sábado, 1 de maio de 2010

Especial Tetro - Desvendando Tetro


Tetro é o primeiro roteiro original de Francis Ford Coppola desde A conversação (1974). É seu primeiro filme rodado inteiramente na Argentina e seu primeiro filme em preto e branco desde O selvagem da motocicleta (1983). Tetro também rendeu a Coppola um contratempo curioso. Seu estúdio na Argentina foi arrombado e, entre outras coisas que os assaltantes levaram, furtaram o computador com o roteiro original do filme. Coppola teve que reescrevê-lo confiando na memória e em seu instinto para dar vivacidade a história de dois irmãos às voltas com o passado e com toda a animosidade que a memória dele desperta.
Em Tetro, Bennie (Alden Ehrenreich) chega a Buenos Aires para visitar seu irmão, Tetro (Vincent Gallo), desaparecido há muito tempo. Durante sua estadia com o irmão e sua namorada, interpretada pela argentina Maribel Verdú, uma rivalidade adormecida irá surgir e a memória de um passado cheio de ressentimentos irá se impor.
A angústia em preto e branco: tragédias familiares voltam a assombrar o cinema de Coppola


Coppola admitiu durante o festival de Cannes do ano passado, quando o filme foi exibido pela primeira vez, que existem fortes elementos biográficos na trama, mas que há o predomínio da ficção. “Meu pai não é um músico de fama internacional”, brincou o diretor em referência ao pai dos personagens principais. Carlo, imigrante italiano na Argentina, muda-se para Nova Iorque com a família após a consagração artística. A arte, aliás, é companheira das angústias dos personagens de Tetro. O protagonista é um poeta frustrado, um escritor não publicado, um “gênio falido” como classifica sua namorada. E Coppola captura tudo isso como quem pinta um quadro expressionista. “O preto e branco apenas parecia a ferramenta mais apropriada para dar vida a essa história”, disse o diretor na coletiva em Cannes.
Coppolla foi só elogios para seu ator principal, Vincent Gallo. Mas Gallo não era a primeira escolha do diretor. Matt Dillon que já havia trabalhado com Coppola em O selvagem da motocicleta era a primeira opção do cineasta, mas Dillon não tinha espaço em sua agenda para filmar na Argentina. Foi o ator quem sugeriu que Coppola olhasse para Gallo com atenção. O diretor se disse satisfeito com a escolha, mas Tetro não agradou a crítica em Cannes; nem mesmo a critica americana, sempre condescendente com Coppola. Para eles, Gallo é um dos responsáveis pelo insucesso da fita.


O diretor e seus dois atores principais nos sets argentinos


Por isso mesmo, nada melhor do que o próprio Coppola para defender seu filme, não é mesmo? Claquete apresenta um curto vídeo, que o próprio Coppola gravou, em que ele explica um pouco mais de Tetro.



4 comentários:

  1. Oi Rei,

    Parabéns, estou te prestigiando com o selo Prêmio Dardos. Vai lá no meu blog pegar o seu selinho carinhoso da MaDame Lumière.

    http://madamelumiere.blogspot.com/2010/05/cacador-de-recompensa-bounty-hunter.html

    Beijo!

    MaDameLumière

    ResponderExcluir
  2. Olha nem sabia da existência deste filme, rs
    Mas um filme em preto e branco e do Coppola..bem é de se pensar, afinal deve ser muito bom !
    Fiquei curioso. Reinaldo, o filme já passou pelo cinema ? vai passar ? ...

    ResponderExcluir
  3. Queria agradecer ao Alan e a Madame pela deferência.

    Alan: O filme tem previsão de estréia nos cinemas brasileiros para o próximo dia 21 deste mês Alan. Se liga aqui no blog pq ele vai receber o Especial do mês (junto com doutor Parnassus) pq ganhou a enquete promovida no blog. ABS

    Cristiano:Pois é, a premissa promete. Vamos ver se vinga...
    ABS

    ResponderExcluir