domingo, 7 de março de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 12 - A promessa

"Eu fiz uma promessa Eric. Você é grande o bastante para lembrar de quando isso significava alguma coisa"



Sinopse
Jerry Black é um policial veterano que vive em Nevada e está prestes a se aposentar. Em seu último dia de serviço ele recebe como missão conferir o local onde ocorreu o assassinato de uma garota de 7 anos e avisar sua família do ocorrido. Com a mãe desesperada, Jerry promete que encontrará o culpado do crime e, com isso, resolve investigar o caso mesmo depois da prisão de um homem com problemas mentais que assume o crime.

Comentário
Esse drama, que nem sequer estreou nos cinemas brasileiros, passou despercebido do grande público. Mas é um filme de imenso impacto. Brilhantemente dirigido por Sean Penn, aqui em sua segunda incursão na direção, o filme é um excepcional thriller policial que reserva um final acachapante. Além do mais tem grande atuação de Jack Nicholson. Contido e minimalista, o ator está bem diferente de suas outras (boas) aparições nessa década.
Penn trabalha não só com o sentido de proposições que não fazem mais sentido no mundo de hoje (no caso a promessa do título e o apego do protagonista a ela), mas esboça um tenaz comentário sobre a natureza de uma obsessão. E os perigos de sucumbir a ela. Mesmo que com a melhor das intenções. Um filme que se vale de convicções embaralhadas de alguns personagens para elaborar uma constatação muito forte. Daquelas que não tem como o espectador permanecer impassível diante dela.

Prêmios
Participou da seleção oficial do festival de Berlim; Competição oficial no festival de Cannes;

Curiosidades
- Foi o único filme da década, e um dos poucos filmes em toda a história do cinema, a participar das competições oficiais dos festivais de Berlim e Cannes.
- Sean Penn admitiu que só faria o filme com Jack Nicholson, seu grande amigo que fez com que Penn batizasse seu primeiro filho com o nome de Jack. Nicholson também esteve na primeira incursão de Penn na direção, no filme Acerto final.
- Tanto Nicholson quanto Robin Wright (à época mulher de Penn) atuaram em seus dois primeiros filmes como diretor. Em ambos os projetos, seus personagens alimentavam tensão sexual.
- Penn chamou Benicio Del Toro para o papel do índio suspeito do inicio do filme porque admirava Del Toro como ator. Benicio ainda não tinha a fama estelar que tem hoje e caminhava para seu Oscar de atuação por Traffic. Penn e Del Toro são grandes amigos hoje.
- Todos os grandes atores que fazem ponta no filme (Helen Mirren, Patrícia Clarkson, Mickey Rourke, Vanessa Redgrave e Sam Shepard) o fizeram, literalmente, pela amizade com Penn.

Ficha técnica
título original:The Pledge
gênero:Drama
duração:02 hs 03 min
ano de lançamento:2001
estúdio:Warner Bros. / Morgan Creek Productions e Franchise Pictures
distribuidora:Lumière / Warner Bros.
direção: Sean Penn
roteiro:Jerzy Kromolowski e Mary Olson, baseado em livro de Friedrich Dürrenmatt
produção:Michael Fitzgerald, Sean Penn e Elie Samaha
música:Klaus Badelt e Hans Zimmer
fotografia:Chris Menges
direção de arte:Helen Jarvis
figurino:Jill M. ONegritohanneson
edição:Jay Lash Cassidy
elenco: Jack Nicholson, Robin Wright, Aaron Eckhart e Benicio Del Toro

Fonte:Arquivo pessoal


2 comentários:

  1. Pensei que o Del Toro já era amigo do Penn na época, rs. Realmente é um excelente filme, principalmente pela atuação extremamente diferente do Jach Nicholson.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado O cara da locadora. Tb acho esse um excelente filme. A prova definitiva de que Penn é um artista completo. E daí em diante, Del toro e Penn viraram muchachos. rsrs
    ABS

    ResponderExcluir