segunda-feira, 3 de maio de 2010

ESPECIAL HOMEM DE FERRO 2 - Pílulas de ferro


Maior e melhor!


Exatos dois anos depois de arrebatar público e critica, Robert Downey Jr., Jon Favreau e toda a turma (e mais alguns coleguinhas) estão de volta ao centro do espetáculo. E como manda o figurino, tudo vem em maior escala. Mais mocinhas, mais vilões, mais heróis, mais efeitos especiais, mais piadas, mais merchandising e, se tudo der certo, mais dinheiro em caixa também.

O show é dos bad boys
Dessa vez Robert Downey Jr. Não é o único bad boy comandando o show. Mickey Rourke (que também viu a luz recentemente) vive o vilão Chicote negro (embora não seja chamado como tal durante toda a metragem da fita). Rourke faz, com eficiência, uma caricatura vilanesca. “O lado negro” de Tony Stark, como Rourke classificou em entrevistas, é um vilão carismático, embora esquecível.


Eu, Howard Hughes
Pode parecer sutileza, pode ser desnecessário; certamente muitos não irão notar. Mas entre as milhares de referências conjugadas em Homem de Ferro 2, a mais divertida é a analogia entre Tony Stark e o magnata Howard Hughes. Ambos milionários extravagantes e donos de personalidades narcísicas. Além do diretor Favreau realizar uma cena claramente inspirada em O aviador de Martin Scorsese, há uma brincadeira com o asco de Stark em pegar coisas que pessoas estranhas lhe entreguem. Algo que não havia no primeiro filme. Mais inside joke impossível.


Roubando a cena


Não foi bem uma roubada de cena. Pelo menos não como a convenção sobre o termo sugere (convenhamos que não é fácil roubar a cena de Robert Downey Jr., ainda mais quando tudo converge para ele). Contudo, Sam Rockwell chegou bem perto disso, com sua personificação de Hammer. O rival de Stark no ramo de armas militares que abraçou o pentágono quando Stark tirou seu time de campo no final do primeiro filme. Rockwell faz um tipo afetado, cheio de retórica e muito divertido. A certa altura dispara: “Isso, eliminem a concorrência!” Com o desfecho da trama de seu personagem, ele não deve voltar para o terceiro filme. A bravata de Hammer é, portanto, pura metalinguagem.


Deixando a casa em ordem
E Homem de ferro 2 prepara o terreno para o filme dos Vingadores, que está prometido para 2012. Além de referências explícitas a outros integrantes do super grupo de heróis (como Capitão América e Thor), o projeto é abordado abertamente entre Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Tony Stark. Aliás, a Shield (organização paramilitar que auxilia na elaboração do super grupo) já aparece bem mais vitaminada nesse segundo filme. Para o espectador não se perder na matemática, os eventos de Homem de ferro 2 passam-se antes do filme O incrível Hulk (2008). Thor e Primeiro vingador: Capitão América devem encerrar os preparativos para o filme do grupo de heróis da Marvel.

Meninas (nem tão) poderosas


Era grande a ansiedade para ver Gwyneth Paltrow e Scarlett Johansson em cena. Depois de relatos de ataques de ciúmes nos sets e de muito frisson sobre a Viúva negra (personagem de Scarlett) e os rumos do relacionamento entre Tony e Pepper, pouco corresponde a tamanha expectativa. Pouco tempo em cena, plots mal desenvolvidos e função de tapetes para Downey Jr. Brilhar. Uma é promovida a presidente da Stark industries e a outra é uma super agente russa. Mas corre o risco de você não notar isso.

Para ser campeão
Já começou. Homem de ferro 2 deu a largada na temporada mais lucrativa do cinema americano. Estreou em 53 mercados (nos EUA, China e Alemanha estréia na sexta dia 7) e liderou em 52 deles. Mais de U$ 110 milhões em caixa nesse primeiro fim de semana. O filme já superou, na bilheteria internacional, a estréia do filme original. Resta esperar pelo desempenho nas bilheterias ianques. De qualquer maneira, o saldo já é positivo.

2 comentários:

  1. Confesso que não sei nada de HQ e super-heróis, mas o buzz em torno de Homem de Ferro é muito grande. Fico curioso para assistir... Os efeitos especiais parecem ser muito bons, além de um elenco respeitável...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Fernando. O bom desses filmes do Homem de ferro é que eles dispensam qualquer conhecimento prévio das hqs. Nem o nome fantasia dos vilões foi aproveitado. Vai fundo que é bom divertimento.
    ABS

    ResponderExcluir