segunda-feira, 15 de março de 2010

ESPECIAL ILHA DO MEDO - Movies Great Partnerships

DiCaprio e Scorsese ajustam os ponteiros no set de Ilha do medo


Se um dia o leitor se perguntar qual o padrão para se medir a qualidade de uma parceria no cinema e a penetração da mesma na cultura pop e no âmago da história cinematográfica, a parceria que o diretor Martin Scorsese mantém com o ator Leonardo DiCaprio deverá surgir como parâmetro. São 4 filmes até agora. O mais recente, Ilha do medo, está em cartaz atualmente nos cinemas e já há mais duas colaborações engatilhadas. Uma delas, uma biografia de Frank Sinatra.
Leonardo DiCaprio era um rostinho bonito até que Scorsese surgisse em sua vida. O próprio ator admitiu, quando entregou o prêmio Cecil B. DeMille ao diretor no último Globo de ouro, que Scorsese “é uma profunda inspiração” e que a parceria com o diretor foi a melhor coisa que fez em sua carreira.

Foto dos bastidores de O aviador que ilustra uma biografia do cineasta da série Movie Icons


Nesse sentido, o ano de 2002 foi prolífero para o ator. Vindo do fracasso retumbante de A praia, DiCaprio precisava mostrar que, além de viável, era um ator de confiança. Spielberg e Scorsese resolveram dar-lhe uma chance. Ele esteve em dois dos principais filmes da temporada. Prenda-me se for capaz e Gangues de Nova Iorque. Scorsese por sua vez, também vinha de um fracasso de público e critica, um dos poucos de sua carreira, Vivendo no limite, estrelado por Nicolas Cage, era uma infeliz releitura de Taxi driver. Gangues de Nova Iorque, um projeto antigo do diretor, viabilizou-se quando os nomes de DiCaprio e Cameron Diaz entraram no projeto. Foi assim, despropositadamente, que teve inicio uma das grandes parcerias do cinema.
Scorsese e DiCaprio se elogiam mutuamente. O diretor disse recentemente que “DiCaprio expressa o que quiser com seus olhos. Seria um ator ainda mais reconhecido na época do cinema mudo”. DiCaprio não deixa por menos. “Daqui a cem anos, os filmes de Scorsese ainda serão vistos”, disse em recente entrevista coletiva. Todo esse amor tem razão de ser. Os três filmes que constituem a parceria são sucessos de critica e, no caso de Os infiltrados, de público. Os três foram indicados ao Oscar de melhor filme e o último, além de vencer nesta categoria, valeu ao diretor seu tão adiado, e sonhado, Oscar de direção.

DiCaprio, Scorsese e Cameron Diaz no festival de Cannes de 2002, onde Gangues de Nova Iorque foi exibido pela primeira vez e agradou bastante


Ilha do medo, que ainda tem longa carreira nos cinemas, já igualou a marca de Os infiltrados nas bilheterias americanas, ou seja, deve se garantir como a maior bilheteria da carreira de Scorsese em questão de dias. A ascendência da parceria mostra o quão frutífera ela é. Consagração, sucesso de público, reconhecimento da critica, prêmios e cinema de qualidade não costumam caminhar juntos. Mas essa parceria existe para mostrar que isso é possível.

Momento de descontração nos sets de Os infiltrados: Ator e diretor que se completam
Os números da parceria:

Gangues de Nova Iorque (2002)
Bilheteria americana: U$ 78 milhões
Bilheteria internacional: U$ 115,960 milhões
Oscar: 10 indicações
Globo de ouro: 5 indicações e 2 vitórias (direção e canção original)

O aviador (2004)
Bilheteria americana: U$ 102,610 milhões
Bilheteria internacional: U$111 milhões
Oscar: 11 indicações e cinco vitórias (atriz coadjuvante, direção de arte, montagem, fotografia e figurino)
Globo de ouro: 6 indicações e três vitórias (filme/drama, ator/drama e trilha sonora)

Os infiltrados (2006)
Bilheteria americana: U$ 132,385 milhões
Bilheteria internacional: U$ 157 milhões
Oscar: 5 indicações e 4 vitórias (filme, direção, roteiro adaptado e montagem)
Globo de ouro: 6 indicações e 1 vitória (direção)
Filme escolhido pelo (e)leitor de Claquete como o melhor filme da parceria até aqui



*a bilheteria internacional desconsidera a bilheteria americana. O total de arrecadação mundial é a somatória dos dois valores.

Fonte:boxofficemojo
------------------------------------------------
Excepcionalmente neste mês, a seção Movies Great Partnerships está sendo publicada na terceira semana do mês, ao invés da quarta. Em virtude disso, a coluna Tira-teima será editada na semana que vem.

4 comentários:

  1. Apesar de reconhecer sua qualidade como diretor, tenho poucos filmes de Scorsese no meu portifólio, assim digamos, hehe. Agora depois que sai do cinema ao ver Ilha do Medo, a minha vontade é de ver tudo o que há dele para ver se é tão bom como este último trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, então vc tem que corrigir essa GRAVE omissão. Intensivão de Scorsese já! Grande abs!

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa parceria do Di Caprio com o Scorsese. Sem dúvida alguma é desde de já uma das parcerias mais bem sucedidas do cinema. E o bom é que isso só tem a render ainda ótimos frutos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc Paulão. Dá gosto de ver essa parceria! ABS

    ResponderExcluir