terça-feira, 18 de maio de 2010

Numerologia * drops* e Cannes updated # 7

Conforme antecipado por Claquete no Numerologia Drops da semana passada, Robin Hood não tirou o primeiro lugar de Homem de ferro 2 nas bilheterias americanas. O filme estrelado por Robert Downey Jr. arrecadou U$ 52 milhões e alcançou a impressionante marca de U$ 211 milhões nas bilheterias americanas em duas semanas. Na bilheteria internacional somada, o filme já soma mais de U$ 600 milhões. Robin Hood, apesar da segunda posição não alcançou o patamar desejado pelos produtores e distribuidores. A bilheteria de U$ 36 milhões ficou aquém da meta de U$ 40 milhões traçada pelo estúdio, a Universal. Internacionalmente o filme correspondeu às expectativas alcançando o topo em todos os mercados que estreou, com exceção do Brasil. No país, Alice no país da maravilhas, embora tenha tido menos público, foi líder em faturamento devido aos caros ingressos do 3D.
O ranking deve ser agitado no próximo fim de semana com a estréia de Shrek para sempre. O filme deve ter uma abertura na casa dos U$ 100 milhões, com uma margem de 10% para mais em virtude dos ingressos em 3D. No Brasil, também em 3D chega Fúria de Titãs que esta semana se despediu do top 10 americano com U$ 1,3 milhões.


Festival de Cannes
Sobre representatividade
Outro saudado autor exibiu seu filme na segunda-feira à noite em Cannes, Abbas Kiarostami, lançou Copie conforme, que disputa a Palma de ouro, e provocou reações díspares na platéia. Há quem tenha louvado o filme como um intrincado jogo de representação em que o diretor discute o valor do olhar em detrimento da autenticidade de algo tido como arte. A questão não é nova, mas o filme estrelado por Juliette Binoche oferece uma nova perspectiva. Contudo, parte considerável da crítica recebeu o trabalho de Kiarostami como prova de arrogância. Na trama, um escritor se atrasa para uma palestra em que discutirá a força dos símbolos, tema de seu mais recente livro que também dá nome ao filme, e acaba se envolvendo pela companhia sedutora de uma mulher que se atrasa para o mesmo evento.

O filme mais aplaudido até aqui...
... vem da Argentina. Carancho, novo trabalho de Pablo Trapero, foi exibido ontem a noite na mostra Um certo olhar e recebeu verdadeiras ovações da platéia de críticos e jornalistas. O filme que mostra Sosa (Ricardo Darín), um golpista que age contra seguradoras que vê seu negócio minguar quando se apaixona por uma médica (Martina Guzman), foi exaltado como um dos melhores filmes da edição até aqui. Um thriller policial poderoso que alterna momentos de romance e humor com fluidez”, escreveu a Variety. Com a ovação em Cannes, a Argentina confirma a boa fase que atravessa seu cinema.

Xis

A atriz Gleen Close esteve em Cannes hoje...



... assim como Ryan Gosling e Michelle Williams que foram divulgar Blue Valentine exibido na mostra Um certo olhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário