terça-feira, 30 de março de 2010

Movie Pass

Dentro daquela seleta lista de atores cult, que só por constarem do elenco de um filme, já fazem deste um objeto de culto, podemos destacar: Jeff Bridges (recentemente laureado com um Oscar), Denzel Washington, Daniel Auteuil e Daniel Day Lewis. Mas esses são os papas. Há atores que são objeto de culto e, ainda assim, usufruem certa clandestinidade. É o caso de Nani Moretti. Ator, diretor, roteirista e produtor italiano multipremiado em festivais europeus e que ainda consegue passear tranqüilamente pelas ruas de Roma. É praticamente desconhecido do público. Seus filmes, no entanto, são muito festejados e aplaudidos nos círculos de críticos e cinéfilos.

O seu último trabalho como ator foi em Caos Calmo (Itália/França 2008) de Antonio Luigi Grimaldi, destaque da seção Movie Pass deste mês. Aqui ele vive um homem que reage de maneira introspectiva a morte da mulher. O instinto super protetor para com a filha, o estado de catatonia que o acomete nos dias que se seguem a fatalidade e o estupor sexual de uma cena em particular são indícios de um ator em pleno domínio de sua linguagem. Se Caos calmo é um filme notável, o é pela força interpretativa de Moretti. O ator reclama para si a pecha de autor. Mesmo não dirigindo a obra, o filme está sob suas rédeas.



7 comentários:

  1. Nossa a trilha sonora é muito boa !
    E gostei bastante do trailer...
    Quero ver ! xD

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que vc vai gostar Alan. É um filme muito bom, especialmente em virtude de Moretti.
    ABS

    ResponderExcluir
  3. Grande ator o Nani Moretti. Apesar de ainda não ter visto tantas coisas assim com ele, o pouco que vi já foi suficiente para ver que ele é daqueles atores completos.
    Ainda não vi esse Caos Calmo, porém pelo trailer fiquei morrendo de vontade. Vou proucurar.

    E Reinaldo, ainda não sei se já fez, acho até que sim, mas se não, fica obrigatório encaixar o Ricardo Darín nessa categoria. Fantástico ator!(Clandestino..rs)

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Nani Moretti é fantástico mesmo. E nesse filme, na minha opinião, vive seu melhor momento como ator. Vale a pena assistir o filme e apreciar um grande ator em pleno exercício de seu ofício.
    Já publiquei coisas sobre o Ricardo Darín sim, mas nunca aqui no Movie Pass (seção dedicada a filmes cult), irei fazê-lo já na edição do próximo mês. Sugestão mais do que bem vinda. Ademais, Darín merece.
    Grande Abraço Paulo!

    ResponderExcluir
  5. Eu me lembro vagamente de lê uma crítica de Caos Calmo que destacava exatamente Moretti, fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  6. Esse foi um dos meus filmes favoritos de 2008. Bastante surpreendente. Muito sutil e atuações brilhantes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Luis Galvão: Vale a conferida Luis. Ainda mais para vc que, já pude perceber, aprecia o cinema do velho mundo. ABS

    Ciro: Concordo e gênero, número e grau Ciro. Muito bem vindo a Claquete. ABS

    ResponderExcluir