O filme posterior a Encontros e desencontros, naturalmente, atrairia atenção e expectativas desmedidas. Maria Antonieta foi selecionado para concorrer à Palma de ouro em Cannes e foi um dos filmes mais destruídos da edição de 2006 do festival. A percepção é de que Sofia não fazia filmes e sim ventilava algumas sensações próprias em sua narrativa. A Maria Antonieta da diretora era incompreendida, mas nem de longe a incompreendida que a História pincelava. Sofia Coppola faz um filme de rearranjos sofisticados e muita liberdade criativa. Não era a liberdade com que Sofia retratava aquele universo que incomodava parte da crítica, mas sim a ausência de um propósito em “imaginar” Maria Antonieta. O propósito era, ainda que enquadrado em proporções distintas, o mesmo de acompanhar o solitário Bob Harris (protagonista de Encontros e desencontros): a solidão do poder, o desprestígio do prestígio e todas essas contradições bem particulares. Esperava-se um filme investigativo sobre aquela personalidade tão cativante, não que a personalidade tão cativante fosse mero instrumento de identificação para os interesses da cineasta. E foi por não corresponder essas expectativas, por não exceder o mero e óbvio jogo de espelhos que Sofia Coppola foi vaiada em Cannes.
O filme é uma adaptação rasa, mas musicada, de seus dois filmes anteriores. Com boa música, figurinos sobressaltados e uma Maria Antonieta histriônica, Sofia Coppola realiza o filme menos marcante de sua filmografia e o que lhe suscita mais críticas.
Parabéns pela excelente análise. Afinal, nem crítica é... é análise mesmo! rs Maria Antonieta tem lá as suas falhas, mas é de longe o que eu mais gosto da Coppola. Mas é verdade que essa coisa que ela tem de se "retratar" em suas obras é um tanto chata. Maria Antonieta tem um panorama abrangente que aos olhos de Coppola ficou pequeno demais. É um filme bacana, mas percebe-se que é um mero capricho de Sofia. Uma pena.
ResponderExcluirÉ um que filme passou diversas vezes na tv fechada, mas não me chamou a atenção para conferir.
ResponderExcluirAbraço
Pode não ser o melhor trabalho de Sofia Coppola, mas a trilha sonora realmente salva o filme! Combinou perfeitamente!
ResponderExcluirhttp://filme-do-dia.blogspot.com/
Eu achei excelente esse filme! O trabalho técnico é maravilhoso.
ResponderExcluirhttp://cinelupinha.blogspot.com/
Alan: Valeu Alan. Lembrando que a Mostra Panorama aqui no blog se presta a analisar a filmografia de certos diretores e a consonância de sua obra a partir de alguns filmes. No caso de Sofia são só quatro mesmo...
ResponderExcluirabs
Hugo: É... não chama a atenção mesmo!
Abs
Kahlil: A trilha é fantástica e culmina em outra vertente do cinema de Sofia, a atenção à música.
Abs
Rafael W.: O trabalho técnico é vistoso, mas não apaga certas lacunas não preenchidas. Mas fico feliz que tenha gostado do filme. É a melhor das sensações!
Abs