terça-feira, 23 de março de 2010

Tira - teima








Grau de influência na cultura pop
James Bond: Altíssimo. 007 é a franquia mais longeva do cinema. Arrecada cada vez mais e mostrou o caminho das pedras de como se fazer um bom filme de ação. Seus filmes são verdadeiros eventos globais e James Bond é objeto de estudos, análises e muitas outras coisas.

Jason Bourne: Alta. A trilogia Bourne revigorou a forma de se fazer filmes de ação. E mais que isso, redimensionou o status do cinema de espionagem. Influenciando, até mesmo, a nova safra de filmes de James Bond, protagonizadas por Daniel Graig.













A relação com a moda
James Bond está sempre bem vestido. Com ótimos acessórios. Só para se ter uma idéia, em Quantum of solace, Bond veste Dolce &Gabana, usa óculos Tom Ford e relógio ômega. Os filmes do espião atraem inúmeras marcas e mobilizam uma verdadeira indústria do merchandising. Já Bourne faz o tipo discreto. Os produtores, por sua vez, tentam emplacar algumas ações de merchandising nos filmes. Menos em virtude de Bourne e mais por se tratar de um blockbuster.



Cena para resumir

James Bond




Jason Bourne


4 comentários:

  1. Ahhh um páreo muito díficil, mas eu prefiro o tradicional e prefito James Bond !
    UAHSUHASHUAHSUA
    My name is Bond. James Bond.
    Tem como esquecer essa frase ?

    Belo post !

    * E valeu pela parceria!

    ResponderExcluir
  2. Para falar a verdade eu não gosto de nenhum dos dois. Mas se for pra escolher um, vou de James Bond... é mais clássico! hehehe.... Belo post comparativo, hein... deve ter dado um trabalhão!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho o Tira-teima uma quadro muito bacana! =)
    Não é de hoje essas comparações entre o James Bond e o Jason Bourne (até as iniciais dos nomes são iguais rs).

    Acho complicado optar apenas por 1. A trilogia Bourne é excelente, filmaços de ação, enquanto a série 007 transita muito entre os excelentes ("Cassino Royale", "007 Contra a Satânico Dr. No), os bons, medianos e os péssimos (qualquer um com o Pierce Brosnan, valei-me!)

    nao tenho preferência por nenhum dos "(anti)heróis", só faço questão que os filmes em que participem sejam bons =)


    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Alan. Tb prefiro Bond, James Bond. Se gostou da coluna Tira-teima. Fique sabendo que ela é mensal. É sempre publicada na terceira semana do mês. Em janeiro tivemos o confronto Titanic X Avatar, em fevereiro, Jeff Bridges X George Clooney. e vem muito mais por aí! ABS

    Fernando: Brigadão Fernando. Pois é, Bond é história. É tradição. É masculinidade. Não dá para passar incólume né? ABS

    Elton: Salve salve meu brother! Concordo com vc, menos sobre a fase de Pierce Brosnan que para mim é muito superior a Timothy Dalton e a insossa participação de George Lazemby.
    E fico feliz que esteja curtindo Tira-teima. Vc não perde por esperar o que vem por aí em abril.
    ABS

    ResponderExcluir