domingo, 2 de maio de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 4 - Match point-ponto final

"Tem momentos em uma partida que a bola bate no topo da rede, e por um segundo, ela pode ir para frente ou para trás. Com um pouco de sorte, ela vai para frente e você ganha. Ou talvez não, e aí você perde”.

Sinopse
Chris é um ex-jogador de tênis que vislumbra a chance de subir na vida ao se envolver com a irmã de um aluno seu. No entanto, ele se apaixona perdidamente pela namorada desse seu aluno e futuro cunhado. Inspirado em "Crime e Castigo", de Dostoievski.

Comentário
O mundo já não esperava mais um cinema vigoroso e surpreendente de Woody Allen. Sem financiamento nos EUA ele seguiu para a Europa para reinventar seu cinema sendo ele mesmo. Matcht point – ponto final é puro Woody Allen e ainda assim consegue ser um filme oxigenado, sensual, cativante e surpreendente. A história de um alpinista social que espera aflitamente colher o que plantou, arrebatou platéias do mundo todo e deixou a critica boquiaberta com a invejável forma do texto de Allen. Matcht point é um filme muito bem resolvido na confluência de referências de que se serve e na moral vaticinante, e em toda revisita impactante, que Allen alcançou. Um exemplo de dramaturgia pulsante e envolvente que poucos são capazes de tecer hoje em dia.
A tragédia e o destino, parece dizer Allen, não são favas tão contadas quanto fazem crer nossa vã filosofia. Com um final insubordinado a convenções do cinema clássico, Allen estabelece-se como referência. Não que ele já não o fosse.

Prêmios
Indicado ao Oscar de roteiro original; indicado ao César de melhor filme estrangeiro; Goya de melhor filme europeu; melhor atriz coadjuvante pelo círculo de críticos de Chicago; 4 indicações ao Globo de ouro (filme/drama, direção, roteiro e atriz coadjuvante);

Curiosidades
- Woody Allen já declarou que considera este filme o seu melhor trabalho como roteirista e cineasta
- É o primeiro de três filmes ingleses do diretor. Os outros dois foram Scoop – o grande furo e O sonho de Cassandra
- É também o primeiro filme estrelado pela nova musa de Allen, Scarlett Johnansson. Estiveram juntos também em Scoop – o grande furo e Vick Cristina Barcelona
- É o filme de maior metragem do cineasta, 124 minutos.
- Junto com Vick Cristina Barcelona e Hannah e suas irmãs é o maior sucesso de bilheteria da carreira do cineasta
- Jonathan Rhys Meyers aprendeu a jogar tênis para deixar seu personagem mais crível
- Woody Allen já havia feito um filme de temática semelhante. No entanto, Crimes e pecados (1989) era menos dramático e tenso
- O filme marcou o começo do que a Vanity Fair chamou de “segunda grande fase” da carreira de Allen

Ficha técnica
título original:Match Point
gênero:Drama
duração:02 hs 04 min
ano de lançamento:2005
estúdio:BBC Films / Magic Hour Media
distribuidora:DreamWorks Distribution LLC / PlayArte
direção: Woody Allen
roteiro:Woody Allen
produção:Letty Aronson, Lucy Darwin e Gareth Wiley
música:Remi Adefarasin
figurino:Jill Taylor
edição:Alisa Lepselter
Elenco: Jonatan Rhys Meyers, Scarlett Johansson, Mathew Goodie e Briam Cox

Fonte: arquivo pessoal


9 comentários:

  1. Filme amplamente inesquecível, sou fã incondicional!

    Belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Não me lembro dos detalhes do texto do Allen, mas lembro-me que achei o filme sensual, um romance que apreende a atenção de uma forma peculiar. Conforme te disse, a cena de amor na chuva é inesquecível, cheia de tesão e romance.

    Preciso realmente conferir esse filme de novo e te entregar o "match" e o "point", rs!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Estamos diante do filme preferido de Woody Allen segundo ele mesmo. Em várias entrevistas e até naquela "biografia", os filmes preferidos do cineasta de sua própria filmografia são "A Rosa Púrpura do Cairo" (que tenho minhas ressalvas) e esse fenomenal "Match Point". Acho de uma vigorosidade impressionante.

    E como vc aponta muito bem no comentário, se o mundo já não esperava um grande filme de Allen, todos ficaram boquiabertos com a capacidade desse diretor de criar roteiros e conduzir tudo com extrema naturalidade.

    Nem está no match point, Woody Allen já é um vencedor =)


    ABS, Reinaldo!

    ResponderExcluir
  4. Vi esse filme quase por acaso e me surpreendi muito. Woody Allen conseguiu se reinventar e nos brindar com uma obra-prima.

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro muito vagamente de ter visto o filme na Tv, mas sei que não vi inteiro. Até agora ele não me interessava, mas depois desse post fiquei um pouco 'entusiasmado' a ver o filme ! xD

    ResponderExcluir
  6. Adoro o paralelo que este filme faz entre o jogo de tênis e a vida de alguém. Aquela metáfora da bola na fita da rede é sensacional e representa bem o que o personagem do Jonathan Rhys-Meyers irá viver em "Match Point". Uma belíssima obra, sem dúvida!!

    ResponderExcluir
  7. Cristiano: Concordo em gênero, número e grau contigo meu chapa. Obrigado pelo reconhecimento. ABS

    Madame: Pois é madame. Sexy e imprevisível. Bjs

    Elton:Adorei sua analogia. Perfeita. Taí um diretor que vence mais tae breaks do qu perde. rsrs
    Estou com Allen. Acho este trabalho sublime. Um de seus melhores. Ecabeçaria meu top 10 dele talvez em empate técnico com Manhattan e Annie Hall. Gosto de A rosa púrpura do cairo e foi ali que Allen expressou uma veia feminista que muitos não criam que ele tinha. Hj ele escreve personagens femininas fórtissimas.

    ABS

    Amanda: O importante é que vc viu o filme. Bjs

    Alan:Tem que conferir meu chapa. Corre atrás do prejuízo. ABS

    Kamila: Tb adoro, como vc pôde ver pela frase destacada. Allen tem total domínio de sua obra. Um excepcional trabalho de roteiro e direção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não chego a considerar "Match Point" um filme de quinta grandeza, mas aprecio bastante a qualidade dele!

    ResponderExcluir
  9. Pois é Matheus, acho este um dos melhores filmes da década. Surpreendente, bem resolviso, sensual e muito inteligente. Mas cocnordo que o "fator surpresa" de Woody Allen voltar com força total depois de um certo marasmo exerce sim influência nessa percepção.
    ABS

    ResponderExcluir