sábado, 6 de março de 2010

OSCAR WATCH - Critica dos indicados ao Oscar

Será amanhã. Neste domingo, dia 7 de março, será realizada a 82ª cerimônia de entrega dos prêmios Oscar, que junto com o prêmio Nobel, é o mais conhecido, venerado e respeitável da humanidade.
A edição de 2010 traz algumas surpresas na estrutura do evento. A maior delas, sem dúvidas, é o alto número de concorrentes a principal estatueta. São 10 filmes disputando o Oscar de melhor filme. Essa medida, puramente comercial, atende a anseios da indústria (a maior razão de ser do Oscar), mas empobrece o significado artístico do prêmio e o sentido de ser um filme indicado ao Oscar de melhor produção do ano.
Dos 10 filmes, só vejo com legitimidade e merecimento a indicação de três candidatos; Bastardos inglórios, Amor sem escalas e Distrito 9. A inclusão de Um homem sério, Educação, Preciosauma história de esperança, Up- altas aventuras e Guerra ao terror se não chegam a ser injustas, são reflexo de um ano fraco e de uma academia que observa os fluxos e refluxos de uma indústria com contundência. No entanto, as inclusões de filmes como Avatar e Um sonho possível se por um lado favorecem a audiência da cerimônia e vão ao encontro dos interesses de produtores e distribuidores mais antenados em Wall street do que em Hollywood, por outro, fragiliza a credibilidade da academia como instituição isenta e zeladora da qualidade cinematográfica.



Cena da animação Up-altas aventuras: O segundo longa metragem de animação a disputar o Oscar de melhor filme foi beneficiado pela novidade desta edição de contar com 10 postulantes ao prêmio



Avatar e Guerra ao terror são os favoritos ao Oscar. Cinema independente x cinema comercial, tecnologia x roteiro, originalidade x conceito, exuberância econômica x metas econômicas. São muitos os conflitos e como não poderia ser diferente, o mundo e o estado das coisas irá influir na decisão. Dessa maneira se não é possível cravar um vencedor, é possível afirmar com segurança de que se o cinema precisa de Avatar para viabilizar o 3D (importante ferramenta contra a pirataria), Avatar precisa do Oscar.

Sam Worthington em cena de Avatar: A maior bilheteria da história pode pesar na decisão dos acadêmicos



As minorias já são maioria
Pensamento semelhante deve imperar na disputa entre os diretores. Não faz mais sentido relegar as diretoras a um segundo plano. Como não o fazia relegar os negros. Depois do prêmio para Halle Berry no inicio da década passada (o primeiro concedido a uma atriz negra) e para Denzel Washington (o segundo para um ator negro na categoria principal de atuação), muitos outros negros foram indicados como Will Smith, Taraji P.Hanson, Jennifer Hudson, Eddie Murphy, Forest Withaker e Gabourey Sidibe. Muitos saíram vencedores. Esse estigma já ficou para trás.
Deve começar a cair, portanto, esse outro estigma. Kathryn Bigelow deve prevalecer por Guerra ao terror. Justo, justo, não é. Quentin Tarantino por Bastardos inglórios e Jason Reitman por Amor sem escalas têm trabalhos muito mais enfáticos e vistosos, mas Bigelow (e as mulheres em um quadro maior) faz por merecer essa deferência.
A confirmação dessa premiação ratifica que as duas principais categorias serão definidas por fatores “extra campo” por assim dizer. Criticável e questionável, mas sem dúvida uma das belezas do Oscar. Adicionar imagem

Kathryn Bigelow e o lobby do politicamente correto: Um dia antes do dia internacional da mulher, um Oscar só para elas



Zebras no horizonte
A disputa entre os atores está tão fácil, com cartas marcadas há tanto tempo que seria revigorante algumas surpresas. Na disputa pelo Oscar de ator estão Jeff Bridges (o favorito) por Coração louco, George Clooney (o melhor) por Amor sem escalas, Colin Firth (o surpreendente) por Direito de amar, Morgan Freeman (o protocolar) por Invictus e Jeremy Renner (a indicação injusta) por Guerra ao terror. Seria bom ver Firth ou Clooney prevalecendo. Existem razões técnicas e emocionais para premiar qualquer um dos indicados, mas nenhuma supera as razões para premiar Bridges. Isso, portanto, deve ser preponderante.
Entre as atrizes temos uma seleção das mais fracas dos últimos anos. Sandra Bullock deve prevalecer em um empenho da indústria de promovê-la ainda mais. A coroa que ela reconquistou nesse 2009 ficaria reluzente com um Oscar. Por merecimento, o prêmio deveria ir para uma das jovens concorrentes. Ou Carey Mulligan por Educação ou Gabourey Sidibe por Preciosa.
Já entre os coadjuvantes, ninguém quer zebras. Tão pouco há expectativas de que elas possam, de fato, aparecer. Christoph Watz deve ser coroado o melhor coadjuvante por Bastardos inglórios. Ele, de fato, está em um nível superior a seus concorrentes.
Mo´Nique que está excelente em Preciosa deve ser mais um caso daqueles once in a life time. Mas se a zebra pintar, há grandes chances de ser aqui.


