segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cannes updated # 6

Biutiful is beautiful
Foi muito bem recebido pela critica o novo trabalho do diretor Alejandro Gonzalez Iñarritu. Biutiful foi exibido esta tarde em Cannes, pela competição oficial, e deixou ótima impressão. O filme, ambientado em Barcelona, foca-se em apenas um personagem. Uxbal (vivido pelo espanhol Javier Bardem), mas versa sobre um universo de temáticas. A diferença está na simplicidade do registro, que Inãrritu admitiu, na entrevista coletiva que sucedeu a exibição do filme, ter sido providencial para fazer deste o trabalho que mais lhe desperta orgulho.

O diretor Iñarritu, entre as mulheres, e o elenco de seu filme: ele que já levou a Palma de ouro de direção por Babel não deve sair sem algum prêmio



Um homem que é uma verdadeira babel
Biutiful gira em torno de Uxbal, um homem que tenta ser bom pai, lida com questões como imigração ilegal, corrupção e violência, paranormalidade e com a ex-mulher bipolar. Uxbal é um personagem complexo e foi brilhantemente interpretado por Javier Bardem disse o diretor na coletiva. Já o ator espanhol lembrou que todo o conflito se passa dentro de seu personagem.

A Palma de ator já tem dono?
Nos corredores de Cannes a palavra era uma só. Javier Bardem é o franco favorito a Palma de ouro de melhor ator pelo filme Biutiful, exibido esta tarde em Cannes. O filme foi bem recebido pela critica, mas Bardem foi unanimidade. O sentimento foi semelhante ao que se instalou em relação a Christoph Waltz ano passado após a exibição de Bastardos inglórios.

Bardem em cena do filme: Poderoso, intenso e unânime



Bueno, pero no mucho
Após o sexto dia de competição, salvo uma revirada de última hora, parece patente a confirmação das expectativas. O festival de Cannes 2010 é mesmo morno. Filmes bons, mas nada de notável ou extraordinário. Em levantamento feito pelas revistas que cobrem o festival (Variety, Vanity fair, Screen e Cahiers du cinema, para citar algumas), a avaliação que os críticos fazem dos filmes exibidos este ano na riviera não desanima, tão pouco empolga. A sensação de descontentamento talvez seja maior porque 2009 foi um dos grandes anos para Cannes com grandes trabalhos de Almodóvar, Haneke, Tarantino e Von Trier.

Meu filme fala por mim 2
Ano passado Lars Von Trier provocou reações adversas ao se recusar a explicar seu filme, Anticristo. Dessa vez, ainda que disfarçadamente, um dos pilares da sétima arte, Jean Luc Godard fez o mesmo. Seu mais recente filme, Film socialisme, foi exibido hoje pela mostra Um certo olhar, mas o diretor não compareceu. Avisou, alguns instantes antes do inicio da exibição do filme para os jornalistas, que não compareceria a coletiva de imprensa.


A frase da semana em Cannes:
“Imaginem como é frustrante fazer um filme com a Scarlett Johansson e ver outro cara ficar com ela no final!”, de Woody Allen indagado o por que de não vir atuando em suas últimas produções.



Xis


A atriz argentina Martina Gusman, protagonista de Carancho, novo filme de Pablo Trapero, prestigiu a premiere do filme que disputa a Palma de ouro

Gael Garcia Bernal, que havia tweetado há três dias que iria a Cannes, compareceu a premiere de Biutiful do amigo Alejandro Gonzalez Iñarritu

Nenhum comentário:

Postar um comentário