sexta-feira, 5 de março de 2010

OSCAR WATCH - A peleja dos filmes


O maior espetáculo de todos os tempos
Comentário
As nove indicações ao Oscar de Avatar podem ser controversas, assim como o é o título de filme mais visto da história. Contudo, é inegável que o momento é de Avatar. Um fenômeno de bilheteria e de repercussão pop. A chancela do Oscar para o maior sucesso do cinema de todos os tempos seria a cereja do bolo. Contudo, se analisarmos pelo âmbito da qualidade, Avatar é literalmente o menos merecedor do prêmio. Não que isso, em tempos que a politicagem domina até mesmo um prêmio de arte, sirva de parâmetro.
Indicações
Filme, direção, fotografia, montagem, direção de arte, trilha sonora, efeitos especiais, som e edição de som

À Pixar o que é da Pixar
Comentário
Demorou, mas a tão clamada, e aguardada, indicação de um filme da Pixar para melhor filme chegou. UP-altas aventuras não é o melhor filme do estúdio que criou obras referenciais como Wall E e Os incríveis, mas é um candidato para lá de digno. Em uma lista com 10 filmes, sua indicação é justa, merecida e oportuna.
Indicações
filme, roteiro original, animação, trilha sonora e edição de som

O clássico moderno
Comentário
Seguramente um dos melhores filmes do ano, Amor sem escalas perdeu força na disputa, ante a badalação de Guerra ao terror e a necessidade dos milhões que Avatar ostenta. O filme de Jason Reitman que casa com eficiência invejável fórmulas do cinema independente com arranjos comerciais, no entanto, está destinado se tornar um clássico. Na verdade já é. Daqueles instantâneos, cujo valor vai aumentando com o tempo.
Indicações
Filme, direção, roteiro original, ator e duas indicações para atrizes coadjuvantes

Sobre a alienação de ser humano
Comentário
Antes de ser uma ficção científica, e Distrito 9 é uma excelente ficção científica, esse filme é uma poderosa alegoria sobre preconceito. Daquelas que a academia adora prestigiar. Esse fato talvez ajude a entender a conquista pelo filme de uma vaga entre os finalistas do Oscar. Uma deferência justa e por si só bastante representativa.
Indicações
filme, roteiro original, montagem e efeitos especiais


O pão nosso de cada dia

Comentário
“Aceita o que acontecer com você com simplicidade”. A frase que abra o novo filme dos irmãos Coen entrega o que virá a seguir. Uma mordaz parábola sobre o homem comum, bom e bem intencionado. E de como essas qualidades podem ser saturadas e em que circunstâncias isso é possível. Um homem sério é um legítimo exemplar dos Coen, embora menos brilhante do que seus trabalhos anteriores.
Indicações
filme e roteiro original


A combustão da guerra
Comentário
De jogado fora a Darling da temporada. Essa foi a viagem surreal que Guerra ao terror fez. O filme que não conseguiu distribuição agradou a critica ao mostrar o cotidiano de um esquadrão anti-bomba no Iraque. Verdadeiro e impactante, filmado com a dose exata de urgência e contemplação, Guerra ao terror abre mão da política para iluminar algo muito mais aterrador.
Indicações
filme, direção, roteiro original, ator, montagem, fotografia, trilha sonora, som e edição de som


Era uma vez uma França sob ocupação nazista
Comentário
O tom fabular de Quentin Tarantino cativou. Mais senhor de seu universo peculiar do que nunca, Tarantino realiza uma obra prima e como tal, Bastardos inglórios foi contemplado pela academia. Ainda há chances dos bastardos de Tarantino roubarem o grande troféu dos Na´vi de James Cameron ou dos comandados de Bigelow, mas a essa altura do campeonato, isso parece improvável.
Indicações
filme, direção, roteiro original, ator coadjuvante, fotografia, montagem, som e edição de som

Charme burguês
Comentário
A academia adora os ingleses. Principalmente os filmes de época que eles fazem por lá. Educação, nesse sentido, é o candidato perfeito. Inglês do senso de humor a contextualização, o filme é um triunfo de roteiro e atuação. Esses pontos fortes valeram ao filme uma vaginha entre os finalistas na disputa de melhor filme.
Indicações
filme, roteiro adaptado e atriz

O sonho americano vive
Comentário
Você pode ser pobre, você pode ser rico ou até mesmo ser meio lerdo das idéias, a América está lá por você. Os valores e ideais americanos pontuam muitos filmes daquele país. Alguns de forma mais sutil e abrandada, outros de forma melodramática. Um sonho possível se ajusta mais a segunda definição. Chega ao Oscar embalado pelo bom momento de sua protagonista e pela polpuda bilheteria.
Indicações
Filme e atriz


O pesadelo americano vive
Comentário
Há sonhos, mas também há pesadelos. E o Oscar faz questão de colocar ambos em evidência com sua seleção. Preciosa- uma história de esperança, embora apresente discurso semelhante ao do filme de Sandra Bullock, sua verve é completamente diferente. É preciso sonhar. Mas batalhar enquanto se está acordado.
Indicações
Filme, direção, roteiro adaptado, atriz, atriz coadjuvante e montagem

* Para ler as criticas, publicadas em Claquete, dos filmes indicados ao Oscar de melhor filme é só clicar no nome do filme desejado na lista de marcadores aqui do post.
* Amanhã será publicada a critica dos indicados ao Oscar. Não perca!

3 comentários:

  1. A disputa está entre "Guerra ao Terror" e "Avatar". Mesmo com os escândalos recentes, ainda aposto que o filme da Bigelow irá prevalecer, até porque acho que não deu tempo dos problemas impactarem na votação do Oscar. A maioria dos ballots já haviam sido encaminhados para a Academia.

    Parabéns pela análise!

    ResponderExcluir
  2. Sou do clube que torçe fevorosamente para o Tarantino colocar água no chopp de geral, pois além de ter achado Bastardos um filmão. Curto demais o Tarantino e seu cinema referêncial. Porém sei plenamente que ao agir de tal maneira posso está sendo injusto, afinal ainda não pude conferir Guerra. Mas tipo, já que a Bigelow terá sua vitória histórica em sua categoria, deixa o Taranta sair um pouquinho feliz também...rs

    Já Avatar, achei muito bom, me entrerteu bastante, trouxe de fato louváveis inovações técnicas ao cinema, algo pelo qual sempre admirarei o Cameron. Mas para Oscar a história já muda de tom.

    Muito boa Reinaldo a suas ánalises. Adorei o título de cada uma delas...rs

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Obrigado Ka. Acho que o processo não causou impacto na campanha de Guerra ao terror, mas o efeito Chartier pode ter sido sentido sim. Principalmente po quem ia votar em Guerra ao terror para evitar uma noite azul. Bjs

    Paulo:Tb torço por Tarantino. Bastardos inglórios e Amor sem escalas são os melhores do ano. Disparado. Agora, se for para escolher entre Avatar e Guerra ao terror, fico com o segundo, que é muito mais filme.

    Obrigado pela obeservação quanto aos títulos. ABS meu brother!

    ResponderExcluir