sábado, 15 de maio de 2010

ESPECIAL TETRO - O provocador



“Sou um extremista. Se minha arte, se meu trabalho não for 50 vezes mais interessante do que eu e minha patética existência, será inútil”, Vincent Gallo



Músico, pintor, artista plástico, escritor, ator e diretor. Ou nada disso, segundo alguns críticos. Esse ítalo americano, nascido em Buffalo no estado de Nova Iorque, que atende pelo nome de Vincent Gallo gosta mesmo é de deixar as coisas em suspensão. Provocar é algo inerente a sua pessoa e Gallo se tem em grande estima. Disse certa vez a uma platéia de jornalistas que parou de pintar propositadamente, para negar as pessoas o direito de ver suas lindas pinturas. Não, ele não estava usando de senso de humor. Entre o filme Os bons companheiros, em que tem um papel coadjuvante, e sua estréia na direção com Buffalo 66 (pelo qual ganhou o independent spirit awards de melhor diretor estreante em 1999), passaram-se oito anos. Nesse período Gallo foi até mesmo modelo para a Calvin Klein. O que pode ser tomado como ecletismo da parte do artista é lido pela indústria como falência. Para a critica, Gallo é um desajustado que não sabe, ou não quer, se endireitar. Seu grande momento foi no festival de Cannes de 2003, em que exibiu seu segundo trabalho como diretor, The Brown bunny. O filme que competia à Palma de ouro ficou marcado pela polêmica. A critica taxou o filme de um exercício fetichista do ator/diretor e totalmente desprovido de sentido artístico. Uma cena em que Gallo recebe sexo oral da atriz Chloe Sevigny causou especial mal estar na platéia do festival. Aliás, o filme recebeu a incômoda pecha de ser o pior filme já admitido na disputa pela Palma de ouro. Gallo rejeitou e ridicularizou as criticas à época. Mais tarde pediu desculpas por ter feito o filme.


Capa da trilha sonora de The Brown bunny: choque e fetichismo


Gallo, como ator, pôde ser visto algumas vezes depois The Brown bunny em filmes independentes e na TV americana. Fez uma participação elogiada na série Dirt, que se dedicava a desnudar a celebrity gossip. Foi nessa época que surgiu o convite para estrelar o novo filme de Francis Ford Coppola. Quando Gallo entrou para o elenco de Tetro, a critica internacional vaticinou que Coppola já não era mais o mesmo. “De Marlon Brando a Vincent Gallo”. O título de uma matéria do New York Times à época da notícia deixava essa perspectiva bem clara. E foi Tetro quem levou Gallo de volta a Cannes. O filme foi selecionado para a semana dos realizadores e não agradou. A crítica, em um misto de cisma e sinceridade, mais uma vez vaticinou: a culpa é de Gallo. Será?

Para a crítica, Vincent Gallo é o culpado por Tetro não ter sido bem recebido em Cannes no ano passado

6 comentários:

  1. Também acho Vincent Gallo uma fraude! Não só pela cena do sexo oral em "The Brown Bunny", fiquei incomodado com isso, mas nada que não tenha visto coisas "piores" em outros filmes - o estupro de Monica Bellucci em "Irreversível" é muito mais chocante, enfim - o cara é mesmo um babaca que quer se aparecer, usando o cinema para promover a si mesmo já que não possui nenhuma pretensão artísitca.

    ainda não conferi "Tetro", mas o farei em respeito a Coppola.

    No mais, Vincent Gallo, "The Brown Bunny" (e Chlo Sevigny) SUCKS!

    xD


    abs, Reinaldo!

    ResponderExcluir
  2. Ah que isso Elton, A Chloe Sevigny até que é bo atriz. Esse foi, de fato, um baita deslize. Quanto ao Gallo, concordo com vc. Ele só esteve bem em Dirt. E olhe lá... rsrs Ele é mesmo uma frauda.
    ABS

    ResponderExcluir
  3. Não, não, Reinaldo. Concordo contigo que Chloë Sevigny é uma boa atriz. Eu disse que ela "sucks" a respeito da famosa cena de "The Brown Bunny" rs.

    gosto do seu trabalho, apesar do esnobismo latente. =)

    ResponderExcluir
  4. Ops! My bad! rsrs. Não fui tão espirituoso quanto vc meu brother. Sei que é horrível explicar piada, mas valeu pelo espiríto esportivo. Ótimo trocadilho por sinal... ABS

    ResponderExcluir
  5. acParticipe da campanha "Música em troca de Fraldas", que visa ajudar às crianças desabrigadas pelas chuvas no RJ:

    Música em troca de Fraldas



    Dia 23/05 tem Show do #Riounido, que visa ajudar às crianças desabrigadas pelas chuvas no RJ:

    #RioUnido

    ResponderExcluir
  6. a atuação de chloe nesse filme do vincent gallo o "brown bunny" é realmente "sugadora"! ela faz um tratamento "oral" no gallo de maneira impressionante e com muita vontade! o Vincent Gallo é um ator sacana que não tem medo das polemicas que vai causar e não é hipocrita e dá a cara e (outras partes do corpo) pra bater ou serem "estimuladas" por atrizes safadas e gulososas como a Chloe Sevigny!

    ResponderExcluir