quarta-feira, 16 de junho de 2010

ESPECIAL TOY STORY 3 - TOP 10

A seleção da Pixar

Para aproveitar o clima de Copa do mundo e também o lançamento de Toy Story 3, a seção TOP 10 organizou a seleção da Pixar. Diferentemente dos gramados, essa seleção não tem onze (senão não seria TOP 10). Claquete selecionou por ordem de qualidade os 10 filmes que compõe a história da Pixar no cinema.

10 – Vida de inseto (1998)
O filme teve a “sorte” de ser lançado no mesmo ano de Formiguinhaz, filme muito parecido da rival Dreamworks (embora a rivalidade ainda não fosse algo nítido e admitido na época) que era muito mais enxuto e hypado. Além do mais, trazia Woody Allen como uma formiga neurótica. Com o 11º filme da Pixar chegando, Vida de inseto deve sair desse ranking.

9 – Monstros S.A (2001)
Partindo da bem sacada ideia de pegar os monstros daquelas historinhas para por medo em criança e fazer um filme fofo sobre eles, a Pixar realizou essa engraçada e espirituosa fábula em que bicho papão e seus colegas precisam encarar que estão ficando obsoletos. As crianças já não se assustam tão facilmente. O filme perdeu o primeiro Oscar de longa de animação para Shrek da rival, agora já declarada, Dreamworks.

8 – Toy Story 2 (1999)
Foi a primeira continuação da Pixar (a segunda será justamente o novo Toy Story) e ficou clara a imposição da Disney. O primeiro filme foi um sucesso retumbante e ajudou a redefinir o conceito de animação no cinema, mas Vida de inseto (como aventado nesta lista) perdeu na comparação para Formiguinhaz, a Disney (assim como qualquer gigante de Hollywood) gosta de atuar com margem de segurança e intimou Buzz e Woody novamente aos cinemas. Embora o filme seja ótimo (não há um filme da Pixar que não o seja) saiu perdendo na comparação com o original.

7 – Ratatouille (2007)
Uma ideia até certo ponto subversiva. Um rato chef de cozinha no paraíso gastronômico de Paris. Ratatouille não deixa de ser uma versão parisiense do sonho americano. O filme é muito bem amarrado e os personagens são carismáticos. A fita ganhou o Oscar de animação, mas isso ocorreu mais em virtude do cacife da Pixar e do ano fraco para animações do que pela qualidade da fita propriamente dita.

6 – Carros (2006)
Brincar com o fanatismo dos americanos por velocidade e carros de última geração e misturar ingredientes típicos de filmes Disney em uma embalagem digital de primeira linha. Como se não bastasse o elenco de vozes caprichado trouxe um dos últimos momentos do grande Paul Newman, um apaixonado por carros.

5 – UP – altas aventuras (2009)
Uma verdadeira revolução. A Pixar realizou uma história com um protagonista octogenário, uma casa voadora e uma aventura na selva. Cenas maravilhosas, moral contagiante e alguns momentos destinados a se tornarem clássicos. UP foi a primeira produção em 3D da Pixar, mas nem precisava disso para ganhar o quinto Oscar de melhor animação do estúdio.

4 – Toy Story (1995)
O filme que deu o pontapé inicial da Pixar no cinema. O filme que conferiu uma identidade ao estúdio que hoje integra a casa do Mickey Mouse. O maior mérito de Toy Story foi afastar de vez aquela incomoda pecha de que animação é coisa de criança.

3 – Procurando Nemo (2003)
Um road movie no fundo do mar. Um pai em busca de seu filho. Um adolescente descobrindo o mundo. O valor da amizade e uma charmosa peixinha desmemoriada. Procurando Nemo foi um divisor de águas na Pixar. Até bem pouco tempo ostentava o título de maior bilheteria entre os filmes de animação. O filme de 2003 foi o primeiro do estúdio a vencer o Oscar de animação e é, em última análise, a produção que melhor se comunica com um público multifacetado.

2 – Os incríveis (2004)
Talvez nunca haja paródia mais bem sucedida do que esta. Em Os incríveis a Pixar visita o mundo dos super heróis (as referências vão desde Watchmen até o Quarteto fantástico) e entrega um filme ágil, dinâmico, divertido, cheio de ação, emocionante e, antes de qualquer coisa, inteligente. Ganhou o Oscar de animação, poderia muito bem ter ganho o de melhor filme.

1 – Wall E (2008)
Não é todo filme que pode sair por aí sendo chamado de clássico moderno. A Pixar, com 10 filmes no portfólio, já tem um clássico para chamar de seu. Wall E é uma parábola encantadora sobre o homem e o meio. Feito no novo século com todos os recursos disponíveis, mas com alma do século passado. Um filme feito para a posteridade.

7 comentários:

  1. Eu seria mais generosa com Monstros S.A e Toy Story (o primeiro), colocando em terceiro e segundo lugar. E não gosto de Vida de inseto.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. como eu sou apaixonado por procurando nemo, o colocaria no primeiro lugar, mas wall-e realmente é fantástico!

    ResponderExcluir
  3. A Pixar está num nível acima das outras produtoras de animação! Dos filmes citados, o único que eu não consigo gostar é "Carros".

    ResponderExcluir
  4. Achei justa a colocação dos filmes, apenas colocaria Up em Segundo, esse filme é muito massa. Wall E é extremamente bom!
    Ótimo post!
    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Amanda: Pois é Amanda,é muito dificil escalar essa seleção, uns sempre preferem determinados jogadores...rsrs. bjs

    Vitor: Obrigado pelo apoio Vitor. Acredite, os três primeiros foram extremamente difíceis de classificar.

    Kamila: Concordo Ka. Carros não chega a empolgar, mas é de qualquer maneira, um legítimo filme Pixar. bjs

    Alan: Obrigado Alan. abs

    ResponderExcluir
  6. \o/
    top 10 sensacional!

    o meu não mudaria muita coisa:

    10 - Vida de Insetos
    9 - Carros
    8 - Monstros S/A
    7 - Up
    6 - Toy Story 2
    5 - Ratatouille
    4 - Toy Story
    3 - Procurando Nemo
    2 - Os Incríveis
    1 - Wall-E

    pouca diferença. Nossa 4a posição em diante é a mesma \o/
    sou um grande admirador da Pixar e "Toy Story 3" é um dos filmes que mais aguardo este ano. Ainda não fui conferir porque vou com a minha namorada e ela ainda nao assistiu os 2 primeiros filmes da série, cara. Dá pra acreditar? Quase terminei o relacionameno de 2 anos quando fiquei sabendo rsrs. Vamos ver os 2 primeiros e depois assistiremos o 3 no cinema.

    aguardo sua crítica - terá a minha no blog tmb ;)


    abs!!

    ResponderExcluir
  7. Elton: Tá precisando escolar sua namorada hein? rsrs
    Brincadeiras a parte, taí um ótimo programa de casal para fazer. Uma maratona Yoy story. E ela descobri-los com vc vai ser especial, sem dúvida.
    Quanto ao Top qo, que bom que temos a mesma percepção. Vc não sabe como isso me satisfaz.
    grande abraço!

    ResponderExcluir