domingo, 30 de maio de 2010

Insight

O que esperar do verão americano 2010?

A temporada mais lucrativa do cinema já começou. Homem de ferro 2 já soma mais de U$ 580 milhões de dólares e já despontou como forte candidato a campeão da temporada. Robin Hood, por sua vez, já é forte candidato a grande decepção da temporada. A fraca bilheteria já antecipa isso. O filme estrelado por Russel Crowe, depois de duas semanas em cartaz, ainda não chegou aos U$ 100 milhões no mercado americano. Já foram lançados também o remake do terror A hora do pesadelo e a continuação de Sex and the city, a versão cinematográfica da famosa série de TV.
Mas tem muita coisa boa e muita coisa que parece boa chegando por aí. A seção Insight de hoje dá uma chacoalhada na poeira e aponta a direção dos principais lançamentos do verão americano de 2010.

Angelina Jolie em um cartaz promocional de Salt, filme de espionagem dirigido por Phillip Noyce (Jogos patrióticos)

As estrelas
Não tem jeito. Os super-heróis são a matéria prima dos filmes de ação e entretenimento hoje em dia, mas não tem como prescindir de uma boa estrela de cinema. E no verão 2010 elas são o feijão com arroz dos principais lançamentos. Angelina Jolie, Tom Cruise, Russel Crowe, Robert Downey Jr., Robert Pattinson, Bradley Cooper, Jackie Chan, Mark Wahlberg, Will ferrel, Steve Carell, Megan Fox, Ashton Kutcher, Adrien Brody, Adam Sandler, Chris Rock, Leonardo DiCaprio, Nicolas Cage, Matt Damon, Julia Roberts, Javier Bardem, Drew Barrymore, Sylvester Stallone, Luke Wilson, Jennifer Aniston, Cameron Diaz e Mickey Rourke darão as caras em superproduções nesta temporada.
É muita gente boa. 2010 marca outro dado interessante que foge a regra de outros verões. É o verão com mais filmes originais e franquias novas dos últimos tempos. Christopher Nolan reuniu um baita time de atores, encabeçado por Leonardo DiCaprio, para fazer um filme original sobre um mercenário especialista em roubar sonhos. A origem, que além de DiCaprio traz no elenco nomes como Michael Caine, Ken Watanabe, Marion Cottilard, Ellen Page, Cillian Murphy e Joseph Gordon Levitt, estréia no Brasil em 6 de agosto. Também originais são os filmes Salt, fita de ação estrelada por Angelina Jolie, Encontro explosivo, comédia de ação na linha Sr. E Sra. Smith protagonizada por Tom Cruise e Cameron Diaz, Par perfeito, nova produção estrelada pela ascendente Katherine Heigl (dessa vez com a companhia de Ashton Kutcher) e Gente grande, comédia que reúne gente como Adam Sandler, Rob Schneider, Chris Rock, David Spade e Kevin James.
Leonardo DiCaprio e Joseph Gordon Levitt não são tão bonzinhos assim em A origem


Antônio Banderas volta a encarnar o gato de botas (um pouco mais gordo, mas com o mesmo charme) em Shrek para sempre

Seguindo aquela velha fórmula...
Mas o verão americano também traz mais do “delicioso” mesmo. O terceiro filme da saga Crepúsculo, Eclipse, chega em 30 de junho para mobilizar as atenções. Predadores, é o reboot (reimaginação) do filme de 1987 estrelado pelo atual governador da Califórnia e traz a brasileira Alice Braga na linha de frente ao lado do improvável Adrien Brody. Jerry Bruckheimer acabou de lançar nos EUA a adaptação do videogame Príncipe da Pérsia: areias do tempo (que chega sexta-feira aqui no país) e já se prepara para lançar em julho uma adaptação literária de pedigree; Aprendiz de feiticeiro traz a vitoriosa equipe de A lenda do tesouro perdido. Ou seja, Nicolas Cage estrela e o diretor é Jon Turteltaub. Por falar em adaptação, no inicio de agosto chegará ao país O último mestre do ar, o mais novo filme do diretor de O sexto sentido, M. Night Shymalan. A adaptação do desenho Avatar (nada a ver com o filme de James Cameron) é a última chance do indiano de retomar o sucesso comercial de outrora. Esse também é seu primeiro trabalho não original. Outro livro de sucesso ganha as telas em versão vitaminada. Trata-se de Comer, rezar e amar. Filme que traz Julia Roberts e Javier Bardem no elenco. Na fita que chega aos cinemas também em agosto, o ator espanhol vive um brasileiro que se enamora pela turista acidental vivida por Roberts na Índia.


