quarta-feira, 5 de maio de 2010

Top 10

10 atores/atrizes que você pode não lembrar, mas já estiveram sob às ordens de Woody Allen

O diretor americano Woody Allen está de volta aos cinemas brasileiros com Tudo pode dar certo. Woody Allen nos cinemas é deleite para qualquer cinéfilo que se preze. O diretor já trabalhou com quase todo mundo que você possa lembrar de cabeça em Hollywood. Larry David, que não costuma fazer cinema, foi o último a ser dirigido pelo cineasta americano. Com isso em mente, e para homenagear esse grande cineasta, Claquete elaborou uma lista com 10 atores e atrizes que já estiveram sob às ordens de Allen, mas que o leitor pode não lembrar.



10 – Mary Louise Parker
A mãe traficante de Weeds já esteve em um filme de Woody Allen. Isso mesmo! Mary Louise Parker era coadjuvante em Tiros na Broadway (1994). Ela fazia a namorada negligenciada do protagonista, John Cusack. Parker esteve muito bem no filme, mas foi ofuscada por outra boa coadjuvante de Allen, Diane West, que levou o Oscar da categoria para casa.

9 – Will Ferrel
Ele talvez seja o mais improvável dos alter egos de Woody Allen. Ferrel não parecia a escolha propícia para viver a contraparte do diretor nas telas, mas o ator investiu no humor histriônico e deu conta do recado ao viver um homem casado, mas apaixonado por outra em Melinda & Melinda (2004).

8 – Edward Norton
Um jovem e ainda desconhecido Edward Norton é um dos muitos protagonistas desse filme em que Woody Allen brinca de Robert Altman. Em Todos dizem eu te-amo(1996), o filme coral em que a ordem do dia é a exaltação do amor, Norton vive um tímido apaixonado.

7 – Jason Biggs
Outra escolha inusitada de Allen para um alter ego. Jason Biggs estava em alta com o sucesso da trilogia American Pie. Allen tentou se aproximar do público jovem escalando o ator e Cristina Ricci para viver uma comédia adolescente made in Woody Allen. Igual a tudo na vida (2003), no entanto, não deu certo.

6 – Sean Penn
A primeira indicação ao Oscar de Sean Penn na década passada (ele foi o ator que recebeu mais indicações) veio por essa comédia dramática refinada. Em Poucas e boas (1999) ele não é nem mesmo o protagonista, mas está a vontade sendo dirigido e contracenando com Allen.

5- Angélica Huston
Angélica Huston descende de uma dinastia de cinema. É filha do diretor, produtor, ator e roteirista John Huston, mas a atriz já cunhou sua própria história. E um de seus bons momentos é Crimes e pecados (1989), comédia dramática em que ela vive a personagem que inspirou o papel de Scarlet Johansson em Match point-ponto final.

4- Josh Brolin
Ele é o protagonista do novo filme de Woody Allen (You will meet a dark tall stranger) que terá premiere mundial esse mês em Cannes, mas Brolin já fez um papel secundário em um filme de Woody Allen há 6 anos atrás. Em Melinda & Melinda (2004) ele está no arco dramático do filme que conta duas versões da mesma história.

3 – Steve Carrel
Outro que dá as caras em Melinda & Melinda é Steve Carrel. O comediante americano de maior sucesso hoje ainda não tinha estourado com o hit O virgem de 40 anos quando fez uma ponta na “dramédia” de Allen. Mas o diretor não tem bola de cristal não; ele sabia que Carrel e Will Ferrel estavam rodando juntos outro filme, O âncora: a lenda de Ron Burgandy, e resolveu aproveitar a química.

2- Demi Moore
Um dos grandes filmes de Woody Allen, Desconstruindo Harry (1997) traz deliciosos personagens coadjuvantes. Criados pelo diretor e pelo personagem de Allen dentro do filme. Demi Moore dá vida a uma dessas personagens de dentro do filme.

1 – Billy Cristal
Billy Cristal como Diabo? Só em um filme de Woody Allen. Essa boa sacada ocorreu em Desconstruindo Harry (1997).

2 comentários:

  1. Bem não me lembro -mesmo- de nenhum dos citados, rs
    Mas não sabia que Will Ferrel (ator que ñ vou com a cara), já havia trabalhado com Allen, muito menos a Moore !
    Ótimo post ! xD

    ResponderExcluir
  2. Valeu Alan. Pois é, o Ferrel até se deu bem no filme. Aliás, esse e Mais estranho que a ficção são ótimos trabalhos desse limitado ator.ABS

    ResponderExcluir