domingo, 13 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009 - os melhores personagens

Top 10 – Os personagens mais marcantes do ano

10 - Mike Chadway de A verdade nua e crua
Talvez Mike, interpretado deliciosamente por Gerard Butler seja tão marcante por ser tão sincero. Não por falar destrambelhadamente asneiras a respeito das relações amorosas travadas entre homens e mulheres, mas pelo jeito charmoso e politicamente incorreto que ele o faz. Mulheres digam que não acharam o cara irresistível, apesar de ridiculamente grosseiro? Não foi só a personagem de Katherine Heigel que se rendeu ao charme cafajeste de Mike, uma platéia feminina inteirinha estava pronta para ouvir a verdade nua e crua de sua boca.

9 – Mark Whitacre de O desinformante
Todo mundo tem suas neuroses, mas Mark Whitacre, vivido com brilho por Matt damon, tem um pouco de todas. Ser um mentiroso compulsivo acaba sendo apenas um detalhe quando você se pega imaginando como os ursos polares se sentem por ter o focinho marrom. Whitacre é uma metralhadora de gadgets desastradas que meio que surfa na própria inocência. No fim das contas, o caricato Whitacre não é tão facilmente decifrável assim.

8 – Randy “o carneiro” Robinson de O lutador
A história do lutador de luta livre que viajou do céu ao inferno, e tentou voltar ao paraíso mais uma vez, foi uma das mais edificantes que vimos nos cinemas esse ano. Robinson,que é o único personagem real dessa lista, foi vivido com amor e brio por Mickey Rourke, que compartilhava com o personagem a queda dramática de status. O híbrido de Robinson e Rourke cativa, emociona e dá nostalgia de tempos melhores. Mesmo que você não os tenha vivido.

7 – Fletcher de Matadores de vampiras lésbicas
O desconhecido ator inglês James Corden deu vida ao rechonchudo e impagável Fletcher um taradão as voltas com vampiras lésbicas na comédia de terror inglesa. Fletcher é o tipo de cara que te põe em uma enrascada de vida ou morte e que tem a consciência pesada demais para te deixar sozinho nela.

6 – Walt Kowalski de Gran Torino
O personagem vivido com extrema qualidade e sensibilidade por Clint Eastwood atravessa uma jornada emocional impensável para sua idade. Após a morte da esposa ele passar a resmungar diariamente e maltratar todos que tem chance. Até que salva um garoto de um ataque de gangue. A aproximação que se dá daí para frente mudará a visão de mundo do velho Walt. Um personagem que ratifica a fé na humanidade.

5 -Carl Fredricksen de UP – altas aventuras
O ranzinza personagem da animação da Pixar guarda muitas semelhanças com o personagem da posição anterior, mas tem sua magia particular. Aventureiro, cavalheiro e um homem eternamente ligado ao amor de sua vida. Carl Fredricksen é a prova de que podemos viver intensamente em qualquer fase da vida.

4 – Aldo “ the apache” Raine de Bastardos inglórios
O índio nativo do Tennesse é daqueles homens rudes e broncos, mas capazes de cumprir as mais variadas missões. Só não peçam para ele falar italiano. Matar nazistas, por outro lado, é algo que Aldo faz muito bem. O caricato Raine, vivido com gosto por Brad Pitt é desses personagens carregados de sarcasmo que estão destinados a adentrar a galeria de figuras cult.

3- Coronel Hans Landa de Bastardos inglórios
Outro personagem poderoso do filme de Tarantino. O caçador de judeus, vivido pelo austríaco Christoph Waltz, é daqueles personagens carismáticos e polarizadores. É mau até a raíz, perverso para dizer a verdade, mas não conseguimos resistir a seu encanto. Do tipo que adoramos odiar ou odiamos adorar. Fica a critério de cada um o sentimento que ganha primazia. É impossível, no entanto, permanecer impassível a esse nazista sádico, sofisticado, letrado, inteligente e bem humorado.

2- Tom de 500 dias com ela
Ele é o homem que 90% das mulheres desejam e se desvia em 100% de como homens são retratados em comédias românticas. Tom é sensível, atencioso, apaixonado, cheio de boa vontade e amor para dar e um tanto imaturo. Ah e curte boa música. O personagem composto por Joseph Gordon Levitt pode se parecer com o seu vizinho, mas tem um sabor de doce novo. Daqueles que você vive ouvindo falar, mas nunca conseguiu encontrar.

1- Benjamin Button de O curioso caso de Benjamin Button
O número 1 da lista é literalmente um personagem de conto de fadas. Benjamin nasce velho e a medida que envelhece (mentalmente), rejuvenesce (fisicamente). O filme de david Fincher permite muitas metáforas deslumbrantemente arrebadatoras, mas nenhuma delas se equipara a graciosidade e encanto que exalam do Benjamim Button de Brad Pitt.

E como não poderíamos deixar passar em branco, os 10 melhores da década que se encerra.

10 – Sr. Incrível de Os incríveis (voz de Brad Bird) (EUA 2004)
9- Capitão Nascimento (Vagner Moura) de Tropa de elite ( Brasil 2007)
8- Miranda Priestly (Meryl Streep) de O diabo veste Prada (EUA 2006)
7- Jason Bourne (Matt Damon) da Trilogia Bourne (EUA, 2002, 2004, 2007)
6- Daniel Plainview (Daniel Day Lewis) de Sangue negro (EUA 2007)
5- Shrek (voz de Mike Meyers) de Shrek (EUA 2001, 2004, 2007)
4- Jack Sparrow (Johnny Depp) da trilogia Piratas do Caribe (EUA 2003, 2006, 2007)
3- Maximus Décimos Meridios (Russel Crowe) de Gladiador (EUA 2000)
2- Bridget Jones (Renée Zellweger) de O diário de Bridget Jones (EUA 2001)
1- Coringa (Heath Ledger) de Batman – o cavaleiro das Trevas (EUA 2008)

2 comentários:

  1. Também fiz uma lista de melhores personagens da década. Temos pouco em comum, mas gostei das tuas escolhas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Matheus, tudo bem? Prazer imenso te receber aqui. Vou dar uma olhada na tua lista sim. Fiquei curioso. rsrs. Fica reiterado o convite para aparecer aqui, e palpitar, sempre que quiser. Aquele abraço!

    ResponderExcluir