quarta-feira, 10 de março de 2010

OSCAR WATCH - 10 momentos do Oscar 2010

10 – Sandra Bullock e sua amante
Todo mundo sabia, embora Sandra Bullock fizesse questão de manter um suspense que inexistia, que a atriz levaria seu Oscar (inimaginável para muitos) por Um sonho possível. No entanto, quando o momento chegou foi um tanto desconcertante a reação de Sandra. Não pela emoção que apresentou ou pelo discurso simpático que fez, mas pelo constrangimento mal disfarçado de vencer em uma categoria em que outras atrizes estavam melhores e que havia pelo menos uma lenda vida disputando, a eterna injustiçada Meryl Streep. Sem jeito e tentando uma aprovação por meio do riso fácil (quem não faz isso?), Bullock citou Meryl quatro vezes em seu discurso (mais do que a qualquer outra pessoa e mais do que qualquer outra pessoa citou alguém em um discurso de agradecimento na noite) e encerrou fazendo piada com sua amante (em alusão ao beijo que ela e Meryl deram na entrega do critic´s choice awards). É isso mesmo. Ela citou Meryl Streep pela quinta vez, mesmo que indiretamente.

9 - Os próximos a serem limados
Desentendimentos entre os concorrentes, trapalhadas da produção e cortes abruptos de câmera e microfones. O bloco reservado a entrega dos prêmios de melhor curta–metragem, melhor documentário em curta-metragem e melhor curta de animação foi um dos maiores desacertos da história da academia. Mau gosto, desrespeito e descaso pautaram o momento. Preocupados com a queda de audiência que o bloco pudesse causar, os produtores conseguiram fazer pior do que se entregassem os prêmios em cerimônia a parte como fizeram para os homenageados dessa edição. Um erro que, espera-se, não se repita.

8- A tromba de George Clooney
Um dos maiores enigmas dessa edição do Oscar é a tromba de George Clooney. O ator sempre uma simpatia em pessoa passou a cerimônia inteira de cara amarrada. Só aliviou a tromba quando a colega de Amor sem escalas se derreteu em elogios para ele na apresentação do Oscar de melhor ator. Muitos crêem que a tromba foi parte de uma pegadinha ensaiada com os apresentadores Alec Baldwin e Steve Martin. Difícil crer. Já que Clooney esteve visivelmente mal humorado toda a cerimônia. É mais seguro apostar que ele estivesse descontente com o tratamento dado ao melhor filme do ano. No caso, o dele.

7 – Um final desastrado
Todo ano acontece. A cerimônia atrasa e tem inicio a correria. Esse pandemônio ocorre por causa do excesso de cotas de patrocínio e por que um ou outro se desembesta no discurso de agradecimento. Só que o que ocorreu em 2010 foi absurdo. O atraso foi tamanho, cerca de 30 minutos, que nem sequer houve intervalo entre as três categorias finais. Tom Hanks entrou para entregar o prêmio de melhor filme, com Kathryn Bigelow ainda se retirando com seu Oscar de direção. Menos mal que ela ganhou e pôde permanecer no palco. A correria foi grande demais. Não se anunciou novamente os filmes concorrentes (o que é tradição) e os hosts Steve Martin e Alec Baldwin entraram correndo e correndo encerraram a cerimônia. Ufa!


6 – O Mr.nice guy e a Ms. What a hell
Eles estavam lá com uma missão. Ajudar o Oscar a conquistar o público jovem. Se Taylor Lautner encarou tudo com boa vontade e disposição, o mesmo não se pode dizer de sua colega de elenco, e par na noite, Kristen Stewart. A atriz foi ríspida e sem sal nas entrevistas anteriores a premiação e no momento que subiu ao palco, para apresentar um clipe de homenagem a filmes de terror, estava desengonçada (novidade?), despreocupada com o telepronter e com uma cara bem diferente de seu amigo lobo mau, que no final das contas é muito mais bonzinho do que ela.


5 – Steve Martin e Alec Baldwin no capricho
Meryl Streep, Helen Mirren, Christopher Plummer, George Clooney, Mo´Nique, entre outros. Sobrou para (quase) todo mundo na verborragia (politicamente correta) de Steve Martin e Alec Baldwin. Senhores do espetáculo, improvisaram quando necessário e afiaram o texto de suas falas com carisma e apuro cômico. Eles são, sem dúvidas, a melhor memória desse Oscar 2010.


