quinta-feira, 4 de março de 2010

OSCAR WATCH - Cenas de cinema: pré - Oscar

Jovens da América venham a mim!
O octogenário Oscar cede aos caprichos e aos ídolos dos teenargers. Precisando desesperadamente elevar seus números de audiência, os produtores da cerimônia resolveram convidar para serem apresentadores todos o ídolos teens disponíveis. Já estão confirmados Taylor Lautner e Kristen Stewart de Crepúsculo (ainda se especula sobre uma possível participação de Robert Pattinson), Miley Cyrus e Zac Efron. Nada como manter-se jovem não é mesmo?

A defesa de George Clooney
Em entrevista a revista entertainment weekly, no especial sobre o Oscar que a revista organizou, George Clooney fez um pontual comentário sobre algo que muitos criticam em sua carreira, o fato de sempre parecer interpretar variações de si mesmo. "Laurence Olivier desaparecia em seus personagens e não tinha como você reconhecê-lo. Aí você tem Spencer Tracy, ele sempre foi um tipo de... Spencer Tracy. Eu não sei onde me ajusto. Há sempre algo de mim lá". Clooney complementa: "Se pareceu suave, natural ou comum é porque fiz meu trabalho. Quero dizer que sou um profissional. Eu sei o que estou fazendo".


Clooney abre o jogo: Ainda tem gente que não me acha bom ator!


O detonador
Ainda se discute, e muito, em Hollywood e nos porões da academia o que se deve fazer com Nicolas Chartier, o produtor de Guerra ao terror que mandou aquele e-mail inconveniente. Alguns acham que ele deve ser descredenciado da academia, outros que o filme deveria se tornar inelegível. De concreto mesmo, apenas o “desconvite” oficial que Chartier recebeu. Ele está impedido, é isso mesmo, impedido de comparecer a cerimônia.


Poxa, mas eu queria tanto ir...


Alvo fácil
E a encrenca para o lado de Guerra ao terror não acaba. No lastro do produtor atrapalhado, o sargento do exército americano, Jeffrey Sarver, entrou com um processo contra os produtores de Guerra ao terror. Ele alega que o roteirista Mark Boal se baseou inteiramente em sua história. Boal escreveu o roteiro baseado nos eventos que acompanhou enquanto cobria a guerra do Iraque para a playboy americana. E de fato acompanhou por um período o cotidiano de Sarver. A intriga está armada. O Oscar está mais próximo do que nunca. Mas os produtores que penaram para lançar o filme, também estão mais próximos de ficarem pobres. É o Oscar que pode sair caro demais.

Fingindo que não é com ela
Chega a irritar. O mundo todo sabe que Sandra Bullock é a favorita para o Oscar. Todos já estão se preparando para ver os trailers das futuras comédias românticas estreladas pela atriz com o indefectível anúncio “com a atriz vencedora do Oscar”. Contudo, Sandra Bullock permanece na linha muito usada por políticos com margem expressa de votos e jogadores de futebol de times grandes quando se deparam com times pequenos: “ O importante é competir. Não acho que eu vá ganhar”. Tem dito, quase que sempre com as mesmas palavras, a variados veículos de imprensa. Aguardemos a cara dela, se de fato não ganhar. Discurso é discurso, jogo é jogo.

Sandra ri e desconversa mas fez campanha assídua por uma estatueta




Oscar azul
Os escândalos envolvendo Guerra ao terror têm polarizado as atenções da mídia nessa semana, mas há um ou outro analista da indústria cinematográfica, interessado no desempenho de Avatar no Oscar 2010. Para esses, o desempenho do filme será crucial para o futuro do 3D e da tecnologia apresentada no filme. Só o Oscar, não a bilheteria, pode legitimar um avanço cinematográfico.



Barraram o Sacha
E a boa vontade com Avatar é tamanha que o comediante Sacha Baron Cohen que havia preparado uma esquete cômica sobre o filme para a noite do Oscar foi vetado. Não, ele continuará convidado a comparecer a cerimônia (diferentemente de você sabe quem), mas não apresentará o quadro que preparou. Os produtores temeram que James Cameron, e principalmente os adoradores de Avatar que, espera-se, assistirão ao Oscar, ficassem chateados. Eles evidentemente esqueceram que a inclusão de Avatar entre os melhores filmes já é uma piada de mau gosto.

Sasha Baron Cohen censurado: Não querem chatear o James Cameron...

5 comentários:

  1. Olá Reinaldo, tudo certo?
    Pois é, muitas coisas aconteceram em relação à Academia nesse fim de semana.
    Vamos por partes...

