quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Cenas de cinema: datas - parte 2

1 de julho
Estréia no Brasil o terceiro filme da franquia A era do gelo. A fita dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha se tornaria a maior bilheteria da história do Brasil, superando a marca de Titanic que resistia há 12 anos.

2 de julho
A Universal confirma os boatos sobre a realização do filme sobre a vida de Frank Sinatra. Após intensas negociações para adquirir os direitos sobre a história de um dos maiores ícones americanos de todos os tempos, o estúdio confiou a Martin Scorsese a cadeira de diretor.

15 de julho
Estréia, depois de 2 anos de intensa espera, o sexto filme do bruxinho (que já deixou de ser bruxinho há muito tempo) Harry Potter. Harry Potter e o enigma do príncipe se tornaria a maior bilheteria mundial do ano.

7 de agosto
G.I Joe, a origem do cobra chega aos cinemas do mundo inteiro. A adaptação do brinquedo comandos em ação fechou o verão americano mais rentável dos últimos cinco anos.

28 de agosto

Estréia nas salas de cinema do país, Anticristo, novo filme, e nova polêmica, do cineasta dinamarquês Lars Von Trier. O filme marcou ainda o maior lançamento comercial do diretor no país.

4 de setembro
Estréia no Brasil O seqüestro do metrô 123 que opunha os astros John Travolta e Denzel Washington.

13 de setembro
O filme israelense Lebanon ganha o festival de Veneza que também consagrou o filme A single man do estilista, e agora diretor, Tom Ford com o prêmio de melhor ator para Colin Firth.

14 de setembro
O ator americano Patrick Swayze, famoso por filmes como Ghost e Dirty dance, morre vitima de um câncer, contra o qual lutava há dois anos.

9 de outubro
Estréia no Brasil o aguardado novo projeto do cineasta Quentin Tarantino. Bastardos inglórios foi sucesso de público e crítica no país.

16 de outubro
Depois de intenso bafafá no twitter a Paramount amplia o circuito exibidor de Atividade paranormal nos EUA e o filme alcança o topo das bilheterias americanas depois de um mês em cartaz. Feito inédito.

22 de outubro
Tem início a 33ª mostra internacional de cinema de São Paulo. Maratona cinéfila que transforma os ares da principal cidade do Brasil.

1 de novembro
Kristen Stewart e Taylor Lautner arrastam milhares de fãs brasileiros para vê-los em São Paulo, primeira parada internacional da turnê de divulgação de Lua nova.

13 de novembro
Estréia mundialmente 2012, nova fita do alemão Roland Emmerich. O filme tornou-se a maior abertura da história de uma produção original e que não seja continuação.

20 de novembro
Estréia a seqüência de Crepúsculo. Lua nova bate recordes e se firma como uma das principais bilheterias do ano.

15 de dezembro
Sandra Bullock confirma o bom ano ao receber duas indicações ao globo de ouro.

18 de dezembro
Estréia Avatar de James Cameron, filme que promete ser um marco no cinema.

20 de dezembro
A atriz Brittany Murphy morre, aos 32 anos, de parada cardíaca. As circunstâncias de sua morte ainda estão sendo investigadas.

3 comentários:

  1. Adoro esse tipo de retrospectiva, mas imagino o trabalhão que deve ser fazê-la. :-)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho nessa retrospectiva, hein? Mas valeu o esforço, ficou muito bom. Um ótimo Natal para você!

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Obrigadão. Fico feliz que tenha gostado. Vem mais por aí! BJS

    Vinícius: Valeu Vinny. Brigadão! E espero que vc já esteja tendo um ótimo natal! ABS

    ResponderExcluir