domingo, 21 de março de 2010

Os 25 melhores filmes da década:10- Munique

“Toda a civilização se encontra na necessidade de negociar concessões com seus valores”



Sinopse
Em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo o mundo todo. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou 2 integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros 9 como reféns. 21 horas depois o ataque chegou ao fim, com todos sendo mortos. Pouco depois, o Mossad (serviço de inteligência de Israel) destaca 5 homens para caçar e matar os 11 homens apontados pela inteligência de Israel como tendo planejado o atentado.

Comentário
Para um judeu fazer um filme sobre vingança não deve ser algo fácil. Partindo de um episódio verídico então, deve ser ainda mais desafiador. Relativizar a posição pacífica de Israel no conflito com a Palestina em um filme hollwoodiano então, demanda uma coragem ímpar. Steven Spielberg consegue fazer uma parábola vigorosa sobre as circunstâncias da vingança. Aliando pujança dramática a rigor documental, o diretor mostra a saga de 5 homens transformados por uma missão que eles vão deixando de entender como legítima a medida que avançam nela.
O diretor não perde o elemento humano de vista, mas não usa sua história como pano de fundo ou pretexto para retóricas. Spielberg não se permite o didatismo que aqui só soaria aborrecido. Ao invés disso, prevalece a crueza da realidade. O olho por olho e dente por dente está lá. Como é e, permite-se comentar, como não deveria ser.


Prêmios
5 indicações ao Oscar (filme, direção, roteiro adaptado, montagem e trilha sonora), 2 indicações ao globo de ouro (direção e roteiro); indicado ao prêmio do sindicato dos diretores; melhor filme, direção e roteiro pela associação dos críticos de Washington; 2 indicações ao critic´s choice awards (filme e direção); melhor filme, direção e roteiro pelo círculo de críticos de Kansas;

Curiosidades
- O novelista Tony Kushner escreveu o roteiro da minissérie Angels in américa. O roteiro de Munique foi o seu primeiro para cinema. Ele já trabalha no roteiro de um próximo projeto de Spielberg, a aguardada biografia de Lincoln.
- Os atores Daniel Craig e Mathieu Amalric que contracenam por breves minutos em Munique voltariam a dividir a cena em Quantum of solace. Craig como James Bond e Amalric como o vilão do filme.
- 2005 foi um ano prolifero para Spielberg que lançou dois filmes no mesmo ano. Esse e Guerra dos mundos, que foi filmado depois, mas lançado antes. O último ano que Spielberg fizera algo semelhante havia sido 1993, quando lançou Jurassic Park e A lista de Shindler.
-Spielberg desde o inicio pensou em Eric Bana para o papel de Avner. Depois ficou sabendo que os roteiristas Tony Kushner e Eric Roth também o tinham em mente quando começaram a trabalhar no roteiro.
- Foi a última aparição do diretor/ator francês Mathieu Kassovitz na frente das telas. Recentemente ele dirigiu a “bomba” Missão babilônia estrelado por Vin Diesel.


Ficha técnica
título original:Munich
gênero:Drama
duração:02 hs 44 min
ano de lançamento:2005
estúdio:DreamWorks/ Universal Pictures
distribuidora:DreamWorks Distribution / Universal Pictures / UIP
direção: Steven Spielberg
roteiro:Tony Kushner e Eric Roth, baseado em livro de George Jonas
produção:Kathleen Kennedy, Barry Mendel, Steven Spielberg e Colin Wilson
música:John Williams
fotografia:Janusz Kaminski
direção de arte:Ino Bonello, Tony Fanning, Andrew Menzies e David Swayze
figurino:Joanna Johnston
edição:Michael Kahn
elenco: Eric Bana, Daniel Craig, Ciáran Hinds, Mathieu Kassovitz, Geoffrey Rush e Mathieu Amalric
Fonte: arquivo pessoal


7 comentários:

  1. pq vc posta toda hora assim? deveria demorar mais...e acho seu blog confuso..mts textos e tanta coisa que demoro a entender viu..ate mais

    ResponderExcluir
  2. Poxa, anônimo, agora vc me deixou triste.bem, vamos lá. Vou tentar explicar um pouco para vc!
    Claquete não é pensado como um blog (embora seja, rsrs). É pensado como uma revista eletrônica. Esqueça o conceito que o fantástico expõe. Essa revista, a que me refiro, tenta unir a agilidade e dinamismo da internet com a reflexão e contextualização das revistas semanais e/ou mensais.
    Confira no editorial e nos tópicos SOBRE O SITE, SOBRE o AUTOR e COLUNAS de CLAQUETE.

    Claquete traz colunas semanais e mensais com a expectativa de fidelizar o leitor. Além de criticas e especiais temáticos, como sobre o filme mais votado do mÊs (em março foi Ilha do medo).

    Vou explicar um pouco das colunas:

    Insight - sobre tendências e assuntos "quentes" que movimentam o cinema (todos os domingos)

    Cenas de cinema - fofoquinhas de hollywood (todas as quintas)

    De olho no futuro - Notícias e detalhes de bastidores sobre projetos e filmes que estão movimentando a indústria do cinema

    Cantinho do DVD - critica de um filme disponível em DVD que não tenha sido resenhado antes em Claquete (sextas)

    TOP 10 - sempre um ranking interessante sobre algo do cinema. 10 maiores serial killers, 10 atrizes que ganhar Oscar em primeira indicação, coisas do gênero (quinzenal, às quartas)

    ResponderExcluir
  3. e por aí vai em relação as outras colunas. Se tiver alguma outra dúvida ou qualqer curiosidade, fique a vontade para perguntar. Por aqui msm ou pelo e-mail localizado no tópico SOBRE O AUTOR, aqui na lateral acima dos posters das estréias da semana.
    Espero ter ajudado.
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Este é um filmaço e um dos melhores papéis de Eric Bana. Eu gostei da forma como a lei Nabucodonosor foi colocada em prática, sem piedade, porém com uma certa elegância típica dos serviços secretos que fazem o trabalho sujo muito limpo. Gosto do figurino deste filme também que faz jus à época!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado madame. Como sua presença faz bem a Claquete. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro "Munique". Câmera nervosa do Spielberg é super competente, sem falar na trilha sonora arrepiante do lendário John Williams. Filmaço!

    abs!

    ResponderExcluir
  7. Pois é Elton. Por isso tudo e mais um pouco que uma das obras primas de Spielberg inaugura o nosso top 10 da década. abs

    ResponderExcluir