sábado, 8 de maio de 2010

ÍCONES - maio 2010

Todo mês será submetida à votação do leitor de Claquete uma lista com 4 candidaturas. Para ser elegível a Ícone Claquete, é preciso ter deixado suas digitais no cinema. Pode ser um ator/atriz (eles devem ser maioria), diretor (a), roteirista, diretor (a) de fotografia, montador(a), produtor (a) e por aí vai. Caso o seu favorito do mês não seja eleito, não se preocupe. Assim como na política, é possível se candidatar novamente. A seleção é constituída aleatoriamente. Os fatores preponderantes e que todos os nomes apresentados reúnem são:
1- Reconhecimento da crítica
2- Importância na história do cinema mundial e/ou de seu país
3- Participação em projetos premiados
4- Contribuição para a afirmação do cinema como instituição de arte


A votação dura 10 dias e o vencedor, anunciado com pompa, irá integrar a página dedicada aos ícones do blog. Em abril, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar foi eleito Ícone Claquete e você já pode encontrá-lo na página de ícones do blog.



A fera


Sean Penn
Credenciais
49 anos
Natural de Santa Mônica, Califórnia (EUA)
mais de 100 indicações a prêmios
ator, diretor, produtor e roteirista
número de filmes: 40 como ator e 4 como diretor
Principais filmes: Na natureza selvagem, Milk – a voz da igualdade, A intérprete, 21 gramas, Sobre meninos e lobos, Os últimos passos de um homem, Vidas em jogo, O pagamento final e Picardias estudantis.


A dupla dinâmica


Joel & Ethan Coen
Credenciais
Joel Coen
56 anos
natural de Minneapolis, Minnesota (EUA)
mais de 150 indicações a prêmios
diretor, roteirista, montador e produtor

Ethan Coen
53 anos
natural de Minneapolis, Minnesota (EUA)
mais de 130 indicações a prêmios
diretor, roteirista, montador e produtor
número de filmes: 18
Principais filmes: Queime depois de ler, Onde os fracos não tem vez, Matadores de velhinhas, O homem que não estava lá, E aí meu irmão, cadê você?, O grande Lebowski, Fargo, Arizona nunca mais e Gosto de sangue.

* Os irmãos Coen entram juntos em uma só candidatura como ícone por sempre trabalharem juntos e toda a magnitude do cinema que produzem se concentrar sobre a dupla. A discrepância no número de indicações ocorre porque no principio da carreira apenas Joel, o irmão mais velho, assinava como diretor. Embora os dois dividissem a autoria do filme.



A divindade na terra


Meryl Streep
Credenciais
60 anos
natural de Summit, Nova Jersey (EUA)
mais de 190 indicações a prêmios
atriz
número de filmes: 55
Principais filmes: Simplesmente complicado, Dúvida, O diabo veste Prada, Mamma mia, As horas, Adaptação, Amor verdadeiro, As pontes de Madison, Ironweed, A mulher do tenente francês, Entre dois amores, A difícil arte de amar, A escolha de Sofia, Manhattan, Kramer vs Kramer e O franco-atirador


O mago do som



John Willians
Credenciais
79 anos
Natural de Long Island, Nova Iorque (EUA)
Mais de 210 indicações a prêmios
Compositor
Principais filmes: Star wars (todos os episódios), Indiana Jones (todos os episódios), memórias de uma gueixa, Superman (todos os filmes), Prenda-me se for capaz, Sete anos no Tibet, A lista de Shindler, Esqueceram de mim, Tubarão, Curtindo a vida adoidado e O resgate do soldado Ryan.

4 comentários:

  1. Nossa que escolha difícil !
    Fiquei entre Sean Penn e Meryl Streep, mas fiquei com Sean, NA NATUREZA SELVAGEM, pesou mais nesta balança ! rs

    ResponderExcluir
  2. Pegou pesado, Reinaldo! rs
    fico com remorsos depois, acho que abstenho o meu voto

    xD

    ResponderExcluir
  3. Oh, REI! Que é isso? Quer me deixar com a cabeça virada do avesso? rsrs...Páreo super difícil.

    O que penso?
    O voto mais óbvio seria o de Meryl Streep por conta do seu extenso background de atuação. Ela é única e tem uma humildade fora de série. Por outro lado, Sean Penn é um cara que , até um tempo atrás, era o ex-marido agressivo de Madonna. Confesso que eu não dava nada para ele, mas a estrela dele subiu de tal forma que hoje ele brilha como um profissional diferenciado em Hollywood.

    Não sei... vou pensar!!!,rs!

    ResponderExcluir
  4. Elton: Pois é rapaz, o páreo aqui é sempre duríssimo. rsrs Vote sem medo, aqui não tem perdedores formais. Eles voltam em outras eleições para ícones. Quando a dúvida é muito grande, Vote no seu primeiro instinto. That´s the key. ABS

    Madame:Pensa madame. Conto com o seu voto hein! Pois é, tough situation. rsrs Acho que daqui para frente não tem como fugir desta tônica nessa categoria.

    Veja vc, o Clint que era meu favorito na eleição passada não entrou. Os grandes tb ficam de fora. É a vez de três colossos do cinema (ou quatro, rsrs) ficarem com o gostinho de quase. Bjs

    ResponderExcluir