

    9 - aguarde mais listas de destaques de 2009!

    10 -Obrigado! Domingo têm 22 hein?!!!!

    11- Tb fiquei chocado com a morte dela. A morte é sempre inesperada e injusta, ainda mais nessas circunstâncias...

    12- Tb acho ele um dos melhores, mas benjamin Button para mim tem uma magia toda especial. Mas a voz do povo ...

    13 - Vê sim que vale a pena. Cinéfilo que é cinéfilo curte essas pequenas obras, a despeito de qualquer irregularidade...

    14 -Tb adoro Robert Dowyney Jr. E o globo de ouro vem aí!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Cintia: Aqui está o link para o perfil que eu fiz do Joaquim Phoenix. Bjs
    http://claquetecultural.blogspot.com/2009/09/perfil.html

    ResponderExcluir