sábado, 5 de dezembro de 2009

OSCAR WATCH - National Board of Review 2

Nota: Esse post era para ter sido publicado ontem. Peço desculpas aos leitores de Claquete pelo atraso.

Conforme publicado em nota ontem aqui em Claquete foram divulgados os vencedores da edição 2009 dos prêmios distribuídos pelo National Board of Review, importante associação de críticos de cinema dos Estados Unidos. Amor sem escalas, ‘dramédia’ dirigida por Jason Reitman foi eleito o melhor filme do ano. Na fita, George Clooney vive um profissional que vive de portar más noticias. Sua vida amorosa é um caos e ele vive em trânsito pelos ares do país. Sempre para entregar más notícias ou pelo menos para enrolar até que elas cheguem. George Clooney, por sinal, dividiu o prêmio de melhor ator do ano com Morgan Freeman que viveu Nelson Mandela em Invictus. A melhor atriz foi Carey Mulligan por Sedução. Os melhores coadjuvantes foram Woody Harrelson por The Messenger e Anna Kendrick por Amor sem escalas. Foram escolhidas como as performances revelação as de Jeremy Renner por Guerra ao Terror e de Gabourey Sidibe por Preciosa. Invictus também rendeu o prêmio de direção a Clint Eastwood que ano passado vencera como ator por Gran Torino. Um homem sério dos irmãos Coen levou o prêmio de melhor roteiro original e Amor sem escalas (o grande vencedor do ano) ficou com o prêmio de roteiro adaptado. O melhor elenco foi o de Simplesmente complicado e o melhor filme estrangeiro foi o francês Un prophète de Jacques Audiard que desde Cannes vem chamado atenção para si. Foi liberada, ainda, a lista dos 10 melhores filmes do ano de acordo com a associação de críticos e ficaram de fora filmes badalados como Nine, Avatar, Preciosa e A single man.


Os premiados George Clooney e Anna Kendrick em cena de Amor sem escalas, escolhido o melhor filme do ano

Confira o top 10 em ordem alfabética:
500 dias com ela
Bastardos inglórios
Guerra ao terror
Invictus
Onde os monstros vivem
Sedução
Star Trek
The Messenger
Um homem sério
Up –altas aventuras






Jeremy Renner em cena de Guerra ao terror: Ele e o filme estão cada vez melhor posicionados


O cenário daqui para frente
Pouca coisa muda em termos de apostas para o Oscar, até porque esse ano tudo está meio que imprevisível, já que serão 10 fitas concorrendo para melhor filme. No entanto, Amor sem escalas salta para frente na disputa entre os filmes, 500 dias com ela rouba a pecha de favorito entre os independentes de Preciosa e alguns nomes se solidificam nas categorias de atuação. Um exemplo notório e estatístico é a categoria de performance reveladora ou surpreendente (em tradução livre). Ano passado Richard Jenkis por O visitante e Melissa Leo por Rio congelado receberam esse prêmio e foram as “surpresas” entre os finalistas do Oscar. Esse ano Jeremy Renner por Guerra ao terror e Gabourey Sidibe por Preciosa receberam a mesma distinção. Será que dá?
Enquanto isso, o filme Dúvida foi o agraciado ano passado com a distinção de melhor elenco, prêmio que foi para Simplesmente complicado esse ano. Dúvida fez bela carreira no circuito de premiações, culminando em cinco indicações ao Oscar. Conforme antecipado por Claquete aqui, Simplesmente complicado promete seguir a trilha. Dos filmes que integraram a lista dos 10 melhores do National Board of review, 4 foram indicados ao Oscar de melhor filme, mas todos chegaram ao Oscar. Esse ano, o aproveitamento deve ser ainda melhor em virtude do aumento do número dos indicados a categoria principal.
As escolhas da associação posicionam Clint Eastwood muito bem na corrida pelo ouro. Depois de perder força ano passado com A troca e Gran Torino, algo que até hoje permanece indigesto para muitos, Invictus pode se tornar o bicho papão desse ano.

500 dias com ela supreende ao roubar uma vaga que todos acreditavam ser de Preciosa

6 comentários:

  1. E qual é o seu favorito a melhor filme ao Oscar, Monsieur G?

    Beijos da Madame!

    ResponderExcluir
  2. Já falei aqui sobre esta premiação, mas me esqueci de comentar algo: o prêmio para Anna Kendrick em Melhor Atriz Coadjuvante, uma vez que Mo'Nique parece ser imbatível! Veremos o que a vitória da Anna significa para a corrida ao Oscar desta categoria.

    ResponderExcluir
  3. Madame: Pois é, ainda está muito cedo para dizer.Até pq seguramente ainda não vi a maior parte dos que serão competidores. Mas meus favoritos a integrarem a lista eu vou revelar em breve aqui mesmo. Mas posso adiantar alguns: Nine, Bastardos inglórios, Amor sem escalas, Um homem sério e Um olhar do paraíso (Peter Jackson é o novo Spielberg e o primeiro drama dele, mesmo que não seja isso tudo será festejado pelo oscar). Aguarde mais, melhores e mais embasadas opiniões para breve. Bjs madame

    Kamila: acho que particularmente esse prêmio para Anna Kendrick não significa muito em termos de Oscar. Mas, no entanto é certo para mim que apenas um membro do elenco de Preciosa terá a distinção de ser indicado ao Oscar, e nesse sentido Gabourey Sidibe largou na frente.
    Bjs Ka!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Reinaldo. Eu também não tenho favoritos, mas confesso que não parei para pensar ainda, só sei que Bastardos Inglórios, 500 dias com Ela e Inimigos Públicos são especiais e, torço por Tom Ford. Não assisti o filme, mas está sendo bem elogiado e gosto da ousadia dele e do senso estético, inclusive no trailer do filme dá para ver este realismo estético.

    Beijo da Madame!

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de comentar, mas o filme que eu quero assistir é Single Man, com a Juliane Moore e o Colin Firth, primeira direção de Tom Ford no cinema. Aliás, amo os dois atores e amo também Tom Ford, ousado e polêmico.

    Beijo da madame!

    ResponderExcluir
  6. Tb estou ansioso para conferir a estréia de Tom Ford na direção. Acho-o uma personalidade bastante interessante.Quero conhcê-lo como cineasta. É,sem dúvidas, um filme que promete. Não acho que inimigos públicos tenha grandes chances. Deve emplacar uma indicação por figurino, e edição de som. E só.
    Bjs madame!

    ResponderExcluir