    Sendo que os apresentadores convidados não recebem cachê para anunciarem os prêmios (apenas um lugar no Kodak Theatre e mimos), foi mesmo dificultoso para os organizadores trazerem grandes atores, talvez. CRise ecnômica e tal. Além do fator de que o produtor Adam Shankman não tem lá muita popularidade em Hollywood - perceba que 3 dos apresentadores trabalharam com ele em "Hairspray", que é Zac Efron, Queen Latifah e John Travolta. Ou seja, parece nao ter tantas amizades assim, convidou as pessoas mais próximas.


    E também defendo completamente o George Clooney nessa questão de que "ele interpreta a si mesmo em todos os filmes". Primeiro de tudo, o ator deve tentar compreender e, de algma forma, se identificar com o personagem. Em "Amor sem Escalas", o ator está em sua melhor atuação: age com naturalidade, é mesmo uma atuação mais contida, que é excelente para o personagem.


    E essa do "Guerra ao Terror", hein...
    1) o filme não deve se sair prejudicado porque o produtor agiu de forma errada. Não sei quanto à puniçÃo de Chartier, pois ele fez mesmo algo abominável, mas o que os Weinstein, antes donos da falecida Miramax faziam e não se tornava público, hã? É de se pensar e analisar...

    2) Se o filme não tivesse essa repercussão, eu aposto que esse soldado não se preocuparia em levantar o traseiro da frente da televisão.


    ABS! o/

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse resumão Reinaldo, me atualizei de algumas coisas que ainda tava por fora. Como a exemplo essa autodefesa do Clooney; Que me desculpem os adimiradores, porém sou do time que acha que ele sempre só faz variações dele mesmo nos papéis. Poucas foram as vezes que vi ele sumir em alguma composição.

    E cada dia a lista de apresentadores do Oscar só piora, é uma piada maior que a outra. Chris Pine, Bradley Cooper, Ryan Reynolds, entre outros populares; Mas isso é Oscar, ou os prêmios MTV?

    Não acho que ele esteja tendo tanta dificuldade assim para fechar apresentadores, o que acho é que ele tá intencionalmente popularizar o Oscar com esses rostinhos que deixam as adolescentes loucas, em consequência elevar o ibope da festa.

    Até porque a solução era simples, porque não chamar muito dos próprios indicados? Cadê a Meryl apresentando? A Hellen Mirren? O Stanley Tucci? a Vera Farmiga, Maggie Gylenhall...

    E acho sim que o Chartier teria que ser punido, porém vetá-lo da festa não acho que foi a melhor saída. Achei censura demais.

    Enfim...

    Parabéns pelo blog super legal, que a partir de hoje visitarei mais :D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Semaninha agitada esta que antece o Oscar, hein? O maior foi o 'desconvite' ao produtor de Guerra Ao Terror, chato, hein? Será que pode prejudicar a performance do filme nas premiações? Huuum, sei não, acho difícil.

    ResponderExcluir
  4. Com essa renovação que estão fazendo (atores, modelo de apresentação, 10 filmes escolhidos...) o que será do Oscar em sua centésima edição? Acho que estarei vivo para ver, ainda bem que a estatueta já é careca, caso contrário, perderia todos os seus cabelos de preocupação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Elton: Obrigado pelos comentários cara.Acho q não tem nada a ver com crise não cara. Na esteira de Avatar e sandra Bullock (material de MTV, convenhamos) a idéia é apresentar gente com esse perfil. Robert Downey jr, Ryan reynolds e por aí vai...

    Tô contigo em relação ao George. Acho que ele cresceu bsurdamente como ator. E o que ele falou faz todo o sentido do mundo. E é como vc disse, tem que rolar um minimo de identificação. Pelo menos em projetos como os que Clooney adentra.

    Os weinstein faziam, e Harvey ainda faz, muita coisa. Mas eles não enfiavam os pés pelas mãos né?! rsrs

    É lógico que se o filme não estivesse recebendo esse destaque o cara não ia se mexer. Agora, tem de se pensar tb, que ele provavelmente nem mesmo ficaria sabendo que o cara se aproveitou da experiÊncia de vida dele para escrever o roteiro de um filme...
    abs

    Obrigado pela visita Paulo. Espero que vire habituê msm. Faça como o Elton!rsrs
    Só não concordo contigo em relação ao George. Acho que ele já desapareceu sim em filme como Syriana, Boa noite e boa sorte, Solaris(embora esse filme seja horrível)e Pequenos espiões 3D. rsrs

    sério, é como ele disse. De uma forma ou de outra, não faz dele menos ator. Ou menos competente. ABS

    Fernando: Valeu meu brother. Acho que Chartier pode ter prejudicado quem ia votar em Guerra ao terror para Avatar não ganhar. Esses, certamente, migraram para as bandas dos bastardos.

    Santiago:Ótima tirada essa cara! Não poderia concordar mais... ABS

    ResponderExcluir