quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ESPECIAL WALL STREET - O DINHEIRO NUNCA DORME: Os mandamentos de Gordon Gekko


Ele não é a figura usual do que convencionamos chamar de Guru, mas Gordon Gekko é referencial em termos de noções capitalistas. O mundo de Wall Street parece regido por suas diretrizes. Claquete selecionou os principais mandamentos de Gordon Gekko (frases disparadas pelo personagem no primeiro filme que refletem sua visão de mundo).

10 – “Almoço é para fracos”
Prioridades são prioridades e não podem ser postergadas por trivialidades como o almoço ou mesmo uma boa noite de sono. Em dado momento do filme, Gekko – ao telefone - acorda seu pupilo Bud Fox (Charlie Sheen) e o adverte: “o dinheiro nunca dorme”.

9 - “O que vale a pena ser feito, vale a pena ser feito por dinheiro”
Não se iluda. Magnânimo e misericordioso só Deus e seu filho. No mundo em que vivemos ninguém faz algo bom por você sem que esteja lucrando em algum nível pessoal com isso. Um provérbio de Gekko que vale para toda nossa vida em sociedade.

8 - “Se você precisa de um amigo, arranje um cachorro”
Outro provérbio Gekkiano bem sacado. Em um mundo feroz como o de Wall street (e por que não no mercado de trabalho em geral) confiar em alguém pode ser mortal. Para Gekko a amizade pode ser o primeiro passo para o fracasso nesse ramo.

7 - “É tudo sobre dinheiro, o resto é conversa.”
Outra perola que reforça a visão central do yuppie. Quando alguém vem te falar que o dinheiro é o que menos importa em uma transação de qualquer natureza, desconfie mais do que aquele que parece mal intencionado.

6 - “Não é uma questão de suficiência, camarada. É o jogo. Alguém ganha, álguem perde. Dinheiro não é perdido ou feito, ele simplesmente é transferido de uma percepção para outra.”
Aqui Gekko demonstra sua visão cética e objetiva sobre a razão de ser de Wall street e de pessoas como ele. Uma verdadeira aula sobre o conflito de percepções entre gente de Wall street e gente que não é de Wall street.

5 - “Eu não crio nada. Eu domino. Nós fazemos as regras, camarada. As notícias, guerra, paz, fome, o clipse do papel. Nós tiramos aquele coelhinho da cartola enquanto todo mundo senta e fica imaginando como nós fizemos.”
Gekko finaliza sua explanação sobre como funcionam as coisas no topo dos edifícios empresariais.

4 - “Eu não jogo dardos em um quadro. Eu aposto em coisas certas. Leia Sun Tzu, A arte da guerra. Toda a batalha é vencida antes de sequer ser lutada.”
Aqui o yuppie discorre sobre o tipo de estratégia que julga indicada para operar na bolsa, mas seu pensamento pode ser transposto para outros patamares da vida em sociedade.


3 - “Se você não está dentro, você está fora”
Novamente Gekko sublinha a força da percepção. Não há espaço para achismos e consciência. Ou se firma dentro do clube, compactuando com seus dogmas, ou se resigna do lado de fora.


2- “A ganância, na falta de uma palavra melhor, é boa. A ganância é certa. A ganância funciona. A ganância esclarece, leva adiante e captura o espírito revolucionário. A ganância, em todas as suas formas; ganância por vida, por amor, por dinheiro, conhecimento marcou a ascensão da humanidade.”
Aqui Gekko expõe seu segredinho sujo. Para o yuppie, algo tão sórdido é positivo para o desenvolvimento. No que muitos gostam de classificar como ambição, Gekko enxerga o pior do ser humano contribuindo para o que de melhor a humanidade é capaz de conceber.


1 - “A mercadoria de maior valor é a informação”
Essa é a descoberta da pólvora. Tanto em uma corrida eleitoral como a que vivenciamos tanto quanto no dia a dia da bolsa de valores, a informação é a commodity de maior valor venal.

11 comentários:

  1. É, não concordo com o homem, mas tenho que concordar que ele sabe o que quer e não mede esforços para atingir seus objetivos, hehe. Esse é o retrato do nosso capitalismo selvagem.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. São sacadas sensacionais! Não que eu concorde, mas ele tem um senso de observação único.
    A sua observação sobre a 7ª frase me deixou com mais vontade de ver o primeiro filme!!! Drama vai ser encontrar agora...

    Bjs,
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem no Youtube. Wall Street Poder e Cobiça.
      https://www.youtube.com/watch?v=RtpT5Wm-hkk

      Excluir
  3. Amanda: Pode não se concordar com o homem, mas que ele é um gênio das finanças e profundo conhecedor do comportamento humano, isso não dá para negar... bjs

    Aline: Valeu Aline. É fácil encontrar. Inclusive, os DVDs estão por R$ 12,90 nas lojas americanas. A edição de aniversário de 20 anos (DVD duplo) pode ser encontrada por R$ 29,90.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Reinaldo! Sei que faz tempo sua mensagem, mas eu tinha que dizer: o Gekko não era gênio das Finanças. Ele foi um fraudador que usava informação privilegiada. Ele pode ter sido um gênio no propósito dele, mas não nas Finanças.

      Excluir
    2. - Um psicopata. Que sabia enganar Jovens. Idealistas e sonhadores. Um mentiroso. Alguém mesquinho. Que sabia se beneficiar das pessoas e de seus problemas.
      - Alguém de ética ´´duvidosa´´. Amante de si mesmo. Totalmente Antropocentrismo. Mais vinha o mundo com a Filosofia Niilismo.

      Excluir
  4. ROUSSEAU + DESCARTES = GEKKO

    Não é que não havia ma dado conta disso?!

    Abração.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. rsrs. Pois é! uma combinação perigosa... rsrs
    Abs

    ResponderExcluir
  6. tem uma outra grande frase dele que é +/- assim "a origem de todo mal é a especulação" mto bem sacada tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Sim. Mais podemos trazer isso para a vida real. No caso do ´´Lula´´ mesmo. Esses foram os ´´agitadores´´ do mercado. A válvula e o consumo. O povo animado. Sempre acreditando em dias melhores. No modelo Capitalista tudo se torna ´´produto´´ ou ´´mercadoria´´. Casa. Carro uma Universidade. Ate mesmo Emprego. Sendo assim. Ate mesmo nas Igrejas. Por exemplo participar de um Seminário ou Crisma. Ser Pastor. Pode representar ´´ascensão social´´. A oportunidade de fazer parte da ´´Natã´´ social. Da Burguesia. É etc. O famoso ´´ser rico para não sofrer´´.

      Excluir
  7. Eu concordo em genero, numero e grau. E tem mais: estes são os meus 10 mandamentos. E no topo deles tem: Acreditar em mim e só em mim mesmo, e em Gordon Gekko sobre todas as coisas!
    Eu serei assim tb... Aliás, já comecei. Portanto, quem acha que dinheiro não traz felicidade e coisas do tipo... Show de bola; me dê o seu dinheiro e seja feliz!

    ResponderExcluir