domingo, 27 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Insight

O ano em revista

2009 está chegando ao fim. Um ano que por muitas razões se inscreve como um dos melhores e mais movimentados da década que se encerra. Por muitos ângulos diferentes o ano chama a atenção. Seja pelo recorde de bilheteria alcançado (2009 já registrou um faturamento de U$ 10 bilhões em venda de ingressos e contando...), seja pela solidificação de uma tendência tecnológica (o ano marcou uma verdadeira enxurrada de filmes em 3D), seja pelos grandes diretores que lançaram seus mais recentes trabalhos no ano (Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Michael Haneke, Sam Raimi, Alan Resnais e James Cameron, para citar alguns), seja pela consagração do modelo independente de produção (com a vitória do filme Quem quer ser um milionário? no Oscar e o triunfo comercial de Atividade paranormal que assumiu o posto de filme mais lucrativo da história).


Elenco e equipe de Quem quer ser um milionário?: Consagração de um modelo de produção

Os premiados
O ano começou com a pompa das cerimônias de premiação. Sean Penn, Kate Winslet, Penélope Cruz e Heath Ledger, póstumamente, foram consagrados os melhores intérpretes de 2008 no Oscar. Quem quer ser um milionário? recebeu os maiores prêmios da temporada, inclusive o Oscar de melhor filme. Os festivais de Berlim, Cannes e Veneza premiaram, respectivamente, os filmes A teta assustada (Peru), A fita branca (Alemanha) e Lebanon (Israel).



O ator da década: Nos anos 2000, Penn foi indicado 4 vezes ao Oscar e trinfou em duas oportunidades


Os blockbusters
E um ano não será completo sem blockbusters. Em 2009, eles foram muitos. Harry Potter e o enigma do príncipe, Transformers – a vingança dos derrotados, Up –altas aventuras, G.I Joe – a origem do cobra, Velozes e furiosos 4 e Exterminador do futuro 4 foram alguns dos principais destaques do ano.
O fim de ano também trouxe mais alguns exemplares desse típico produto americano que caracteriza o verão daquele país. 2012, Lua Nova e Avatar, os três ainda em cartaz, arrecadaram horrores e ajudaram a fazer de 2009 um dos anos mais lucrativos da história do cinema americano.
Em termos de faturamento, ninguém se deu melhor do que a Warner Brothers. O estúdio fechou o ano, pela terceira vez seguida, como detentor do título de estúdio mais lucrativo. Com os sucessos de Se beber não case e Harry Potter e a distribuição internacional do quarto filme da franquia do exterminador, o estúdio ficou anos luz a frente da Paramount (responsável por Transformers e Star trek), segunda colocada.
No Brasil o ano também foi de prodígios. A comédia valeu ao cinema brasileiro um crescimento de público de 20% em relação ao ano anterior. Foram os sucessos retumbantes de Se eu fosse você 2, A mulher invisível e Divã que aproximaram o brasileiro de seu cinema.

A Warner fecha o ano, pela terceira vez consecutiva, como o estúdio mais lucrativo de Hollywood

E o 3D apareceu
Outra coisa que caiu no gosto dos brasileiros foi o cinema 3D. Em 2009 o aumento de salas adaptadas para exibirem o formato foi assombroso. As animações continuam a ser a menina dos olhos da tecnologia (A era do gelo 3 quebrou recordes no Brasil, muito em parte por ter exibições em 3D), mas filmes em live action começam a se apropriar da tecnologia. Avatar de James Cameron quer ser a vanguarda nesse departamento. O tempo dirá se o 3D veio, de fato, para ficar ou se será apenas mais uma tendência passageira (como já foi nos anos 60).

A celebração do cinema
Com 3D ou sem 3D, o cinema em 2009 marcou. Os filmes mais uma vez nos transportaram para outros mundos, outras realidades. O riso e o choro dividiram espaço com o entusiasmo e o encantamento. Que venha 2010 e que possa ser tão bom ou melhor do que o ano que se encerra.



Logotipo do mais recente filme de Quentin Tarantino:um dos grandes momentos de 2009



Mais uma vez a poesia ganha destaque aqui em Claquete. Esse novo poema, em inglês, é na verdade um rap que estabelece uma narrativa fazendo uso de alguns dos maiores sucessos desse ano que se passou. Espero que gostem! Fica o desafio para os cinéfilos de listarem quais os filmes que fazem parte do rap. Lembrando que estão todos com o títulos originais. Postem nos comentários os títulos nacionais. Enjoy!

2009´s movie buzz

Hey you, slumdog, do you want to be a millionaire?
All you need to do is picking your avatar
Which is up there in the air
No Clooney, no Reitman
In Nine is all about women

Harry, aTransformer is after us
What do we do?
I don´t know I can´t think straight
Oh The hangover is killing me

No no, you gotta beat the Dark Night
If I get better than the latest twilight is good enough
What is called anyway?
How come you don´t know? It´s New moon bro

Which one did you like the most?
What are the contenders?
You have Wolvie, you also gotta Tom´s angels and demons
But I gotta tell you the best is my preciousssss

Who wants to be a millionaire? 2010 movies are ahead…

9 comentários:

  1. Eu pensei que 2009 seria fraco para as bilheterias, visto que não tivemos tantas sequências como em outros anos, mas o público não resistiu aos blockbusters mesmo. Alguns do rap:

    Quem quer ser um Milionário?; Avatar; Amor Sem Escalas; Nine; Transformers 2; Se Beber Não Case; O Cavaleiro das Trevas; Crepúsculo/Lua Nova; Wolverine; Anjos e Demônios; Preciosa.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm pensei que 2009 ia ser fraco, mas estávamos enganados!

    Os que achei do rap foram:
    -Quem quer ser um milionário?
    -Avatar
    -Amor sem escalas
    -Nine
    -Harry Potter e o enigma do principe
    -Transformers: a vingança dos derrotados
    -Se beber, não case
    -O cavaleiro das trevas
    -Crepúsculo
    -Lua nova
    -Wolverine
    -Anjos e demônios
    -Preciosa

    E retribuindo, Feliz Natal atrasado pra ti Reinaldo!

    ResponderExcluir
  3. Gente eu tb pensei que 2009 ia ser fraco, mas foi um reflexo dos ótimos filmes do verão que tivemos em 2008 e algumas marcas consolidadas como Harry Potter, Transformers,James Cameron e Crepúsculo para fazer o caldo engrossar.
    Quanto ao rap divulgo o resultado oficial amanhã. Mas posso adiantar que vcs (Eri e Vinícius) foram muito bem. ABS

    ResponderExcluir
  4. Você está um luxo! No comments, seus comments inclusive com o inusitado chic rap reinam de forma imperiosa!

    Parabéns por este excelente profissionalismo! Amo Claquete!

    Beijos saudosos da Madame!

    ResponderExcluir
  5. Filmes do rap:

    Slumdog, do you want to be a millionaire?
    Avatar
    Up in the Air
    Nine
    Harry (Potter and the Half-Blood Prince)
    Transformers (2)
    The hangover
    Batmam (the Dark Night returns)
    New moon (Twilight Saga)
    Wolverine
    Angels and Demons
    Precious

    Parabéns pela criatividade!

    beijinho!

    ResponderExcluir
  6. Madame vc precisava ver o sorrisão que eu abri com o seu comentário. Muito obrigado. Além de jornalista, sou cinéfilo. Então é a vontade com a fome de comer né. Conto sempre com sua agradabilíssima presença aqui no meu blog Beijos minha diva!

    ResponderExcluir
  7. Bem gente vamos lá, conforme o prometido aí vão os filmes de 2009 citados no rap:
    Quem quer ser um milionário
    Avatar
    Amor sem escalas
    Nine
    Harry Potter e o enigma do príncipe
    Transformers: A vingança dos derrotados
    Se beber não case
    Lua nova
    X-men origens:Wolverine
    Anjos e Demônios
    Preciosa

    De lambuja ainda tem as citações ao primeiro crepúsculo, a Batman - o cavaleiro das trevas e por analogia a trilogia Senhor dos anéis.

    Obrigado pela participação e espero que tenham gostado da brincadeira. Vem mais por aí!!!

    ResponderExcluir
  8. Que fofo me chamar de Diva, nem preciso dizer que és meu MUSO rsrs... Logo vi que você tem um excelente texto e uma desenvoltura jornalística muito profissional. AMO!

    Beijo da Madame e se não nos falarmos neste interim, Feliz Ano Novo e muito cinema e conversas entre nós em 2010.

    ResponderExcluir
  9. Não vou desgrudar de vc madame em 2010 (rsrs)
    beijos

    ResponderExcluir