domingo, 27 de dezembro de 2009

Os 25 melhores filmes da década: 22 - Os infiltrados

“Eu não quero ser um produto do meio. Eu quero que o meio seja um produto de mim”.




Sinopse:
O jovem policial Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) é infiltrado na quadrilha do chefão Frank Costello (Jack Nicholson), da máfia irlandesa, e tem cada vez mais a confiança dos criminosos. Ao mesmo tempo, Collin Sulivan (Matt Damon), um violento integrante da gangue, é igualmente infiltrado na polícia e ganha o respeito de colegas e superiores.

Comentário:
Scorsese retoma o gênero e os personagens que fizeram sua fama e o consagraram como diretor, o mundo dos gangsters. Contudo, em Os infiltrados, o diretor exercita uma visão de mundo mais pessimista, mais aterradora, onde a violência, a desconfiança e a força se impõem como meio. Ao retratar um mundo bestial, com o calor das metáforas como a impotência sexual do protegido do gangster na policia, ou a própria sexualização permanente que Frank Costello promove de tudo e para tudo ou do furor sexual de Costigan e de sua paixão “proibida” justamente pela namorada de Sullivan.
Um filme que excede os parâmetros de filme de gangster e atinge níveis dramáticos impensados. Além de ser um excepcional thriller policial, Os infiltrados desvela a sordidez das relações humanas e o híbrido de ganância e egoísmo que movem nossa existência. E sepulta as expectativas de um final hollywoodiano, com seu final anticlimático e apoteótico. Catártico como muitos, mas verdadeiro como poucos.

Prêmios:
Venceu 4 Oscars (filme, direção, roteiro adaptado e montagem); 5 indicações ao Globo de ouro e vitória por direção; 8 indicações ao Bafta; melhor filme pelas associações de críticos de Boston Los Angeles, Detroit, Chicago, Nova Iorque, Washington, Phoenix, Las Vegas, Dallas e São Francisco; 7 indicações ao critic´s choice awards e 2 vitórias (filme e direção); prêmio do sindicato dos diretores; prêmios do National Board of Review de melhor elenco e diretor;

Curiosidades:
- É um remake de um filme de Hong Kong, do ano de 2002, chamado Conflitos internos.
- O diretor Martin Scorsese afirmou que só ficou sabendo que se tratava de um remake depois de ter o filme pronto
- Foi por este filme que Martin Scorsese finalmente ganhou o Oscar como melhor diretor. Até então ele já havia sido indicado 5 vezes e nunca havia ganhado. Era tido como uma das maiores injustiças da academia.
- Existem boatos sobre uma possível continuação de Os infiltrados. Já que há três Conflitos internos. Scorsese já demonstrou interesse em rodar a continuação, mas não há nada certo por enquanto.
- Esse filme marcou a terceira colaboração entre Leonardo DiCaprio e o diretor. A quarta colaboração está a caminho, Ilha do medo.
- Foi a última aparição nas telas de Jack Nicholson em um filme dramático. Depois disso, o ator foi visto em Antes de partir, comédia um tantinho dramática, ao lado de Morgan Freeman.
- É o décimo filme de Scorsese a contar com música dos Rolling Stones na trilha sonora. Não à toa, seu filme seguinte foi um documentário sobre a banda.
- O filme é produzido por Brad Pitt, que inicialmente ficaria com o papel de Leonardo DiCaprio.
- A montadora Telma Schoonmaker trabalha em todos os filmes de Scorsese desde Touro indomável. Tanto lá, quanto nesse último, ela recebeu o Oscar na categoria. Mas segundo ela, o Oscar é mais de Martin do que dela, uma vez que ele desfaz todo o trabalho dela.
- O título original The departed (os partidos) é a mais poderosa e alusiva metáfora do filme, cujo sentido só se completa após a subida dos créditos


Ficha técnica:
Título original: The Departed
Gênero: Drama
Duração: 02 hs 29 min
Ano de lançamento:2006
Estúdio:Warner Bros. Pictures / Vertigo Entertainment / Plan B Entertainment / Initial Entertainment Group
Distribuidora: Warner Bros.
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: William Monahan
Produção: Jennifer Aniston, Brad Grey, Graham King, Brad Pitt e Martin Scorsese
Música: Howard Shore
Fotografia: Michael Ballhaus
Direção de arte: Teresa Carriker-Thayer e Nicholas Lundy
Figurino: Sandy Powell
Edição:Thelma Schoonmaker
Efeitos especiais: Lola Visual Effects
Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt damon, Jack Nicholson, Alec Baldwin, Mark Wahlberg, Vera Farmiga, Martin Sheen e Ray Winstone



Fonte: arquivo pessoal

7 comentários:

  1. Com certeza é um filme essencial para qualquer lista de melhores... Adoro e vibrei quando venceu o Oscar...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado cara! Tb adoro esse filme. E sinto que mesmo depois do Oscar há quem ache um Scorsese menor. Eu não acho. Acho que é um dos grandes momentos do diretor e foi melhor ser agraciado com o Oscar por esse filme do que por Gangues de Nova Iorque ou O aviador(ambos bons filmes tb).
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito desse filme, inclusive o acho melhor que o longa original!

    ResponderExcluir
  4. Não vi o original, mas Scorsese mais uma vez fez um grande trabalho. Este precisa de uma revisão...

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  5. Kamila: Vi o original e na minha opinião, o filme de Scorsese está mil anos luz a frente do longa de Hong Kong. Portanto, estou contigo e não abro. Bjs

    Mayara: Já vi Os infiltrados 4 vezes e em todas descobri uma camada nova. É um filme, que me arrisco dizer, envelheçerá muito bem. Bjs Ma

    ResponderExcluir
  6. Excelente comentário, principalmente em "Os infiltrados desvela a sordidez das relações humanas e o híbrido de ganância e egoísmo que movem nossa existência." Foi exatamente esta sordidez que vi claramente nas relações e que considero um ponto alto do filme já que adoro este desmascaradamento do ser humano em sua própria podridão moral. Ainda o acho um filme complexo que tem que ser assistido mais de uma vez (como foi o meu caso) por isso obrigada pela seleção, vou assistí-lo pois adoro Scorsese.

    Beijo da Madame!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado vc madame pelo prestígio da presença e dos elogios.
    Bjs

    ResponderExcluir