quarta-feira, 19 de maio de 2010

TOP 10 especial:Discursos/ Monólogos do cinema

2 - "Some guys run and some guys stay. Charlie, here, he stays!", Al Pacino em Perfume de Mulher

A injustiça e toda a dualidade de sentimentos que ela provoca inspirou grandes oratórias de líderes consagrados pela história como Martin Luther King e Dalai Lama. O companheirismo e a solidariedade também inflamaram discursos que se alinhavam aos primeiros em termos catárticos. Em Perfume de mulher, filme superlativo por muitas razões, temos uma cena em que essas duas noções confluem brilhantemente. O discurso matador do coronel Frank Slade (Al Pacino) comove, arrebata, assusta, arrepia, revigora e estarrece a platéia. Aos que estão presentes no plenário da universidade em que Slade discorre sobre a importância da amizade, do altruísmo, da integridade e da honestidade, resta a condescendência com uma fala absolutamente irrevogável. Em atuação solene, Pacino usa toda a sua autoridade como intérprete para dar vida a uma sequência capital da fita. É ali que a platéia percebe, finalmente, que os personagens atravessaram de maneira bem sucedida o conflito proposto pelo filme.
Ao lançar-se na defesa do injustiçado Charlie (Chris O´Donnel), Slade reafirma o vínculo afetivo estabelecido entre os dois e reconhece a força interior de Charlie, fundamental para a recuperação emocional de Slade, que flertava com o suicídio. De quebra, a oportunidade lhe proporciona um momento único de vaidade e relevância, algo que havia muito tempo dava por falta.
Essa combinação de fatores, e pela cena ser daquelas que queremos ver, rever e ver novamente, que o segundo lugar desta lista fica, mais uma vez, com Pacino.

5 comentários:

  1. Amo esse filme, em especial, o personagem de Al Pacino, um deslumbre esse homem... e a cena de Tango é para sempre.


    Reinaldo, não creio que nós dois tocamos no assunto "perfume",de alguma forma? Veja lá no meu post de hoje kkkk. Será que vc me persegue ou eu te persigo haha!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. A cena do Tango ainda será lembrada na seção Grandes momentos do cinema. Quanto ao perfume... Essas coincidências são inquietantes não são? rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero,número e grau com o seu post.Além do que,na minha opinião,o discurso final,dispensa comentários,de tirar o fôlego,dá vontade de ver e rever várias vezes.É um dos meus filmes favoritos.

    E você,Sr.Rei Glioche,como sempre muito gentil e apaixonante em seus comentários.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Pat: Tb é dos meus filmes favoritos Pat.
    E obrigado pelo prestígio, pelo reconhecimento e, mais ainda, pelos elogios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou meio atrasada com a leitura, rsrs
    Nossa, é um discurso poderoso mesmo. A imagem da "alma amputada" é de uma precisão incrível. Ótima escolha.

    Beijos

    ResponderExcluir