sábado, 5 de dezembro de 2009

Cenas de cinema

Quando a piada perde a graça
Essa semana uma piada do ator e comediante Robin Willians no programa de David Letterman chamou muito a atenção. Dos brasileiros. Willians disse a Letterman em tom farofeiro o seguinte sobre a escolha do Rio como sede dos jogos olímpicos de 2016: “Chicago mandou ao COI Oprah e Michelle (mulher de Obama) e o Brasil enviou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi uma disputa justa”. Letterman e Willians riram um bocado. Os brasileiros que ficaram sabendo da piada (rendeu notícia até mesmo no jornal nacional) reagiram com virulência. Proferindo palavras de baixo calão em relação ao ator de Jumanji e O homem bicentenário. Autoridades do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) estudam inclusive entrar com um processo contra o ator na justiça americana. Seria mais útil focar os esforços no combate ao tráfico de drogas e ao turismo sexual. Quem sabe assim, o Brasil estaria fazendo algo de fato contra esse mal que molesta o país há tanto tempo. A coluna Cenas de Cinema soube captar o afiado senso de humor de Willians. Vale lembrar que os comediantes americanos são ácidos assim com seus problemas também. O bairrismo e esse complexo de vira lata, que a reação brasileira denota, são coisas muito nossas. Assim como o pó e as strippers.

Fernandinho Beira mar que nada. Ele é o inimigo número 1 do Brasil

Quando a piada recupera a graça
Quem é cinéfilo, assiste o Oscar e gosta de Arnaldo Jabor (cineasta, colunista do Estado de São Paulo e O globo e comentarista de política da tv Globo) lembra muito bem da transmissão do Oscar de 1998. O ano de Titanic também foi o ano de Robin Willians. O ator que já havia sido indicado 4 vezes ao Oscar, finalmente fora reconhecido com o premio de melhor ator coadjuvante por seu trabalho em Gênio indomável. Arnaldo Jabor que comentava a cerimônia para a Globo pôs-se a defenestrar Willians. Para Jabor o prêmio era injusto em todos os níveis possíveis e imagináveis. Além de declarar sua preferência por Anthony Hopkins, que concorria por Amistaad, o comentarista desceu o nível nas criticas a Willians. O episódio lhe rendeu perseguições e insultos por parte de muitos fãs brasileiros do ator. Além de gerar mal estar na Globo. Foi a última cerimônia do Oscar comentada por Jabor.
Depois dessa semana, não é absurdo conjecturar, que Jabor arrebanhou novos discípulos. Ou que ele, Jabor, afiado e critico das mazelas brasileiras como é, tenha se arrependido de ser tão duro com Willians na ocasião.

Segredos de alcova
Existem assuntos que dão pano para a manga. A união dos belos e poderosos Brad Pitt e Angelina Jolie é um desses assuntos. No livro recém lançado, no mercado americano, Brangelina: The untold story, o jornalista Ian Halperin, além de outros detalhes salpicantes, revela que teria sido Angelina Jolie a responsável por espalhar os boatos de que Jennifer Aniston não queria filhos e que teria sido essa a grande razão para o divórcio da Rachel de Friends e Brad Pitt e consequente aproximação do ator e Jolie.
Vale lembrar que Jennifer nunca admitiu que não queria filhos em público e não esconde, em toda entrevista que fala sobre si, a mágoa que guarda de Angelina. Pois é, esse triângulo amoroso dos deuses ainda guarda muitos segredos sórdidos. Vamos aguardar o segundo livro.

Também quero bolo!
Há duas semanas Cenas de cinema festejou com você leitor o aniversário de Martin Scorsese, gênio supremo do cinema. No dia 1º de dezembro foi a vez de Woody Allen, outro integrante do Olimpo cinematográfico, soprar as velinhas. Com 74 anos registrados, o diretor/ator/produtor/roteirista e pensador social continua demonstrando vigor. Depois do êxito mundial e critico de Vick Cristina Barcelona e da não tão calorosa acolhida a Tudo pode dar certo, Allen continua sendo ele mesmo. E por isso, uma salva de palmas para um dos maiores patrimônios vivos da sétima arte.
Woody Allen faz cara de... Woody Allen

5 comentários:

  1. Robin Willians foi infeliz no comentário, como Maitê Proença foi no caso dos portugueses que quase gera uma problema diplomático. Mas, acho que ele estava esculhambando mais com Oprah que com o Brasil... Também acho o bairrismo exagerado.

    Quanto ao triângulo, bom, muito antes de Jolie e Pitt contracenarem no Sr. e Sra Smith, eu já lia ele reclamando da confirmação de cada temporada de friends, que adiava os planos de filhos. Seguindo as notícias da série, eu li várias vezes, Jennifer Aniston falando que não poderia engravidar por causa desta... Aí começaram os boatos de que Brad Pitt estava ficando impaciente e que sonhava em ser pai.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, obrigado pelo visita Amanda. Valeu mesmo. Segundo, é verdade. Acho que Robin Willians pode ter pesado a mão, mas certamente não era para o alvoroço que causou... Quanto a Jolie e Pitt estou contigo. Li muita coisa sobre isso à época, mas é só vc ver a Jenifer Aniston hj. Ela não parece alguém disposta a preferir a carreira a um relacionamento. Inclusive ela foi uma das razões de Friends não ter ido uma 11a tempoarada...
    Bjs e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro bem das críticas do Arnaldo Jabor feitas ao Robin Willians no Oscar de 98. Ele disse: "Um absurdo esse canastrão ganhar. Ele é um falso bom ator. Bom ator é Anthony Hopkins". Eu não concordei, mas ao mesmo tempo ri muito ao ver a cena do Robin Willians recebendo o Oscar todo feliz enquanto o Jabor esculhambava com ele.
    Aliás o Oscar de 98 foi marcado por todas as pessoas e coisas que o Jabor detonou. Algumas vezes ele estava errado, mas não posso deixar de dizer que foi muito engraçado.
    Eu achei que ele fosse falar algo sobre a morte do Robin Willians, mas não encontrei nenhuma declaração dele sobre isso. Queria saber se ele mudou de opinião depois de tanto tempo.
    Infelizmente perdemos um grande ator que vai deixar saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que me lembrei desta mesma frase? E, além disso, Jabor disse preferir também Robert Forster (por "Jackie Brown")... Eu todos os dias fico imaginando as caras dos seus colegas de transmissão (Renato Machado e Rubens Ewald Filho)... =P

      Excluir
  4. Bom dia, eu estou procurando o vídeo dele fazendo essa crítica, sabe onde encontro???

    ResponderExcluir