domingo, 16 de maio de 2010

Cannes updated # 5


Depois do cineasta mais velho, um dos mais jovens
A mostra Um certo olhar teve como destaque há dois dias o português Manoel de Oliveira que, aos 101 anos, apresentou seu novo filme. O estranho caso de Angélica, de alguma maneira, aborda a obsessão. O mesmo ocorre em Amores imaginários, filme francês do jovem diretor canadense Xavier Dolan, de apenas 21 anos. Na trama, dois jovens amigos (um garoto homossexual e uma menina) se apaixonam por um rapaz vindo do interior. Surge, aos poucos, uma rivalidade entre eles. Amores imaginários impressionou a critica em Cannes, valendo a Dolan (que está em seu segundo filme) comparações com Woody Allen.


Violência à japonesa
Outrage, novo filme do cineasta japonês Takeshi Kitano, marca seu retorno ao mundo dos mafiosos. Um retorno regado a violência. “Eu filmo violência intencionalmente para fazer o público sentir dor”, disse o diretor justificando o alto número de membros decepados e miolos à mostra. Segundo informes da riviera francesa, muitos deixaram a sala de exibição durante a projeção da fita. Contudo, a crítica se mostrou receptiva ao novo trabalho do diretor de Brother.


A pele que eu habito
Em Cannes, para celebrar o cinema, Pedro Almodóvar já assegurou distribuidor para seu novo filme, cujo título também foi anunciado neste domingo. O filme que reunirá o diretor espanhol e Antônio Banderas 20 anos depois de Ata-me se chamará A pele que eu habito e será sobre um cirurgião plástico que se vinga do estuprador de sua filha. Almodóvar classificou o filme, que não será um trabalho original, como um filme de terror sem gritos.


Para a Variety, surge o primeiro favorito
A Variety, que publica edição diária na riviera francesa, já elegeu o seu favorito à Palma de ouro até aqui. Another year, de Mike Leigh, que foi considerado como um trabalho típico do diretor, despontou no quadro de críticos da publicação. Ainda é cedo para dizer (e raramente as previsões da variety se confirmam em Cannes), mas Leigh é um dos poucos autores renomados em competição esse ano. A Variety aposta com margem de segurança!

3 comentários:

  1. Pelo visto "Amores imaginários", deve ser muito bom, a história consegue ser bem atrativa!
    Agora o filme do Almodóvar, fiquei doido pra conferir, e se não me engano, essa vai ser a primeira história 'diferente' depois de muitos anos focados a personagens fortes femininas ou o homossexualismo...
    E que venha este novo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super curiosa qto ao novo filme do Almodóvar, não pelo Banderas, rsrsrs mas pela temática. O título é fantástico, agora é torcer para que ele atenda as expectativas.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Alan:Tb gostei da premissa de Amores imaginários. É esperar para chegar aqui no brasil né? E que cinéfilo não fica doido por um filme de Almodóvar? Abs

    Aline:Concordo plenamente Aline. Desconfio que ele atenderá nossas expectativas sim. Bjs

    ResponderExcluir