domingo, 16 de maio de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 2 - Menina de ouro

“Garota, ser durona não é o suficiente!”


Sinopse
Frankie Dunn mantém uma academia onde treina e agencia lutadores de boxe. Frankie hesita em treinar Maggie Fitzgerald, primeiro por não treinar mulheres e por ela já estar velha demais para a carreira. A persistência da lutadora e a afetuosidade que surge entre os dois fazem com que ele mude de idéia.

Comentário
A orfandade é algo que move o cinema de Eastwood. Em Menina de ouro, personagens órfãos, ou seja, largados a própria sorte, estão no centro da narrativa. O diretor, no entanto, não se detém apenas a essa rica construção. Ele aprofunda o drama dos personagens e realiza um tenaz comentário sobre a natureza humana e suas contradições. Menina de ouro tem uma narrativa convencional, mas que não deixa de ser envolvente. Eastwood sabiamente opta por um registro minimalista; evitando o tom espetacular que dobra a cada esquina. A história de uma boxeadora, seu treinador e o faxineiro da academia em que treinam, a primeira vista, não traz nada de memorável. Contudo, o sentimento que a platéia nutre pela história é verdadeiro e irrevogável. Sem ceder ao sentimentalismo e ao moralismo, Eastwood conduz com força e propósito notáveis um drama seco, doído e sem direito a finais edificantes. A vida tem seus atalhos e a redenção não vem sempre da forma como gostaríamos, profetiza Eastwood em um filme liberal, altruísta e focado na verdade que nos faz humanos.

Prêmios
4 Oscars (filme, direção, atriz e ator coadjuvante); Melhor filme estrangeiro pela academia de cinema do Japão; melhor atriz pela associação dos críticos de Boston; Critic´s choice awards de melhor atriz; melhor filme e melhor atriz para a associação de críticos de Ohio; melhor direção para a associação de críticos de Chicago; Goya de melhor filme estrangeiro; César de melhor filme estrangeiro; prêmio de melhor filme estrangeiro para a academia de cinema italiano; melhor atriz e filme para a associação de críticos de Dallas; prêmio do sindicato dos diretores; 2 Globos de ouro (direção e atriz em drama); melhor filme e melhor atriz para o círculo de críticos do Kansas; melhor direção para o círculo de críticos de Nova Iorque; indicado aos prêmios dos sindicatos dos produtores, editores e roteiristas; melhor direção e trilha sonora para o círculo de críticos de San Diego; SAG de melhor atriz e ator coadjuvante; melhor direção e filme para a associação de críticos de Seattle; melhor direção, ator e ator coadjuvante para o círculo de críticos de Vancouver; melhor atriz para as associações de críticos da Flórida e Phoenix;

Curiosidades
- O filme foi rodado em apenas 38 dias
- A warner dispensou campanha publicitária para o filme porque não acreditava nas forças do filme na temporada de premiações e preferiu apostar em O aviador (que acabou dividindo o favoritismo com Menina de ouro e perdendo na noite do Oscar)
- Sandra Bullock iria produzir e estrelar o filme. Foi a atriz quem levou o roteiro para a Warner. Contudo, seus compromissos com a continuação de Miss simpatia a impediram de levar a idéia adiante. A warner ofereceu o projeto a Clint Eastwood
- A trilha sonora do filme, composta por Clint Eastwood, foi indicada ao Grammy
- Clint Eastwood, então com 74 anos, tornou-se o mais velho vencedor do Oscar de direção por este filme
- Foi o último filme a ter chances de ganhar os cinco principais Oscars (filme, direção, roteiro,ator e atriz). Só ganhou três destes.

Ficha técnica
título original:Million Dollar Baby
gênero: Drama
duração:02h17 min
ano de lançamento:2004
estúdio:Malpaso Productions / Lakeshore Entertainment / Warner Bros.
distribuidora:Warner Bros. / Europa Filmes
direção: Clint Eastwood
roteiro:Paul Haggins, baseado no conto de F.X. Toole
produção:Clint Eastwood, Paul Haggis, Tom Rosenberg e Albert S. Ruddy
música:Clint Eastwood
fotografia:Tom Stern
direção de arte:Jack G. Taylor Jr. e Jack Taylor
figurino:Deborah Hopper
edição:Joel Cox
elenco:Clint Eastwood, Hillary Swank e Morgan Freeman





Fonte:arquivo pessoal

10 comentários:

  1. Eu fui ao cinema quase as cegas e surpreendi com o drama e a virada do filme. Clint Eastwood é um diretor que me surpreende a cada filme e Hillary Swank está muito bem no papel. Adoro o filme. Boa escolha, fico na expectativa do primeiro colocado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo!

    Ótima escolha. Recentemente vi o filme todo no HBO (quando passou na Tv, vi so uma parte) e fiquei emocionada com o desfecho da história. Lindo demais. O filme é fabuloso, tanto na interpretação delicada de CE como na força de HS e do veterano MF. Uma história simples, de seres humanos comuns que se encontram e aprendem um com o outro. Vc foi perfeito em sua análise sobre ele. E como a Amanda ai em cima, estou curiosa pelo primeiro colocado.

    Li sobre: "Batman", um filme que me surpreendeu e adorei; "Match Point" um filme que considerei chato, comecei a ver, mas não consegui ir até o fim. Sei que é uma opinião bem pessoal e que a maioria gosta muito dele, tanto que ficou em sua lista dos 25 melhores, porém, não me simpatizei com a trama e personagens. Muito dessa opinião se deve ao fato de não gostar do diretor Woody Allen; "sobre meninos e lobos" outro grande filme do CE, ótimo, muito bom, adorei tb.

    ResponderExcluir
  3. Bem, li alguns de seus textos e destaco o que mais gostei:
    1 - Muito gostoso seu comentário sobre o ator Steve Carrel, um bom ator que tem se destacado de uns anos para cá. Adoro seus filmes e seus trejeitos. E concordo com vc ele se saiu muito bem em PMS.
    2 - Interessante o texto sobre a carreira de FF Copolla, um diretor de gosto muito, afinal, "O poderoso chefão" é um dos meus filmes prediletos. Uma pena ele ter perdido espaço nessa última década e não conseguir mais se manter na ativa como Scorcesse e WA.
    3 - O especial sobre HL ficou super legal. Deu saudades de um ator talentosissimo que nos deixou cedo. Tinha um futuro e tanto. Enfim, uma perda considerável para o meio cinematográfico.
    4 - E o meu querido Almodovar foi escolhido como o primeiro ícone claquete. Escolha perfeita.

    Meu querido vou parando por aqui. Daqui para frente, manterei a leitura do seu blog em dia e sempre que possível passarei aqui para deixar minhas impressões.

    Um beijinho carinhoso.
    Ps. estou torcendo para "toy story 3" ganhar a enquete e ser o filme escolhido para o especial de junho.

    ResponderExcluir
  4. Essa da Sandra Bullock estrelar e produzir o filme, desconhecia, mas isso mostra que seja de um jeito ou de outro, ela já estava rondando seu oscar, hehehe... Grande filme e um dos melhores de Clint Eastwood...

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito deste filme e ele também está no meu topo de melhores filmes !
    Ele é ótimo em tudo no seu roteiro simples, e para mim é o melhor trabalho de Hillary Swank!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Reinaldo!
    Hummmm... eu gosto de "Menina de Ouro", acho um belo drama, comovente e com atuações irreparáveis, sensacionais.

    O trabalho de Clint Eastwood é digno de nota, mas, não sei... o filme não me conquistou por completo, talvez pela sua convencionalidade e um pouco pelo maniqueísmo. É muito bonito ver a cumplicidade entre o treinador e a personagem de Swank, a conquista pela fidelidade entre eles... esse laço de amizade entre eles vale todo o filme! Mas me deixou um pouco insatisfeito alguns fatores externos, como a família de Swank, embasado em esteriótipos.

    "Menina de Ouro" foi o princípio desse cinema mais "choroso" e "emocional" que Clint vem fazendo. Eu, particularmente, nao gosto. Clint é muito mais capaz do que extrair lágrimas do espectador.


    ABS!

    ResponderExcluir
  7. Amanda:Obrigado Amanda. Francamente, depois de Sobre meninos e lobos não esperava um trabalho tão intenso e notável de Clint Eastwood. Foi, de fato, uma grata surpresa. No sábado, um dia antes da publicação do primeiro colocado da lista, eu publico aqui um apêndice com curiosidades dessa deliciosa lista. Bjs

    Cintia: Eu já te disse como é bom tê-la aqui novamente? Pois digo novamente, É MUITO BOM TÊ-LA AQUI NOVAMENTE, CINTIA.
    Obrigado pelos sempre gentis e pontuais comentários. Se vc bem se lembra, fui eu quem te indicou Batman-o cavaleiro das tervas. Vc tinha uma certa resistência em relação a assistir o filme.Quanto a Woody Allen, entendo o seu ponto de vista.
    Que bom que gostou dos posts sobre Francis Ford Coppola, Heath Ledger e Steve carrel. Fico muito feliz com seu feedback. Quanto ao ícones e musas, nunca deixe de votar. Quem escolhe aqui são os leitores.
    Valeu mesmo pelas palavras Cintia. Fico muito feliz de ter aqui. Quanto a Toy story 3, por enquanto ele está ganhando. Vamos ver que bicho vai dar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Fernando: Obrigado. Acho que com Sandra o filme seria um pouco diferente... Menian d eouro estava fadado a ser do jeito que foi. Cada vez me convenço mais disso. ABS

    Alan: tb gosto bastante do filme. Deu para perceber né? rsrs Este é, seguramente, o melhor trabalho de Hillary Swank como atriz. ABS

    Elton: Adoro sua intervenções sempre bem ponderadas Elton. Entendo perfeitamente o seu ponto de vista. Concordo com sua menção em relação a passagem da família de Maggie Fitzgerald. Contudo, não acho o filme maniqueísta. Adornar alguns clichÊs narrativos não incide em uma atitude maniqueísta da realização. Acho que equilibrar-se nessas noções foi o grande mérito da direção multi premiada de Eastwood. Escrevi um post em que esclareço melhor essas tênues diferenças. O link é esse: http://claquetecultural.blogspot.com/2010/02/insight_21.html

    Espero que goste e aprofundemos o debate.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito deste filme, e era o meu favorito para ganhar o Oscar naquele ano.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir