quarta-feira, 31 de março de 2010

TOP 10 especial: Discursos/monólogos do cinema

9 - "Clark kent is how superman sees man kind, David Carridine em Kill Bill, volume 2

Que Quentin Tarantino escreve diálogos e, mais que isso, cenas inspiradas, ninguém duvida. Que Kill Bill, saga de vingança dividida em dois volumes, é um mar de referências cinematográficas todo mundo sabe. Que o resultado obtido por Tarantino com seus dois filmes não prima pelo equilíbrio também é uma constatação imperiosa. Porém, se Kill Bill se resumisse a essa cena, seria uma obra prima milenar. Como não se resume, a grandiosidade da cena resiste ao filme que reúne alguns outros bons momentos, mas é, em geral, dispensável.
Nessa cena, Bill (David Carradine), objeto da obsessão lunática de Beatrix Kiddo (uma Thurman), carinhosamente conhecida como A noiva, discorre em tom filosófico sobre a natureza humana. A grande sacada da cena é a forma como o comentário se estabelece. A metralhadora pop de Tarantino se mune aqui de um famoso herói dos quadrinhos, o superman. A sustância do argumento, aliada ao tom professoral empregado por Carradine na cena, fazem deste um dos grandes discursos da história do cinema. Sem dúvida alguma, uma das melhores coisas a sair da pena de Tarantino.


8 comentários:

  1. Os embates entre Carradine e Thurman foram a melhor parte de "Kill Bill 2".

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito muito de Kill Bill (minha maior dúvida cinéfila é entre esse ou Pulp Fiction o melhor de Quentin- rsrs). E esse diálogo, assim como a maioria dos filmes do Tarantino, é inspirado.

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa passagem do filme e é incrível como Quentin Tarantino prendeu o telespectador na parte 2 do filme, mantendo a saga cheia de ótimos momentos como este.

    ResponderExcluir
  4. As cenas de luta são as melhores do filme todo, rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  5. Kamila:Concordo plenamente! Bjs

    Luis Galvão:Para mim, o melhor Tarantino é Bastardos inglórios. Embora Kill Bill tenha seus momentos, não consigo vê-lo como algo digno de nota. É um pequenino Frankstein. rsrs. Com todo o respeito que Tarantino merece. ABS

    Fernando: Para mim o segundo filme é superior ao primeiro Fernando. Em muito, devido a cenas como essa. ABS

    Mayara: Putz Ma, discordamos aí! Para mim, essa é a melhor cena do filme. Tb tem outras boas, como a do caixão, a da luta com Darly hanna...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sensacional! Embora ache o Superman um dos heróis mais chatos e sem graça de todos as HQs, não tem como discordar das palavras de Tarantino. A maneira com que ele disseca esta cena, em especial, é prazeroso. Se ao acompanharmos a saga de Beatrix Kiddo, sentimos falta dos diálogos inteligentes e sagazes do diretor, aqui nos deleitamos.

    Bela lembrança, Reinaldo.
    good work ;)


    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Acho que só eu não acho essa cena tão boa... Aliás, acho que "Kill Bill - Volume 2" tem momentos muito mais interessantes.

    ResponderExcluir
  8. Elton: Brigadão Elton. De fato, me lembro de ter babado quando vi essa cena no cinema. rsrs. Um verdadeiro momento Tarantinesco. ABS

    Matheus: Que isso Mat!Nunca estamos sozinhos em questões como essa. Tb acho que Kill Bill vol 2 tem outros bons momentos, a cena de abertura é um deles. Mas a proposta desse especial aqui é destacar discursos e monólogos, e acho, particularmente, esse aí genial.

    ResponderExcluir