quarta-feira, 2 de junho de 2010

TOP 10

Vira e mexe um estreante arrebata na direção. Não a toa, algumas premiações e festivais ao redor do mundo (como Cannes, Independent Spirit awards, Veneza e Toronto) têm um prêmio especial dedicado aos "melhores primeiros filmes". Claquete lista na seção TOP 10 dessa quinzena, 10 diretores que arrebataram em seus trabalhos de estréia. Alguns mantiveram o excelente nível, outros ainda não fizeram um segundo trabalho e um ou outro ainda vive à sombra da estréia triunfal. Com vocês 10 prodígios que arrebataram a crítica em suas estréias por trás das câmeras.


10 – Marc Webb (500 dias com ela)
Todo mundo ficou impressionado com o trabalho de estréia de Webb. O bonitinho, mas que não deixa de ser ordinário, 500 dias com ela debutou em Sundance e tomou a cena independente de assalto. Webb mostrou-se inventivo na direção e soube tirar proveito de um roteiro bastante original. Tanto é, que seu segundo trabalho como diretor será a frente do quarto filme do Homem-aranha.


9 – Sofia Coppola (As virgens suicidas)
Ela vem de família proeminente em Hollywood. Filha de um dos maiores cineastas americanos, Francis Ford Coppola, tentou emplacar uma carreira de atriz, talvez por orientação paterna (esteve em três filmes do pai), e teve de se esquivar da sombra do pai famoso. O que conseguiu de imediato. Logo em seu primeiro filme, Sofia empregou uma identidade própria muito forte. Sua narrativa em pouco lembrava a de seu pai e sua sensibilidade pôs a crítica em suspensão. Ali estava uma grande diretora. Um raio caíra duas vezes no mesmo lugar.


8- George Clooney (Confissões de uma mente perigosa)
Todo mundo esperava uma bomba da estréia na direção de George Clooney, que para muitos, nem mesmo bom ator era. Pois Clooney chamou sua trupe (Matt Damon e Julia Roberts fazem participação especial) e tornou comercial o roteiro de Charlie Kouffman, sem abdicar da inteligência e da espirituosidade do roteiro. Um trabalho seguro e altivo que evoluiria em sua segunda incursão na direção, reconhecida com indicação ao Oscar, mas aí já é outra história.


7- Spike Jonze (Quero ser John Malkovic)
Novamente Charlie Kouffman serve de trampolim para um diretor estreante. Spike Jonze veio dos videoclipes com uma linguagem visual apurada e essa linguagem foi crucial para que Quero ser John Malkovic se tornasse o filme que se tornou. Indicado ao Oscar de melhor diretor por esse trabalho, Jonze soube filtrar muito bem o delírio de Kouffman e transformá-lo em uma afiada critica contemporânea.


6 – Robert Redford (Gente como a gente)
Robert Redford teve sua parte na longevidade da maldição que o Oscar impeliu à Martin Scorsese. Redford, em sua estréia na direção, levou a melhor por Gente como a gente quando Scorsese concorria com Touro indomável. O filme de Redford e a segurança que ele demonstrou atrás das câmeras impressionaram o público e a crítica. Mas o fato de ter criado naquele ano o festival de Sundance, dedicado a prestigiar e promover o cinema independente, sem dúvida ajudou muito no resultado.


5- Ben Affleck (Medo da verdade)
Execrado como ator pela crítica, ninguém via com bons olhos o debute de Affleck na direção. O que se viu foi consagração, talvez pela baixa expectativa, talvez pela força do material original. Medo da verdade encantou a crítica e revelou um cineasta firme, centrado e totalmente seguro de suas escolhas dramáticas. Fato é que Affleck já havia se provado bom roteirista (ganhou o Oscar por Gênio indomável), e provou-se um diretor de extrema habilidade. Bonito, carismático, bom roteirista e bom diretor. Só faltava ser bom ator também, diriam os alcoviteiros de plantão.


4- Tom Ford (Direito de amar)
Pior do que um ator canastrão atrás das câmeras, só um estilista. Bem, a máxima caiu por terra após a crítica louvar a estréia na direção do estilista Tom Ford. Direito de amar em nada denuncia que seu diretor é estreante e vem de fora do ramo do cinema. Rigor técnico, esmero narrativo e sensibilidade pulsante fazem de Direito de amar um filme único. Principalmente se considerado que é um trabalho realizado por um estreante.


3- Jason Reitman (Obrigado por fumar)
Outro cineasta filho de cineasta. Contudo, neste caso, o júnior superou o papai rapidamente. Com três filmes no currículo, duas indicações ao Oscar como diretor e muito, mas muito prestígio mesmo, Jason Reitman pode-se considerar um cineasta de primeira. Essa percepção já surgia em seu primeiro longa, Obrigado por fumar trazia um cinismo irreverente e alto teor crítico, características que acompanham o cinema desse verdadeiro prodígio americano.


2 – Stephen Daldry (Billy Elliot)
O inglês, vindo do teatro, chamou a atenção e conquistou público e crítica com esse pequeno filme britânico sobre um menino que queria fazer balé. Billy Elliot é uma epígrafe de sensibilidade e comunhão cinematográficas. O talento de Daldry para contar histórias encontra respaldo em sua visão pragmática e acadêmica de como fazê-lo.


1-Sam Mendes (Beleza americana)
De completo desconhecido a gênio da sétima arte. É mais ou menos isso que aconteceu com esse inglês (também vindo do teatro) que logo em sua primeira produção no cinema (em um filme americano que atacava e desmascarava o american way of life) foi louvado como autor. Beleza americana atentava contra aspectos culturais dos EUA e a forma sarcástica do registro cativou a crítica. Sam Mendes ganhou o Oscar e fez grandes filmes depois desse, mas ainda é difícil se afastar do assombro causado por seu primeiro trabalho.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é incrível: alguns dos meus filmes que mais gostei estão nesta lista! "Beleza americana" e "Obrigada por fumar", por exemplo. Tem gente que tem o talento e aquele empurrãozinho da sorte para começar com o pé direito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Reinaldo!

