domingo, 20 de dezembro de 2009

Os 25 melhores filmes da década: 23 - Fale com ela

“Você só pode fazer uma coisa: falar com ela”




Sinopse:

Benigno e Marco são dois desconhecidos que acabam virando amigos em decorrência do destino. Enquanto esperam com toda a esperança possível as mulheres por quem são apaixonados, – Alicia e Lydia –, saírem do estado de coma do hospital, acabam tendo uma afinidade muito grande. Benigno possui uma espécie de amor platônico por Alicia, pois apaixonou-se sem ter tido tempo de ser correspondido, antes do acidente dela. Marco, em contrapartida, após o acidente, não consegue definir muito bem seus sentimentos com relação a Lydia.

Comentário:

Em Fale com ela, fica cristalina a disposição de Almodóvar em expandir o alcance de seu cinema. Se até então, o interesse pelo feminino monopolizava a obra do cineasta, na fita de 2002, a angústia do macho torna-se central em sua obra. E não é só. Almodóvar realiza um filme que concilia magnificamente a beleza das imagens, a universalidade da música e o poder do discurso. Sim, porque Fale com ela é romântico e terapêutico, mas não abre mão dos conflitos polêmicos e melodramáticos que pautam a obra do cineasta.
A fita ilumina ainda o aspecto mais generoso do amor. Um sentimento que tem muitas camadas, mas que sob a ótica de Almodóvar se enche de tonalidades insuspeitas. Em questão de meia hora se metamorfoseia de ato hediondo em ato de altruísmo. A ambigüidade de um sentimento tão íntimo quanto indecifrável é suntuosa em Fale com ela. Com seu filme, o diretor espanhol escreve um dos mais belos epítetos sobre o mais devassado dos sentimentos humanos.

Prêmios:

Indicado a dois Oscar (direção e roteiro original), ganhou o Oscar de roteiro; ganhou os Bafta de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original; indicado ao Critic´s choice award de melhor filme estrangeiro; ganhou o Cesar de melhor filme europeu; ganhou 5 European Film Awards (filme, direção, roteiro, ator e trilha sonora); prêmio do sindicato de críticos franceses de melhor filme; 10 indicações ao Goya, ganhou de melhor trilha sonora; prêmio de direção pela associação de Críticos de Los Angeles; melhor filme estrangeiro pela National Board of Review; premio de melhor filme estrangeiro no Globo de ouro;

Curiosidades:
- O músico brasileiro Caetano Veloso faz uma participação especial no filme
- É considerado por muitos críticos de cinema como a obra prima do diretor
- O ator Dario Grandinetti que vive Marco no filme era, à época, namorado da atriz Leonor Watling que vive Alicia, objeto do amor de Benigno.
- Após o ministério da cultura da Espanha preterir o filme na disputa por uma vaga ao Oscar na categoria de filme estrangeiro, Almodóvar anunciou que estava irreversivelmente rompido com a pasta da cultura. Nunca mais um filme seu foi o selecionado do país para disputar o Oscar.
- Esse é o sexto filme de Almodóvar com cenas de touradas

Ficha técnica:
Título original: Hable con Ella
Gênero: Drama
Duração: 01 hs 56 min
Ano de lançamento: 2002
Estúdio: El Deseo S.A.
Distribuidora:20th Century Fox / Sony Pictures Classics / Warner Bros.
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Agustín Almodóvar
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Direção de arte:Antxón Gómez
Figurino:Sonia Grande
Edição: José Salcedo
Elenco: Dario Grandinetti e Javier Câmara




Fonte: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário