terça-feira, 9 de março de 2010

ESPECIAL ILHA DO MEDO - DiCaprio em 5 takes

Foi sob a batuta de Scorsese que Leonardo DiCaprio se tornou um ator de verdade. Contudo, o astro política e socialmente engajado, querido por seus colegas e sempre dedicado a seus projetos, já marcava desde cedo. Criou personagens marcantes mesmo antes da enriquecedora e frutífera parceria com Scorsese. Claquete seleciona 5 grandes momentos (acreditem, o ator teve muito mais grandes momentos do que esses) da carreira de Leonardo DiCaprio.


A primeira indicação ao Oscar

Pelo papel de Arnie Grape, o irmão caçula com problemas mentais de Jonny Depp em Gilbert Grape – aprendiz de sonhador, DiCaprio recebeu sua primeira indicação ao prêmio da academia. Jovem e ainda inexperiente, o deslumbramento e a beleza lhe levariam ao topo de Hollywood e ele descobriria mais tarde que a vista não é exatamente como imaginara.


O naufrágio conduz ao topo


E quem não viu Titanic? Que garota não chorou com a morte de Jack? Que menina não tinha um pôster de DiCaprio colado na parede? Jack Dawson, o pobretão apaixonado vivido por DiCaprio em Titanic, valeu ao ator o passaporte de astro. Comprou briga midiática com a academia de Hollywood ao não comparecer à cerimônia do Oscar de 1998 por achar injusto não ter sido indicado e ganhou U$ 20 milhões para rodar A praia que não rendeu nem isso nos EUA.


Espelho


DiCaprio começava a relativizar seu status e suas pretensões em Hollywood ao encarnar um personagem a sua semelhança em Celebridades, mordaz comédia de Woody Allen. Aqui ele vive Brandon Darrow, um ator jovem e deslumbrado com o sucesso e a fama repentina, que só quer saber de dinheiro, festas, drogas, bebidas e mulheres. Não necessariamente nessa ordem.


Maturação



Como o dócil, perspicaz e altamente sedutor Frank Abgnale Jr. De Prenda-me se for capaz, Leonardo DiCaprio mostrou que estava deixando o menino para trás e tornando-se um homem. Mais que isso, se anunciava um ator inquieto, inteligente e cuja profundidade ainda estava por ser desvelada. No filme de Spielberg o ator revelou sensibilidade e fragilidade, algo que sempre evitara em suas caracterizações.

A verdade da atuação



A terceira e mais bem sucedida, comercialmente e artisticamente, parceria com Scorsese é a prova definitiva do talento de DiCaprio. Em Os infiltrados, ele mostra-se um ator de muitos recursos dramáticos e, mais que isso, capaz de sutilezas. Desde o tom certo do sotaque de Boston até a linguagem corporal de uma pessoa assustada e reprimida diante do gangster vivido por Jack Nicholson. Seu Billy Costigan marca um momento irreversível. Agora, antes de ser um astro, ele é um ator de verdade.

5 comentários:

  1. Não sou um dos fãs de Leonardo, mas não nego que ele teve momentos inesquecíveis nessas obras. Talvez ele seja lembrado eternamente por Jack, mas vê-se que ele pode muito mais.

    ResponderExcluir
  2. Vou ser bem honesta. Só comecei a levar Leonardo di Caprio a sério como ator a partir da performance dele em "O Aviador". O que ele fez, como Howard Hughes, foi sensacional e, naquele ano, eu era MUITO MAIS ele para vencer o Oscar. Se bem que eu acho que está muito perto de ele conseguir isso!

    ResponderExcluir
  3. Luis Galvão. É justamente mapear essa evolução de DiCaprio que é o objetivo desse post. Bem, antes de Scorsese em sua vida, na minha opinião, ele só esteve em Prenda-me se for capaz. Os outros filmes funcionam para dar perspectiva.ABS

    Kamila:Acho que vc e a maior parte dos cinéfilos de respeito Ka. E só para por lenha na fogueira, naquele ano para mim os melhores eram Clint Eastwood por Menina de ouro e Johnny Depp por Em busca da terra do nunca. DiCaprio merecia a indicação e recebeu com toda a justiça.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de Caprio, mas ainda não o vejo como um ator que me fascina. Confesso que ele amadureceu muito e o post deixa claro isso. Senti falta de O Aviador e de Apenas um Sonho, grandes performances também. bjs!

    ResponderExcluir
  5. Pois é madame. Essas duas foram grandes performances. Como eu disse na abertura, DiCaprio teve muitos bons momentos. Queria encerrar o post com um fruto da colaboração com Scorsese e , penso, que seu trabalho em Os infiltrados é o melhor de sua carreira. (Logo atrás vem o de Foi apenas um sonho e Prenda-me se for capaz). bjs

    ResponderExcluir