sábado, 26 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Cenas de cinema: Gente - parte 2

Meu nome é trabalho!
O diretor Steven Soderbergh é o que se convenciona chamar por aí de workaholic. Prova disso foi o intenso e volumoso ano de 2009. Ele lançou três filmes (no Brasil foram 4). Che – guerrilha, Confissões de uma garota de programa e O desinformante. Participou de festivais de cinema pelo mundo e, bem, foi isso. E já está bom né? James Cameron passou 12 anos para fazer um filme. Mas comparar para quê?


E por falar no Diabo...
2009 marcou o retorno de James Cameron aos cinemas. Com a nítida disposição de revolucionar o cinema e de quebrar os próprios recordes, estabelecidos há mais de uma década com o mega hit Titanic. As nem um pouco modestas pretensões de Cameron são encaradas com seriedade por um mundo, e uma indústria, que vêem no diretor a mais perfeita personificação do mitológico Midas, o homem que transformava em ouro o que quer que tocasse.


Cameron bate um papo com Sigourney Weaver: Esse filme tem que dar lucro...

Sexy: Cabeludo ou engomadinho!
E Johnny Depp venceu, pela segunda vez, uma das mais aguardadas e comentadas eleições anuais. Em 2009, ele encabeçou a lista dos homens mais sexy do mundo da publicação americana People. Ganhou quando foi o descabelado e desengonçado Jack Sparrow de Piratas do caribe em 2003 e ganhou quando foi o engomadinho e bem passado John Dillinger em Inimigos públicos agora. Não importa o figurino, Depp é Depp.Que se você parar para pensar, vai reparar que rima com sexy. E ponto final.

Depp para todos os gostos

Muito além de Bourne
Matt Damon provou, noves fora, em 2009 que Jason Bourne é apenas um personagem na polivalente carreira do ator. Ele engordou 15 kilos e exercitou sua veia cômica para brilhar em O desinformante e emagreceu e aprendeu a apanhar no truculento rúgbi para viver um devotado jogador sul-africano em Invictus. Em 2010, ele retoma a parceria com o diretor de Bourne, mas em The green zone.

Um diretor em apuros
Roman Polanski viu passado e futuro lhe assombrarem por uma mesma fresta em 2009. Ao desembarcar em Zurique, onde seria homenageado no festival de cinema local, o diretor foi preso, em uma operação orquestrada pela justiça americana que tenta prender o diretor há mais de 30 anos. Mas o pesadelo de Polanski não terminou em 2009. Aliás, nada indica que vá terminar tão cedo.

Lobo mau
Christoph Waltz foi o coringa do ano. Literalmente. Sua performance arrebatadora no novo filme de Quentin Tarantino impressionou o mundo e o ator austríaco se prepara para aterrisar em Hollywood. Depois da rapa que deve fazer nos prêmios dessa temporada ele deverá viver outros vilões no cinema. Ai, essa fama de lobo mau.
Christoph Waltz é mau em inglês, alemão, francês e italiano

A América caiu de amores por ela!
Nenhuma latina é hoje mais poderosa do que Penélope Cruz na América. Até mesmo a juíza Sonia Sotomayor, primeira latina a integrar a suprema corte americana cativa tanto os americanos. Depois do Oscar o caso de amor da América com a espanhola que também embasbaca Almodóvar continua firme e forte. Ela dança, balança e manda beijinhos em Nine. Mais um Oscar?


Penélope faz acrobacias em Nine: Depois de Tom Cruise e Mathew McConaughey, a América

O provocador!
Daniel Radclife, o adolescente –quase adulto, mais rico do Reino unido é um artista. O protagonista da saga Harry Potter apareceu bastante em 2009. Além de brilhar no sexto filme da série. Apareceu fumando maconha e, mais recentemente, lançou a seguinte no ar: “Posso aparecer pelado no último filme de Harry Potter”. Não maliciosos de plantão. Ele não estava sob efeito de alucinógenos. O diretor David Yates confirmou a veracidade do boato, mas lembrou: “Pode, não quer dizer que vai”. Ah bom! Agora tudo ficou esclarecido.

Radclife e o cigarrinho: Vocês ainda não viram nada...

Um ano que foi uma roleta russa
A mais famosa cantora de Barbados, Rihanna, teve um 2009 intenso. Começou o ano sendo espancada pelo então namorado Chris Brown, passou boa parte do ano em isolamento (tocando o novo album), depois, mais uma vez, algumas fotos suas nua caíram na rede. Ela apareceu em alguns dos mais famosos talk shows americanos onde disparou perolas como " fui dormir Rihanna e acordei Britney Spears" em uma escancarada referência aos escandâlos em que se viu envolvida em 2009. A cantora no entanto fecha o ano com saldo positivo. Seu novo album Rated R é um primor e o single Russian Roulette, em velada homenagem ao ex Chris Brown é o que se convenciona chamar por aí de catchy.

Capa do novo CD de Rihanna: Só para maiores...

2 comentários:

  1. Adorei a segunda parte da retrospectiva. Destaco Christoph Waltz, Penelope Cruz (não imaginaria NUNCA que ela fosse ter essa carreira tão rica em Hollywoo) e a volta do James Cameron.

    ResponderExcluir
  2. Oi ka, obrigadão! Tb nunca imaginei que Penelope Cruz seria tão bem sucedida. Para falar a verdade, não imaginava que ela fosse tão boa atriz.
    Bjs

    ResponderExcluir