quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Cenas de cinema: datas -parte 1

11 de janeiro
Quem quer ser um milionário? fatura quatro globos de ouro e se anuncia como o grande vencedor da temporada de premiações do ano, assim como Heath Ledger que recebe o prêmio póstumo por sua atuação em Batman – o cavaleiro das trevas.

16 de janeiro
Estréia no Brasil O curioso caso de Benjamim Button. O filme estrelado por Brad Pitt, cuja história é sobre um homem que nasce velho e rejuvenesce fez grande sucesso no país, mas fracassou no Oscar.

30 de janeiro
O ator Tom Cruise chega ao Brasil para divulgar o filme Operação Valquiria. O drama ambientado na segunda guerra, embora tenha feito boa bilheteria no Brasil, foi mais um revés na carreira do outrora inabalável astro.

6 de fevereiro
Estréia em primeiro lugar nas bilheterias americanas o filme, Ele não está tão a fim de você. A fita, adaptada de um best seller de auto ajuda, reunia grande elenco e marcava uma das primeiras adaptações de um livro do gênero.

10 de fevereiro
Se eu fosse você 2 bate o recorde de faturamento de uma produção nacional, R$ 40 milhões de reais com 38 dias em cartaz. A fita de Daniel Filho em que Tony Ramos e Glória Pires trocam de corpos ainda bateria outros recordes no ano. Como, por exemplo, o de filme de maior público da retomada (mais de 6 milhões de espectadores).

15 de fevereiro
O peruano A teta assustada leva o Urso de Ouro no festival de Berlim e denota o bom momento vivido pelo cinema latino americano que triunfara em 2008 no festival, com o brasileiro Tropa de elite.

22 de fevereiro
Acontece a 81ª cerimônia de entrega dos prêmios Oscar. A maior festa do cinema consagrou o filme Quem quer ser um milionário? e marcou também a estréia do australiano Hugh Jackman, primeiro não comediante a apresentar o evento, como mestre de cerimônias.

6 de março
Estréia mundialmente o aguardado Watchmen de Zack Sneider. O filme, no entanto, não cumpriu nas bilheterias as expectativas do estúdio e, em termos de qualidade, não atingiu as expectativas de fãs e críticos de cinema do mundo todo.

6 de março
Estréia no Brasil o vencedor do Oscar Quem quer ser um milionário?. O filme recebeu criticas esmagadoras no país. Quase ninguém gostou do filme vencedor do Oscar. Contudo, a fita fez carreira comercial satisfatória nos cinemas tupiniquins.

20 de março
O filme Medo privados em lugares públicos de Alan Resnais completa dois anos em cartaz em São Paulo e bate o recorde de outro filme cult, o semi-erótico 9 e ½ semanas de amor.

2 de abril
Vaza na internet uma cópia, ainda não finalizada, do filme X-men origens: Wolverine. A FOX, estúdio responsável pelo filme, dá inicio a investigações e intensifica a campanha de marketing do filme. O astro Hugh Jackman viajaria meio mundo para promover a fita.

14 de abril
Em alta novamente após o sucesso de O lutador, Mickey Rourke chega aos cinemas brasileiros com Killshot – tiro certo. Filme finalizado há dois anos e na gaveta do estúdio até então. No elenco, além de Rourke que vive um assassino profissional, Tomas Jane, Diane Lane e Joseph Gordon Levitt.

30 de abril
X-men origens: Wolverine estréia no Brasil, um dia antes de estrear nos EUA. O filme se tornaria uma das maiores bilheterias do ano.

6 de maio
Hugh Jackman chega ao Brasil para promover o novo filme mutante. Ele foi a São Paulo, onde encontrou o jogador do Corinthians Ronaldo, e ao Rio, onde vestiu a camisa do Flamengo e se encantou com a apresentadora do pânico na TV Sabrina Sato.

8 de maio
Estréia mundialmente Star Trek, 11º filme da poderosa marca de sci fi. O novo capitulo é, na verdade, um reboot imaginado pelo pop J.J Abrans, criador de Lost.

12 de maio
Começa o 63º festival de Cannes na França. Os novos filmes de Quentin Tarantino, Michael Haneke, Pedro Almodóvar, Ken Loach e Lars Von Trier fariam premiere no festival, cujo filme de abertura, pela primeira vez na história, seria uma animação. O filme UP-altas aventuras da Pixar.

23 de maio
O filme A fita branca de Michael Haneke ganha a Palma de Ouro em Cannes. E o desconhecido ator austríaco Christoph Waltz polariza as atenções ao receber o prêmio de melhor ator pelo vilão no filme de Tarantino.

5 de junho
Chegam as telas de cinema do Brasil o quarto filme da série O exterminador do futuro e A mulher invisível. O primeiro, tentava se revitalizar com McG na direção e Christan Bale a frente do elenco, enquanto que o segundo era o aguardado retorno de Selton Mello a comédia escrachada.

12 de junho
Público e critica se impressionam com o jovem Sam Worthington que, vivendo um exterminador, rouba a cena do astro Christian Bale em O exterminador do futuro: A salvação. Worthington é a estrela de Avatar de James Cameron. Tudo muito parecido com outro famoso exterminador; lembraram os mais ávidos.

19 de junho
Com duas semanas em cartaz, o fenômeno Se beber não case alcançava os U$ 170 milhões e deixava o posto de surpresa da temporada para se assumir como um dos blockbusters do verão. Pelo menos em termos de faturamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário