quarta-feira, 24 de março de 2010

TOP 10

10 filmes que são melhores do que os livros que os inspiraram

10 – O iluminado
Duvida? Experimente um alucinado Jack Nicholson sob as ordens do visionário Stanley Kubrick! O próprio Stephen King vaticinou: “É melhor do que meu livro!”

9 – Psicopata americano
O livro é contundente e inteligente, mas o filme vai muito além. O personagem Patrick Bateman (vivido com exatidão por Christian Bale) virou a mais perfeita tradução da sociedade que emergia no século XXI.

8 – A trilogia O senhor dos anéis
Sem preconceitos, mas é preciso ser nerd para ler três livro de ritmo lento e rico em detalhes pouco pertinentes ao mundo real. O que Peter Jackson fez foi juntar em um mesmo cinema, aficcionados por esse material, pessoas que nunca ouviram falar de Senhor dos anéis e pessoas que nunca leram um livro na vida. E aquelas que nunca lerão. Se isso não prova que o trabalho de Jackson resultou em algo muito mais monumental e equilibrado do que a obra original, o que provará então?

7- O poderoso chefão
O livro de Mario Puzzo é um elaborado estudo de como as relações familiares são o centro da tradição mafiosa. Principalmente na máfia italiana, sobre a qual Puzzo se debruçou. Contudo, o filme de Coppola tem um escopo muito mais amplo. Consegue capturar com extrema eficiência outros pontos apenas arranhados na literatura original. Imigração, fortalecimento econômico da América no inicio do século 20, entre outras coisas. Um caso raro de livro que ficou notório e virou clássico por causa do filme que deu origem.

6- Sobre meninos e lobos
O livro de Dennis Lehane é bom. Muito bom. Mas o filme de Clint Eastwood é muito melhor. O diretor consegue captar a “alma” da literatura de Lehane e, em uma manobra Eastwoodiana (podemos chamar assim), intensificá-la em seu filme. O livro fica sem graça depois de se ter assistido ao filme.

5- Tropa de Elite
O livro do ex-capitão do bope carioca é apenas uma espécie de segredos de bastidores. Um passeio curioso pelos corredores da polícia carioca. O filme de José Padilha é muito mais ambicioso. Além de oferecer isso, é um audaz comentário sobre a responsabilidade da sociedade no problema das drogas. Também denuncia a responsabilidade do Estado no mal da corrupção e patenteia um dos maiores mitos do cinema nacional, o capitão Nascimento.

4- As pontes de Madison
Um romance é sempre algo prazeroso e que convida a emoção de seu leitor. Clint Eastwood, novamente, potencializa os efeitos de uma história e desvela camadas que no livro são quase imperceptíveis. Um filme que se tornou uma das maiores histórias de amor de todos os tempos. No livro, é apenas mais uma.

3 – O jardineiro fiel
O ótimo livro de espionagem de John Le Carre virou um ótimo filme de espionagem.Mas não só. O filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles é também uma linda e apaixonante história de amor e um belo epílogo de auto-conhecimento.

2- Cidade de Deus
O livro de Paulo Lins nem de longe apresenta a complexidade mostrada no filme de Meirelles (pois é, ele de novo). Além da concepção visual que acresce muito a narrativa, Meirelles conta uma história de afirmação (a opção de Buscapé por resistir ao crime e esqueirar-se pela honestidade) que escapa ao livro de Lins.

1 – O clube da luta
Um livro cheio de asneiras, cansativo e cheio de problemas de narrativa que virou best seller graças ao filme cult que originou. Chuck Palahniuk, autor do livro, deve muito a David Fincher, verdadeiro autor da obra e de seu significado cultural.

5 comentários:

  1. Eita! Post polêmico rs.
    Claramente não li a todos os livros mencionados no top 10, li vergonhosos 2 exemplares: "O Iluminado", de King e "The Godfather", de Puzo.

    Quanto à adaptação de Coppola, assino embaixo do que você disse, Reinaldo. Já referente a "O Iluminado", sou um dos que defendem o livro ao filme. Claro que o filme é sensacional e ficou imortalizado no gênero horror, mas sem tirar os méritos pertinentes de Kubrick, o livro de King é nada menos que ASSOMBOROSO! Terrível, uma sensação de pavor angustiante, uma jornada adentro da mente de Jack Torrance, que é SENSACIONAL. Enfim, as 2 obras são magníficas, mas ainda fico com o livro, neste caso.

    Já não sei se tu leu "Laranja Mecânica"... aí sim o Kubrick fez uma adaptação primordial, mudou o final e ficou muito mais legal (e empolgante, crítico) do que o livro.


    grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum livro da lista! :(

    Mas destaco "O Poderoso Chefão", "Sobre Meninos e Lobos", "As Pontes de Madison" e "Cidade de Deus".

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  3. Elton: É polêmico mesmo! rsrs
    Lógico que gosto é gosto, mas eu estabeleci alguns critérios bem claros, como transparece a justificativa de cada obra listada.
    Li todos os livros, exceção feita as continuações de O senhor dos Anéis ( a bem da verdade não terminei nem mesmo o primeiro livro). São muito chatos!
    E não tive a oportunidade de ler Laranja mecânica. Bem, para mim esse é o melhor filme do Kubrick, então já dá para ter uma idéia para que lado eu irei pender né? rsrs

    Dado curioso: com exceção de O jardineiro fiel e Psicopata americano, vi todos os filmes antes de ler os respectivos livros de origem. ABS

    Mayara:E quem não destacaria né!?
    beijão!

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com o Elton, meu gosto: acho o livro de Stephen King melhor, mais forte e mais detalhado na tensão de horror...mas, eu simplesmente amo o trabalho de Kubrick - mas, de fato, diverge consideravelmente com o livro. Às vezes, nem parece com o livro...mas, tem seus méritos e é um clássico.

    Ah, sem dúvida o filme Sobre meninos e lobos é perfeito, nunca vi um livro tão bem adaptado e tenho dito - mas, eu ainda prefiro o livro.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é Cris, gosto é gosto e acho maravilhoso que todos nós tenhamos os nossos. Obrigado por compartilhar os seus comigo. Abração!

    ResponderExcluir