Stanley Tucci e Meryl Streep em cena de Julie & Julia: Muita gente torce pela atriz, mas será que a acadêmia que lhe negou um terceiro Oscar por tanto tempo iria conceder-lhe agora por um desempenho tão banal?


O melhor do resto
Nos últimos dias Guerra ao terror tem sido alvo de polêmicas na mídia. Apesar do entendimento de que isso não deva comprometer o rendimento do filme no Oscar, direciona nosso olhar. É, afinal, sobre o pequeno Guerra ao terror e não sobre o gigante Avatar que as atenções estarão voltadas. Nunca duvidem de uma boa e inusitada forma de marketing!
O roteiro e, mais que isso, o nome do roteirista de Guerra ao terror, Mark Boal, ganhou forças nos últimos dias e é possível depreender que derrote o outrora favorito na categoria, Quentin tarantino.

Guerra ao terror e a polêmica: Todo o buzz será castigado?


Entre os excelentes roteiros adaptados, o favoritismo - com toda justiça - é de Amor sem escalas. E aqui não deverá surgir nenhuma surpresa de última hora.
Nas demais categorias a briga promete ser entre Avatar e Guerra ao terror. Ao contrário do que se aventa por aí, deve haver uma divisão de prêmios. Afinal, dorme-se com o cinema comercial, mas ama-se o independente.
Avatar deve ficar com os prêmios de som, direção de arte, efeitos especiais e filme. Enquanto que Guerra ao terror deve prevalecer em direção, roteiro original, edição de som e provavelmente fotografia. A fita branca, excepcional trabalho de Christian Berger pode deixar Guerra ao terror com um a menos na conta.
De qualquer maneira, o Oscar 2010, a despeito das novidades, se anuncia como um dos mais desinteressantes (artisticamente falando) e injustos da história.


Quentin Tarantino é a grande dúvida da noite: Pode sair sem nada ou consagrado

5 comentários:

  1. Boa análise, Reinaldo! Acho que assistiremos a um Oscar bem previsível. A única categoria que realmente me interessa é mesmo Melhor Atriz. Também quero muito ver o momento histórico da primeira mulher a ganhar o Oscar de Direção. Porém, estou mais curiosa para ver como a festa em si será. Tenho medo desses dois produtores que a AMPAS contratou.

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo, não concordo em algumas das suas colocações, mas vou falar apenas de uma: Bigelow. Na categoria de melhor diretor (a), torço por uma vitória dela. Para mim, o fato dela levar a estatueta está desassociada da questão de gênero. Ela poderia ser até alienígena, que eu estaria creditando na sua vitória. E isso por quê? A razão é simples, seu desempenho como diretora foi altamente satisfatório. A proposta de trabalho que ela se auto impos, foi cumprida, com um mesmo tom, do início ao fim da película. Dessa forma, argumentos "sexistas" estão fora do meu escopo analítico caso ela vença amanhã. No mais, antes ela, do que o Cameron.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ka:Obrigado Ka.Tb torço pelo prêmio de Bigelow. Considero, como expressei na critica, os trabalhos de Tarantino e Reitman melhores, mas sem dúvida, o prêmio não deixa de ser merecido.E sempre estou curiosopara ver como a festa será em si. Mas já advirto: caso não goste tanto do formato, a culpa não será tanto dos produtores, e sim da pressão por audiência. Veja vc, eles querem diminuir o já curto período de agradecimento, tiraram as apresentações das canções e os Oscars honorários da cerimônia. Tudo pelos números!
    Bjs

    Santiago:Respeito sua opinião santiago. Contudo, vc não pode desconsiderar que haja um lobby por uma vitória feminina nessa categoria e que Bigelow, obviamente, irá se beneficiar disso. Desconsiderando o mérito de seu trabalho(que realmente é excelente). O seu julgamento é o seu julgamento e vc já acha o trabalho dela o melhor e isso é imperativo, mas em termos de Oscar, nós dois sabemos muito bem que ser o melhor não basta né?
    ABS e bom Oscar!

    ResponderExcluir
  4. Sandra Bullock não vai ganhar, essa categoria é a minha aposta de zebra para esta noite.

    ResponderExcluir