Errata: Reparem que os números da legenda estão diferentes dos números das imagens. Foi um pequeno erro na hora do tratamento da imagem. Fica o pedido de desculpas!

Séries de TV dão certo no cinema e depois das meninas de Manhatan voltarem para a grande tela é a vez dos brucutus de Esquadrão A fazerem um debute em grande estilo no dia 11 de junho. A Warner/DC não quer deixar o ouro na mão da Marvel e apresenta para o mundo, também em junho, Jonah Hex, personagem do selo Vertigo da editora. No filme que mistura faroeste e sobrenatural, Josh Brolin, Megan Fox e John Malkovic.
Quem ganha uma atualização, por sinal, é karate kid. A nova geração vai conhecer a clássica história dos anos 80 com Jackie Chan e Jaden Smith (filho de Will Smith) fazendo as vezes do senhor Miagui e de Daniel san. E por falar em continuidade de uma história clássica, a Pixar retoma suas origens com o aguardado Toy Story 3 (que terá especial aqui em Claquete escolhido pelo leitor). A Dreamworks promete encerrar as histórias do ogro mais querido do mundo em Shrek para sempre que chega no dia 9 de julho. Outra figura de aparência asquerosa que retorna nesse verão é Nanny McPhee, a babá encantada, que volta em agosto para levar disciplina a um outro grupo de crianças levadas.
Para levantar fumaça: Bradley Cooper e Liam Neeson estão a frente do Esquadrão Classe A


Ken (isso mesmo, o marido da Barbie) é um dos novos personagens de Toy Story 3


O melhor do resto
O que pirahas e Stallone podem fazer por você? Muito, se o seu negócio é ação descerebrada. Sylvester Stallone reúne um time de fortões e astros de ação para fazer uma ode ao cinema brucutu dos anos 80 em Os mercenários. O filme que foi parcialmente gravado no Rio de Janeiro estréia em agosto. Antes disso, Piranhas 3D promete muito sangue em terceira dimensão. Matt Damon segue na espionagem em The adjustment Bureau, sobre um político que se vê no meio de uma teoria conspiratória, Steve Carell vive um idiota carente em Dinner for Schmucks. O nome do filme, reparem, é jantar para idiotas. Mark Wahlberg quer fazer rir ao lado de Will Ferrel na comédia de ação The other guys e não esqueçam de Gordon Gekko. O célebre guru de Wall Street vivido por Michael Douglas está de volta em Wall Street: o dinheiro nunca dorme, no filme mais improvável desta temporada e, por isso mesmo, um dos mais aguardados.


3 comentários:

  1. ótimo mosaico de estréias reinaldo! não sou muito fã de comédias e por isso poucos filmes realmente despertam meu interesse. entre eles destaco shrek;toy story;esquadrão classe A. E - o mais esperado - A Origem. rs

    ResponderExcluir
  2. Gostei mt do trailer de Salt, taí um filme que eu não estava esperando mt, mas depois que vi o trailer mudei de opinião. Ansioso por O último mestre do ar, Predadores, A origem...

    ResponderExcluir
  3. Luis Galvão: Obrigado Luis. A origem tb é o filme mais esperado por mim desse verão. Abs

    Volver um filme:Pois é, Salt é dirigido por quem entende do traçado. Noyce manda bem em thrillers de espionagem. Vamos aguardar. quanto aos outros filmes, A origem é o que mais me desperta ansiedade... abs

    ResponderExcluir