domingo, 5 de janeiro de 2014

Oscar Watch 2014 - Bale Feelings


É cedo para dar um segundo Oscar para Christian Bale? Alguns analistas da indústria deslumbrados com sua atuação em Trapaça conjecturam a respeito desse dilema. Neste momento, Bale é um dos cotados para indicação ao Oscar, mas não é certeza na categoria que vê como favoritos Matthew McConaughey (Dallas Buyers Club) e Chiwetel Ejiofor (12 anos de escravidão). No entanto, Bale pode se beneficiar do buzz favorável ao filme de David O. Russell que tem surgido nas últimas semanas.
Ator de talento invejável e que desde o Oscar conquistado em 2011 por O vencedor, seu primeiro trabalho com Russell, conseguiu reverter a percepção relativamente negativa que rondava sua persona, Bale faz um tipo mais complexo neste filme. Ele vive Irving Rosenfeld, um vigarista que se vê obrigado a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper) em um caso que envolve a máfia. “O personagem é suculento e Bale o domina em todas as suas cavidades”, anotou o New York Times em sua crítica para o filme. Christian Bale foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia e musical e também para melhor ator no Critic´s Choice Awards, uma pista nada desprezível de que a indicação ao Oscar é uma possibilidade bastante palpável. A vitória é outra história. No entanto, a academia abriu precedente de premiar atores premiados recentemente nesta categoria. Daniel Day Lewis ganhou ano passado por Lincoln depois de prevalecer em 2008 por Sangue negro. Sean Penn ganhou em 2009 por Milk- a voz da igualdade depois de ter vencido em 2004 por Sobre meninos e lobos. Bale, no entanto, está longe de ostentar o prestígio histórico desse par de atores e ganhou seu primeiro Oscar há três anos (não cinco) e na categoria de coadjuvante.
Christian Bale não tem mais nada para provar para ninguém e, já há alguns anos, vem fazendo escolhas interessantes na confecção de sua carreira. É inegável que a colaboração com Russell, assim como foi com Nolan, lapida uma percepção renovada sobre o ator. Bale está diante da possibilidade de repetir figuras como Hillary Swank e Christopher Waltz que são os únicos na história recente do Oscar a ganhar o prêmio nas duas nomeações que receberam. Tal como Waltz, Bale pode fazê-lo sob as ordens do mesmo diretor e não há nenhuma trapaça nisso.

2 comentários:

  1. Será que ele consegue ser indicado? A categoria de ator, assim como no ano passado, tá muito concorrida. Vai ficar um monte de gente boa de fora!

    ResponderExcluir
  2. A categoria de ator é sempre uma das mais disputadas da corrida pelo Oscar. Muitas vezes supera em acirramento a categoria de melhor filme. Pois bem, garantidos na categoria apenas Chiwetel Ejiofor e Matthew McConaughey. Mas creio que DiCaprio e Bale tem chances. Hanks, Bruce Dern e Redford, no entanto, estão mais bem colocados.A briga, invariavelmente, está entre esses nomes. Dois vão sobrar. Acho que figuras como Oscar Isaac e Joaquin Phoenix tem poucas chances, mas vai saber, né?
    Abs

    ResponderExcluir