domingo, 14 de março de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 11 - O pianista

“Ninguém toca Chopin como você”


Sinopse
O pianista polonês Wladyslaw Szpilman interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Szpilman, o único que consegue fugir, lança-se em uma peregrinação pela sobrevivência.

Comentário
Há quem diga que é “apenas” mais um filme sobre holocausto. Sobre a perseguição aos judeus que, culturalmente, ainda ressoa nos dias de hoje. Uma simplificação das mais injustas. Desconsiderando o esmero de Polanski na construção da história com traços autobiográficos, O pianista, ainda assim, é um fervoroso filme sobre a vontade de viver. Talvez dos mais enfáticos e robustos sobre o tema. A ignorância da guerra recebe no didatismo calculado de Polanski uma dimensão assombrosa. Os nazistas nunca foram tão cruéis. A esperança nunca foi tão persistente. Tão clamorosa. O pianista ainda esbanja técnica, algo que merece menção em uma produção não americana. E tem Adrien Brody. Não a toa, o último ator a derrotar favoritos na categoria principal de atuação no Oscar. Um tremendo referencial para o filme, é bom que se diga.

Prêmios
3 Oscars (direção, roteiro adaptado e ator); 2 Baftas (filme e direção); 2 indicações ao Critic´s choice awards (filme e direção); 3 prêmios da associação de críticos de Boston (filme, direção e ator); Palma de ouro em Cannes; 7 Cesárs (filme, direção, ator, fotografia, trilha sonora, som e produção de designer); 1 European awards (fotografia); 2 indicações ao Globo de ouro (filme/drama e ator/drama); 1 prêmio Goya ( melhor filme europeu); 4 prêmios do National society of film critics (filme, direção, ator e roteiro); Melhor filme pela associação de críticos de São Francisco;

Curiosidades
- As filmagens do filme tiveram de ser interrompidas por três meses para que Adrien Brody pudesse perder cerca de 14 kg para viver o personagem em uma fase diferente da história.
- O filme é considerado o mais pessoal de Polanski por que diretor e biografado passaram por dramas pessoais muito parecidos durante a ascensão nazista.
- Adrien Brody se tornou o ator mais jovem, tinha 29 anos à época, a ganhar o Oscar de melhor ator.
- Polanski recebeu o seu Oscar de direção na floresta amazônica das mãos de Harrison Ford. O diretor não compareceu a cerimônia do Oscar devido ao processo que responde na justiça americana, pelo qual é mantido em prisão domiciliar atualmente na suíça.
- Foi considerado pela revista americana Premiere como o melhor filme sobre o holocausto. Superior até mesmo ao clássico A lista de Shindler, que ocupa a segunda posição na lista.


Ficha técnica
original:Le Pianiste
gênero:Drama
duração:02 hs 28 min
ano de lançamento:2002
estúdio:Studio Canal / Beverly Detroit
distribuidora:Studio Canal / Europa Filmes
direção: Roman Polanski
roteiro:Ronald Harwood, baseado em livro de Wladyslaw Szpilman
produção:Robert Benmussa, Roman Polanski e Alain Sarde
música:Wojciech Kilar
fotografia:Pawel Edelman
direção de arte:Sebastian T. Krawinkel
figurino:Anna B. Sheppard
edição:Hervé de Luze
elenco: Adrien Brody, Tomas Kretschmann e Emilia Fox

2 comentários:

  1. Gosto muito de "O Pianista". Acho uma obra emocionante e muito bem realizada. O Oscar de Melhor Ator pro Adrien Brody foi uma das coisas mais justas dos últimos anos!

    ResponderExcluir