4 – James Cameron sem senso de humor
Invariavelmente, Alec Baldwin e Steve Martin fizeram piada com James Cameron, para o bem e para o mal, um dos protagonistas da 82ª cerimônia do Oscar. Os hosts, no entanto, não foram os únicos. A atriz Elizabeth Banks, o comediante Ben Stiller e até mesmo o oscarizado Campanella fizeram suas gracinhas com Cameron e Avatar. O diretor disfarçava o constrangimento como podia. Sem um pingo de senso de humor, o sorriso amarelo de Cameron constrangia de maneira generalizada.


3 – Os flagras nos perdedores
Um aspecto que chamou considerável atenção nessa edição foi a obsessão em focar nos perdedores no momento do anúncio dos vencedores de cada categoria ou nos instantes que se seguem a eles. Quentin Tarantino foi um dos mais filmados da noite. Afinal de contas, Bastardos inglórios perdeu muitas vezes. George Clooney foi o primeiro a aparecer quando Jeff Bridges foi anunciado o melhor ator de 2009. Sandra Bullock discursava no palco e Meryl Streep aparecia na câmera. James Cameron então, era um deleite. Provavelmente não aparecesse tanto se vencesse. Sua ex, Kathryn Bigelow, que saiu consagrada, apareceu bem menos do que ele.

2- Alec Baldwin e Steve Martin
E em uma cerimônia sem muitos destaques, Alec Baldwin e Steve Martin merecem uma segunda menção. Principalmente para relembrar a fantástica brincadeira de Martin com Christoph Waltz, vencedor como coadjuvante por seu trabalho em Bastardos inglórios.
Assim falou Martin: “Em Bastardos inglórios, Christoph Waltz vive um obsessivo caçador de judeus, bem Christoph, aqui estamos” e aponta para o público. Um dos grandes momentos dessa edição. A platéia não se conteve. Nem mesmo Ethan Coen.

1 – A família dos atores
Recuperando a boa idéia do ano passado, de atores e atrizes homenagearem os atores indicados do ano, a cerimônia mostrou sintonia com os anseios do público. No entanto, a opção por restringir a homenagem as categorias de atuação principal e a carranca de uns e outros homenageados, tirou um pouco do brilho do gesto.

6 comentários:

  1. Acho que a escolha dos 'depoimentos' nas duas categorias foram uma das melhores idéias roubadas do ano passado, mas notei que não foi tão emocionante quanto eu esperava. Acho que colocar Só mulheres falando de mulheres e só homens ficaria até melhor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Luis. Eles não quiseram copiar descaradamente do ano passado. Antes tivessem copiado!rsrs
    ABS

    ResponderExcluir
  3. Realmente, foram momentos "marcantes", né? Que pena ver a cara amarrada do Clooney, ele sempre com um carisma, mas não vimos isso durante a festa, PENA!

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  4. É verdade Ma. Foi um George Clooney como nunca vimos antes. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu top 10. O que mais me incomodou no Oscar, além da desorganização e a falta de emoção, foi exatamente as expressões visuais e manifestações verbais de alguns diretores,atores e atrizes que empobreceram a cerimônia e passaram uma desmotivação ou cansaço na platéia. Como bem dito, não gostei do discurso e cara de Bullock, como se ela não fosse vencedora, não gostei da postura relativizar seu prêmio citando a concorrente várias vezes. Ela quis ser gentil acabou deixando de lado o comportamento adequado para uma vencedora. Stewart também estava bem séria e desconfortável, ou seja, anti-natural e bem distante do aspecto carismático de uma ídola de adolescentes. James Cameron me pareceu bem fingido e forçado principalmente quando anunciaram a premiação de Guerra ao Terror como melhor filme, ele levou um baita susto e o riso foi tão sem graça que se eu fosse ele eu incorporava melhor a situação, ficou até cômico.

    Realmente este descompasso entre a entrega do prêmio de melhor diretora e melhor filme, com Bigelow voltando com cara de não sei ao palco ficou visualmente feio também.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado madame. You´re as priceless as dear. Bjs

    ResponderExcluir