    Gostei da lista e tem 3 em especial que considero muito bons: "Beleza americana", "Billy Eliot" e "gente como a gente" (embora eu goste e seja um excelente filme, não acho que mereceu o oscar, pois touro indomável é infinitamente melhor). Enfim, escolhas da academia que nem sempre batem com nosso gosto. RR se saiu muito bem, pena que seus filmes subsequentes não conseguiram o êxito deste aqui. Nem todos são bons ou tem o talento de Clint E. Álias, este aqui um grande diretor que vc citou num texto anterior. As pontes de Madison é um filme belíssimo e tocante. Gosto muito dele e da atuação perfeita de MS. E Reinaldo gostei tanto de sua frase: "o amor eterno só é preservado se não for vivido", muito bonita e serve para fazermos uma reflexão bem interessante. Uma boa idéia a ser desenvolvida.

    Ah, tomara que Scorcese consiga produzir mais um de seus bons filmes, pois reunir Al Pacino e De Niro (2 atores que eu amo) em um único filme requer qualidade e uma boa história. Pelo que conheço de MS acredito que venha algo bom por ai, ainda mais se vai contar a vida de um bom ator e extraordinário cantor que foi Sinatra.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. É... depois dizem que a experiência é que faz um bom diretor... Uma lista para ninguém botar defeito. "Beleza americana", "Billy Eliot" e "Quero ser John Malkovic" são meus preferidos.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Reinaldo, sua lista é interessante. Não conferi três filmes de estreia. Acredito que o que une esses filmes de estreia é o fato de que os diretores todos mostraram seu estilo em seus filmes de estreia. Deixaram sua marca, o que é uma coisa difícil de se conseguir.

    ResponderExcluir
  6. Ótima lista Reinaldo, dos citados eu conferi : (500) Dias com Ela e Beleza Americana, apenas. Do Jason Reitmam conferi Juno e Amor Sem Escalas, de Sofia Coppola conferi Maria Antonieta. e Billy Eliot, e estou doido demais para conferir 'A Single Man', mas até agora nada dele em DVD. rs
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Bela lista Reinaldo, gosto bastante das estreias de Marc Webb e Ben Affleck. Outros que vc mencionou não assisti o filme como foi o caso de Sofia Coppola e Jason Reitman, mas é consenso de público e crítica que foram bem nesses filmes de estreia.

    ResponderExcluir
  8. Aline:É verdade Aline. Só tem filmaço na lista. Reitman, particularmente, é um prodígio. A trinca de filmes dele é acima de qualquer suspeita. bjs

    Cintia: Obrigado Cintia. Pois é, considero As pontes de Madison como um divisor de águas na carreira do Eastwood como cineasta. Quanto a Scorsese e Sinatra, estamos todos torcendo por um bom filme. Cruzemos os dedos.

    Amanda:Pois é Amanda, a experiÊncia inegavelmente aprimora e faz um cineasta, mas talento é pré-requisito esses aí tem de sobra. bjs

    Kamila:Vc está certíssima Ka. Todos conseguiram transparecer estilo substancialmente. O que não é fácil em termos de estréia. Perfeita observação. bjs

    Alan: É isso aí, seu alan. Já para a locadora, que tirando A single man, todos já estão lá. abs

    Fernando: Vc tem que descobrir Obrigado por fumar cara! É um senhor filme. abs

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito fã de 'Beleza Americana', prefiro 'Billy Elliot'.

    http://cinema-em-dvd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Dae Reinaldo!

    Como toda e qualquer lista, acho praticamente impossível uma pessoa ficar completamente satisfeita com o ranking feito por outrém. É complicadíssimo, mas gostei de suas lembranças, embora alterasse muitas colocações.

    senti falta de Mike Nichols por "Quem Tem Medo de Virgina Woolf?", que talvez seja o melhor debut ever. O recém-falecido Dennis Hopper com "Sem Destino"...

    mas dificilmente tirariam o trono de Sam Mendes e o arrebatador "Beleza Americana".
    embora discorde da lista, dificilmente alguém tiraria o topo de beleza cinematográfica de Mendes =)


    aquele abraço!

    ResponderExcluir
  11. Pois é Elton. Quanto a Nichols sou obrigado a concordar. É uma omissão tenebrosa. Já Dennis Hopper, bem Sem destino não é um filme acima de qualquer suspeita. Ele é mais celebrado por dar face a contracultura. O filme em si, como expressão de arte, não é grande coisa. Não acho equiparável a esses trabalhos aqui. Mas Quem tem medo de Virginia Woolf? tinha que estar aqui. Concordo demais com isso. (tiramos o Webb, rsrs)
    ABS

    ResponderExcluir
  12. Oi Reinaldo,

    Gostei da sua lista, de maneira geral, você não esqueceu dos grandes nomes. Gosto muito de Sam Mendes e já o considero um diretor nato e experiente. Dos grandes potenciais na nova geração(até em termos de idade), meus preferidos são Spike Jonze e Jason Reitman. E no quesito aposta, eu estou torcendo para Tom Ford engatilhar mais ainda na direção, no entanto, minha ressalva é que ele não use seu senso estético como muleta. Eu quero ver um filme menos estético e mais focado na ação humana em um roteiro menos contemplativo e mais enérgico. bjs!

    ResponderExcluir